Um Emagrecimento que é Proibido? Vem Entender Essa História

A fruta Noni emagrece? Eis a pergunta que tem sido discutida atualmente em todos os âmbitos da sociedade. São muitos os comentários a respeito desta frutinha exótica.

Enquanto alguns falam de suas propriedades benéficas, outros remetem às incertezas, geradas pela falta de comprovação científica a respeito dos ditos benefícios da fruta.

É uma frutinha que possui cheiro bem desagradável, e por esse motivo muitos a conhecem como a fruta do queijo ou do vômito, devido a seu odor ativo.  Apesar disso não deixa de ser procurada como vegetal que traz muitos benefícios. Contribui com ajuda ao bem-estar e os bens que fornece vão além do emagrecimento.

A Fruta Noni Emagrece?

Esta é a questão que todo mundo quer desvendar. Afinal, até onde vai a verdade e onde começa o mito? Muitos afirmam que trata-se de uma plantinha milagrosa, que traz inúmeras vantagens à saúde, além de emagrecer. Recentemente ganhou muita fama.

A popularidade, não começou aqui entre nós. Ela veio de longe. Ela é largamente utilizada em vários países orientais, como alimento e como alternativa medicinal.  Seu nome científico é Morinda Citrifolia. Sua origem é o Sudeste Asiático e lá adquiriu a notoriedade que disseminou-se pelo resto do mundo.

Em sua região nativa é conhecida como eficaz para combater patologias diversas. Mas, foi nos EUA e Canada que ela começou a ser apontada como possível alimento dietético e emagrecedor.

Um aspecto que deu força as ideias que elevaram Noni à categoria de emagrecedora e terapêutica, foi o surgimento de vários depoimentos na Internet e redes sociais, afirmando bons resultados obtidos por quem experimentou suas capacidades e por quem usufruiu de seu potencial.

Outro argumento que sustenta tal suposição é o percentual de vitamina C presente, que faz com que seja considerada antioxidante. Isto significa que é capaz de eliminar radicais livres do organismo, permitindo melhor funcionamento metabólico.

Um metabolismo perfeitamente ativo e mais acelerado, e sem toxinas impedindo a ação dos nutrientes, o emagrecimento fica fácil de acontecer. É nisto que muitos apostam quando se valem de Noni para perda de peso.

No entanto, tudo ainda se resume em suposições, pois não existem pesquisas científicas expressivas, que confirmem a capacidade de Noni provocar a queima calórica que faz perder gorduras e peso. Quer dizer que a Ciência nutricional não confirma esta característica emagrecedora da fruta.

Vale dizer que, mesmo as propriedades medicinais apregoadas em diversos países, não possuem sustentação científica. Em nosso país, por exemplo, há grande polêmica gerada e a comercialização do fruto e seus derivados foi proibida. Continue lendo e entenda o porquê…

Noni é Proibido no Brasil

Anvisa proibiu a comercialização de Noni e seus derivados no Brasil. O motivo de tal decisão deve-se ao surgimento de suspeitas de casos de hepatite aguda e malefícios aos rins. Tais incidências foram apontadas como resultado do uso de compostos produzidos à base da frutinha.

Na ocasião diversos estudos investigativos foram realizados. A resposta a estas pesquisas foram inconclusivas. Mesmo não estando provado cientificamente que a fruta faz mal, a ANVISA determinou que fosse proibida a venda.

Este ato da instituição é preventivo. Foi estabelecido por não haver estudos comprobatórios suficientes, que apontem como eficaz e seguro, o uso da fruta. Neste caso, a decisão teve por objetivo eliminar de vez, a possibilidade de contrair hepatite ou prejudicar os rins.

Apesar da proibição da ANVISA, Noni é encontrada sem problemas, em vários locais do Brasil, principalmente pela Internet, onde pode ser comprada até mesmo a muda, além do suco e da fruta.

Como Noni é Usada em Outros Países

Diversos povos consomem noni. É usada como alimento, para tingimento de tecidos e cerâmicas e também com finalidades terapêuticas. As raízes e a casca servem para o tingimento.

Fruto, folhas, caule são usados como alimento e consumidos como alimento. Para composição de fitoterápico e para suplemento alimentar são utilizadas todas as partes deste vegetal, dependendo do que se deseja tratar.

Acredita-se que o consumo de noni pode prevenir e até mesmo trazer a cura para várias patologias. É considerada potente para:

  • Paliar ataques de asma;
  • Reduzir Artrite;
  • Tratar de Alergias diversas;
  • Regular a Pressão alta;
  • Controlar a Diabetes;
  • Atenuar problemas menstruais;
  • Atuar no tratamento de ulceras gástricas;
  • Melhorar Cefaleia;
  • Tratar a Depressão;
  • Evitar Câncer;
  • Ajudar a conter dificuldades respiratórias,
  • É eficiente no combate à infecções bacterianas, entre outros. .

Algumas Características de Noni

Noni é uma fruta que ainda não foi suficientemente investigada. Apenas alguns poucos estudos foram realizados.

Estes nos revelaram um pouco sobre a composição deste vegetal. Até hoje o que descobriu-se é que Noni conta com grande percentual de compostos fenólicos. Para ter conhecimento do quanto isto importa, saiba que os fenólicos são compostos químicos antioxidantes, que estão presentes em alimentos de origem vegetal.

Eles possuem potencial preventivo e curativo, ajudam a retardar o envelhecimento celular, através do combate aos radicais livres, protegendo o organismo humano de muitos males. Isto eleva a fruta à condição de defensora contra as toxinas que atrapalham o bom funcionamento do corpo.

Os fenólicos foram encontrados em significativa quantidade, em boa porção funcional da fruta. Eles podem, em certos casos, atuar contra determinadas doenças. Significa que podem agir prevenindo e até curando.

Outra característica relevante, como já citado acima, é a condição antioxidante. A fruta apresenta boa porção de vitamina C, constatou-se que existem aproximadamente 243 miligramas deste micronutriente, em cada 100 gramas.

Noni, Ainda é um Mistério

Muito sobre esta fruta ainda permanece ignorado. Os estudos feitos até agora são inconclusivos e não confirmam a benéfica e curativa ação da fruta sobre o organismo humano. Isto quer dizer que não foram reunidos dados positivos suficientes para confirmar o potencial nutricional e terapêutico de noni.

Também não existe nada que afirme a toxicidade ou malefício da fruta. Sendo assim, a decisão de utilizá-la ou não, cabe a você, seja para emagrecer ou para qualquer outro fim medicinal. Uma boa dica é aconselhar-se com seu médico, antes de decidir o que fazer.

Sendo assim, ainda não há uma resposta da comunidade científica para afirmar que a fruta Noni emagrece. Muitas pessoas afirmam que sim. E você? Já experimentou esta fruta? Conhece mais alguma coisa sobre ela? Comente aqui o post. Deixe sua opinião.

Recomendados: