Domine Seu Metabolismo – [Dicas] Como Acelerar o Seu Processo de Emagrecimento

Quando pensamos em emagrecer, é impossível não pensarmos na pressa de chegarmos aos resultados. Nessa hora, aceleradores de metabolismo parecem ser nossos fiéis escudeiros. Afinal, quem não gosta de uma ajudinha, não é mesmo? Mas, será que existe alguma forma de realmente acelerarmos o nosso metabolismo?

Acompanhe nosso artigo e conheça mais sobre os aceleradores de metabolismo e seus efeitos sobre o nosso corpo.

Como Funciona o Nosso Metabolismo

Primeiramente, vamos entender como funciona o nosso corpo e o que seria esse tão falado metabolismo. Até que pondo o nosso metabolismo interfere na velocidade do emagrecimento? A resposta é: em tudo! Sim, o metabolismo é o comandante que dita as regras quando o assunto é o emagrecimento. E se queremos chegar a resultados positivos – e ligeiros – é aconselhável que estejamos em verdadeira paz e harmonia com esse amigo que pode fazer tanto por nós.

O metabolismo é o principal responsável pela nossa perda de gordura, seja para mais ou para menos. Quando falamos em metabolismo, estamos falando em todas as calorias que nós gastamos durante todo o dia. Trata-se da quantidade de energia que a gente gasta, seja em atividades durante o dia ou mesmo em repouso, mesmo dormindo.

Todos nós sabemos que nosso corpo funciona como um automóvel que, para se movimentar, precisa de combustível. Da mesma forma, para realizarmos todas as tarefas do dia a dia e até mesmo para manter as funções vitais de nosso corpo, precisamos de combustível. E de onde vem esse combustível? Das calorias dos alimentos que ingerimos.

Ao longo do nosso dia, para tudo o que fazemos se demanda uma certa quantidade de energia. Dessa forma, todas as calorias que nós ingerimos são divididas da seguinte forma:

  • 10% das calorias são usadas para nosso corpo digerir os alimentos (nosso corpo gasta calorias no processo de digestão);
  • 20% das calorias são usadas para nossa movimentação diária (andar, se exercitar, etc);
  • 70% das caloiras são a taxa metabólica basal, que seria a energia que nosso corpo gasta para manter suas funções vitais (respirar, bater o coração, etc).

Portanto, tudo o que comemos irá servir como fonte de energia para nosso corpo usar como “combustível”. Quando nosso corpo está em perfeito funcionamento e está gastando a energia que consumimos, ocorre o emagrecimento. Por outro lado, quando existe alguma coisa errada e o nosso organismo faz esse processe de forma mais lenta, dificilmente conseguimos emagrecer.

Por isso o funcionamento do metabolismo é responsável pelo aumento ou diminuição do peso. Se as calorias que nós consumimos durante o dia não forem todas utilizadas como energia, ou seja, se nem todo o combustível for usado, as calorias que sobrarem irão se transformar em gordura, enchendo o estoque do nosso tecido adiposo. Por isso nós engordamos.

Assim sendo, para termos resultado na luta contra a balança, precisamos ter um metabolismo em perfeito funcionamento. É claro que não adianta você ter um metabolismo funcionando perfeitamente e acabar exagerando na comida. Tudo aquilo o que você come a mais irá, certamente, se transformar em gordura – e não há metabolismo que aguente.

Agora, o que fazer se percebermos que estamos fazendo uma dieta de emagrecimento e nosso corpo não está gastando tanta energia assim? Podemos recorrer aos aceleradores de metabolismo.

O Que São os Aceleradores de Metabolismo

Como já vimos, nosso corpo precisa de energia para todas as tarefas que realiza, certo? Até mesmo dormindo nós estamos gastando energia. Acontece que existem atividades que demandam de nosso corpo uma quantidade maior de energia para gastar.

Pense que nesse momento você está sentado lendo esse artigo. Obviamente, para realizar essa simples atividade, todo o seu corpo está gastando energia. Mas, agora, imagine que, se em vez de estar lendo um artigo na internet, nesse momento você estivesse indo até a padaria da esquina a pé. Em qual das duas atividades o seu corpo iria gastar mais energia? Obviamente, na segunda atividade, pois seu corpo estará fazendo um esforço maior para andar.

Portanto, aceleradores de metabolismo são todos os auxiliares que utilizamos para “forçar” o corpo a trabalhar mais, consequentemente, gastando mais energia.

Observe a seguir alguns dos aceleradores de metabolismo mais poderosos que existem:

Termogênicos

Alimentos termogêncios, como o nome mesmo sugere, possuem a habilidade de alterar a termogênese do corpo, ou seja, eles mudam a temperatura corporal. E por que eles são aceleradores de metabolismo? Porque nosso corpo é forçado a trabalhar de forma mais intensa para fazer o a temperatura voltar ao normal.  São exemplos de alimentos termogênicos: canela, gengibre, café (cafeína), guaraná em pó, chá verde, pimenta e até mesmo água gelada.

Alimentos Fibrosos 

Todos os alimentos com fibras demandam um esforço maior do corpo para fazer a digestão dessas fibras. Portanto, ao ingerirmos alimentos fibrosos, estaremos gastando mais energia durante a digestão. São exemplos de alimentos fibrosos: frutas, hortaliças e grãos.

Alimentos com fibras
Alimentos com fibras

Proteínas

A forma como nosso corpo metaboliza as proteínas e os carboidratos é diferente. Isso, porque alimentos ricos em proteína exigem do organismo um esforço muito maior para serem metabolizados do que os alimentos ricos em carboidratos. Portanto, quando fazemos uma alteração em nossa alimentação aumentando a quantidade de proteínas e diminuindo os carboidratos, o corpo irá trabalhar de uma forma mais acelerada para gastar essa energia. São fontes de proteínas: carnes de todo o tipo, peixe, ovos, etc.

Exercícios de Musculação

Você já deve ter ouvido falar que musculação não emagrece, apenas aumenta os músculos. Esse é um grande engano. Na verdade, os exercícios de musculação realmente trabalham a massa muscular, no entanto, o que muitas pessoas não sabem é que os músculos do nosso corpo demandam uma quantidade muito grande de energia. Ou seja, quanto mais massa muscular nosso corpo possui, mais energia ele gasta, isso porque a massa muscular chega a gastar até 10 vezes mais calorias do que nosso tecido adiposo.

Além disso, todas as vezes que fazemos qualquer exercício de musculação, nosso corpo, ao entrar em repouso, continua gastando energia por até 48 horas depois – diferente das atividades aeróbicas que só gastam no momento que estão sendo realizados. Em outras palavras, muita massa muscular, metabolismo acelerado; pouca massa muscular, metabolismo lento.

Uma Boa Noite de Sono 

Mais um mito que deve ser contestado. Quem disse que dormir não ajuda a acelerar o metabolismo? Quando estamos dormindo, nosso organismo começa a produzir os chamados hormônios do crescimento. Esses hormônios são extremamente importantes para a manutenção da massa muscular e, como já vimos, a massa muscular é um dos aliados mais fortes no processo de gasto calórico. Agora sim, podemos dizer que dormir e emagrecer são os melhores amigos que caminham de mãos dadas.

A Fórmula de Sucesso do Metabolismo Acelerado

Nesse artigo nós vimos várias maneiras de você induzir seu corpo a gastar mais energia através de alguns aceleradores de metabolismo. No entanto, vale lembrar que o sucesso de qualquer emagrecimento está na alimentação saudável. Como já falamos, de nada adianta você ter um metabolismo acelerado e continuar comendo alimentos engordantes.

Para que você vencer a luta contra a balança, é necessário um bom planejamento alimentar, aliado à prática de atividades físicas.

Gostou desse nosso artigo? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.

Recomendados: