Os Benefícios de Uma Academia – Malhando é Que Emagrece

Efeito sanfona, gordura localizada, celulite, pneuzinho… há quem fuja de tudo isso como o diabo foge da cruz! Mas, e quem já convive com o drama do excesso de peso, qual a melhor maneira de solucionar o problema? O que podemos usar como aliado na luta contra a balança? Fechar a boca e parar de comer? Correr 20 quilômetros por dia?

Nesse artigo, vamos conhecer os benefícios que existem na prática de atividades físicas no processo de emagrecimento e tirar a dúvida de tantas pessoas: afinal, academia emagrece? E ainda, qual o tipo de atividade física nós podemos fazer para a perda de peso? Será que tem algum tipo de atividade com mais resultados que outras? Se você nos acompanhar até o final desse artigo, saberá tudo – e um pouco mais – sobre atividade física e emagrecimento.

Por que Uma Pessoa Engorda?

Antes de pensarmos em como emagrecer, precisamos entender as causas da obesidade e o que leva uma pessoa a engordar. Precisamos também entender que o funcionamento do nosso metabolismo, e qual a sua importância no processo de emagrecimento.

Na verdade, o ato de engordar ou emagrecer é puramente matemático: se você ingere mais energias (calorias) do que queima, você engorda; por outro lado, se ingere menos energia do que queima, emagrece. Processo simples de entender.

Primeiramente, vamos entender o que são as calorias. Tudo o que comemos possui uma determinada quantia de calorias. Essas calorias, ao serem ingeridas, servirão como energia que precisamos para gastar ao longo do dia. É como se fosse o combustível de um automóvel. Tudo o que fazemos precisamos de energia: comer, digerir os alimentos, respirar, piscar, andar, escrever, enfim, para tudo o que fazemos gastamos energia.

Agora, imagine que seu corpo tenha uma necessidade diária de 2.000 calorias para queimar com todas as atividades que você faz. Se, ao longo do dia, você ingeriu um total de 1.500, de onde o organismo vai buscar as outras 500 calorias de que ele precisa para realizar as atividades diárias? Ele vai até o estoque de calorias onde elas estão lá, bem guardadas e armazenadas em forma de gordura. E, então, quando isso acontece, o resultado é o emagrecimento.

Assim sendo, podemos entender que quanto mais energia nós gastamos, mais aumentam as possibilidades de queima de gordura localizada em nosso corpo.

Como Funciona o Gasto Calórico?

Se você se pergunta se academia emagrece ou não, precisamos entender como funciona o gasto calórico. Quando falamos em gasto calórico, devemos pensar na forma como nosso corpo queima todas as calorias que ingerimos. Isso é o nosso metabolismo.

Ou seja, quando queimamos pouco ou de maneira lenta, podemos dizer que o metabolismo está lento. Quando queimamos muito, podemos dizer que o metabolismo está acelerado. Portanto, uma das formas de contribuir para o emagrecimento é ativando o nosso metabolismo, induzindo-o a queimar mais.

O nosso corpo funciona como uma máquina que precisa das calorias (energia) para funcionar. Para tudo o que vamos fazer, o corpo usa energia para gastar. Até mesmo em repouso nosso corpo está usando combustível, ou seja, até quando dormimos estamos usando energia. O simples fato de estarmos com o coração batendo, demanda uma determinada quantidade de energia para realizar essa tarefa.

O que acontece é que algumas atividades gastam mais energia do que outras. Imagine que você esteja meia hora conversando ao telefone. Agora imagine que nessa mesma meia hora, em vez de estar conversando ao telefone, você esteja varrendo a casa.

Nesse exemplo que demos, é impossível dizer que nas duas atividades você esteja gastando a mesma quantidade de energia, pois, ao varrer a casa, por exemplo, você estará se esforçando mais do que se estivesse sentada, mesmo que conversando. Ambas as atividades gastam energia, porém, a que demanda mais esforço gasta um pouco mais.

É aí que entram as atividades físicas na academia. Será que, seguindo essa linha de raciocínio, podemos entender que academia emagrece?

Afinal, Academia Emagrece ou não?

Nós já vimos que a questão do emagrecimento é puramente matemática, e que quanto mais precisamos de energia, mais gastamos do nosso estoque. Sendo assim, qual a importância das atividades da academia no processo de emagrecimento?

Muitas pessoas usam as atividades físicas como um adicional no processo de emagrecimento, pois, quanto mais seu corpo é colocado para se movimentar, mais energia ele vai gastar, tirando mais ainda de seu estoque de gordura corporal.

Portanto, se você estiver fazendo uma dieta alimentar através de uma alimentação saudável, a prática de atividades físicas só tende a acelerar o processo de emagrecimento.

Além disso, não podemos nos esquecer, também, de outros benefícios que a atividade física traz para nosso corpo, bem como: aumento de massa muscular (que vai acelerar seu metabolismo), enrijecimento, aumento de condicionamento físico, etc.

Que Tipo de Exercício Fazer

Existem dois tipos de exercícios físicos: aeróbicos e anaeróbicos. Cada um desses dois tipos de atividade física vai trabalhar de forma diferente no seu metabolismo, proporcionando gastos calóricos diferentes.

Muitas pessoas limitam erroneamente as atividades aeróbicas para perda de peso e as atividades anaeróbicas para ganho de massa muscular. Mas não é bem assim. Ambas as atividades proporcionam queima de gordura. Vamos entender como.

Exercícios Aeróbicos
Exercícios Aeróbicos
  • Atividades aeróbicas: São exercícios que estimulam a função dos sistemas cardiorrespiratórios, vascular e aceleram o metabolismo. Utilizam vários grupos musculares ao mesmo tempo e usa o oxigênio e nutrientes como glicose, gordura e carboidrato para produzir energia para o músculo. São eles: caminhar, correr, andar, nadar, pedalar, dançar, pular corda, step, spinning;
  • Atividades anaeróbicas: O exercício anaeróbio utiliza uma forma de energia que independe do uso do oxigênio. Trata-se de um exercício de alta intensidade e curta duração. Envolve um esforço intenso realizado por um número limitado de músculos. São eles: exercícios de força ou exercícios resistidos, e também os exercícios com peso como a musculação.

Qual dessas duas atividades, então pode gerar mais resultados? Quando estamos fazendo uma atividade aeróbica, durante todo o período de atividades, nós estamos queimando calorias. Se você faz uma hora de esteira, durante essa uma hora o seu corpo vai estar queimando gordura. Terminando essa atividade, o corpo cessa essa atividade de queima.

Já as atividades anaeróbicas, como os exercícios de musculação, por exemplo, o corpo permanece queimando as calorias por até 48 horas após o término do exercício, mesmo com o corpo em repouso. Além disso, os exercícios anaeróbicos ajudam no aumento da massa muscular, e quanto mais massa muscular nós temos, mais o nosso corpo gasta energia.

Portanto, para quem está em processo de emagrecimento, é muito importante unir esses dois tipos de atividade pois, certamente, os resultados serão muito satisfatórios.

Plano de ação

Agora que você já viu que para emagrecer não existe complicação ou segredo, tudo o que você precisa agora é decidir quais estratégias irá usar em seu favor. Pense em quanto tempo você quer atingir sua meta de emagrecimento, pense nos benefícios dos tipos de atividade física e aonde você quer chegar e em quanto tempo você quer fazer isso.

Monte sua estratégia de emagrecimento e, se academia emagrece, por que não começar agora mesmo? Seu sucesso só depende de você.

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