[Conheça] As Principais Dicas e Receitas para Ter uma Alimentação Saudável para Emagrecer

Todas as técnicas disponíveis no mercado para emagrecimento exigem, também, a mudança de hábitos alimentares para um resultado mais rápido, efetivo e permanente.

Investir na alimentação saudável para emagrecer é o método mais eficaz indicado por especialistas, por isso, preparamos diversas dicas e receitas para ajudar quem decidiu mudar a rotina alimentar e apostar em comidas mais benéficas à saúde.

Dicas para Mudar a Alimentação e Emagrecer.

  1. Tome a Decisão e Defina Metas

O primeiro passo para fazer a reeducação alimentar é decidir mudar e estipular metas periódicas de emagrecimento. Mas, para isso, é preciso levar em conta seu peso atual, metabolismo e ritmo para não criar expectativas muito altas.

As metas precisam ser possíveis de alcançar, por isso, pense sempre em períodos de curto prazo, como uma semana, depois um mês e assim vá aumentando.

Lembre-se sempre que toda dedicação gera resultados, mas para isso, é necessário ter foco, dedicação e disciplina.

  1. Faça um Cronograma de Refeições

Todo mundo já cansou de ouvir que o ideal é se alimentar de três em três horas, certo? Contudo, buscar a orientação de um especialista pode te ajudar a personalizar sua dieta e ter resultados mais assertivos.

Com a dieta e os horários definidos, siga à risca, sem pular nem adicionar refeições. Uma prática que deve ser evitada são os jejuns de longo período e métodos muito restritivos e radicais. Ter equilíbrio é essencial para emagrecer e manter a saúde em dia.

  1. Invista em Alimentos Saudáveis

De todas, essas é a principal dica para quem quer ver os resultados da dieta rapidamente. Substituir alimentos pela versão integral, evitar opções calóricas e gordurosas, diminuir a ingestão de massas, açúcares e carboidratos vai te ajudar a emagrecer de forma saudável e com menos riscos de voltar ao corpo antigo após a dieta.

Mas, Como se Alimentar de Forma Saudável sem Precisar Mudar Radicalmente a Rotina?

Para te ajudar a buscar alternativas que ajudam a emagrecer, preparamos receitas práticas que vão te auxiliar na perda de peso de forma rápida e eficaz. Confira!

Suco Verde para Desintoxicar o Corpo

Muito utilizado para emagrecer e desintoxicar o organismo, o suco verde auxilia na eliminação de toxinas nocivas ao corpo. Ele deve ser consumido em jejum, pela manhã, pois assim, seu corpo poderá absorver os nutrientes mais rapidamente.

Suco Verde para Emagrecer
Suco Verde para Emagrecer

A receita pode ser ajustada de acordo com as suas preferências, sendo necessário ter sempre:

  • Até dois tipos de folhas verde-escuras: couve, rúcula, espinafre, agrião, hortelã;
  • Até dois tipos de frutas: laranja, maçã, abacaxi, pêssego, melão;
  • Até dois tipos de legumes: abóbora, pepino, aipo;
  • Um tipo de broto: broto de feijão, alfafa;
  • Um tipo de raiz: cenoura, beterraba, inhame, batata-doce, gengibre;
  • Um tipo de semente: linhaça, chia.

Combinando esses alimentos, você terá um suco rico em vitaminas e nutrientes importantes, que te ajudarão a eliminar toxinas, ter sensação de saciedade, facilitar a digestão, além de auxiliar em diversas áreas, potencializando o efeito da sua dieta e mantendo seu organismo sempre saudável.

É bom lembrar que é importante manter o suco natural, sem a adição de adoçantes ou açúcares, pois eles não vão deixar o suco agir como você precisa. Se quiser um sabor diferenciado, uma dica é substituir a água por água de coco ou colocar mais frutas para deixar adocicado.

Para o preparo, basta escolher os ingredientes seguindo as dicas acima, colocar no liquidificador com água, bater e beber logo em seguida.

Mingau de Aveia que Emagrece

Sabia que o mingau de aveia, sempre oferecido pelas avós como algo nutritivo, se tornou o queridinho de quem busca emagrecer, devido ao seu potencial em secar o corpo?

Isso acontece porque a aveia é rica em fibras, que dão saciedade, diminuem a fome e, também, a compulsão pela comida, além de melhorar o funcionamento do intestino. Ela também possui vitaminas do complexo B e E, proteínas e minerais como cálcio e ferro, essenciais para te manter saudável.

Normalmente preparado com aveia, leite e açúcar, o mingau deve sofrer alguns ajustes para ajudar no emagrecimento. Você pode trocar o leite integral pela opção desnatada ou então por leite de cereais, de amêndoas, água de coco ou até água. O ideal é que a aveia em flocos seja substituída pelo farelo de aveia, que é mais rico em fibras. Já o açúcar comum pode ser trocado por adoçante de forno ou ágave.

Para preparar, basta misturar os ingredientes e levar a fogo baixo, misturando até formar um mingau.

Uma dica para turbinar a queima de calorias é adicionar canela em pó à receita, pois ele acelera a perda de peso.

O mingau de aveia ajuda a emagrecer, mas é preciso tomar cuidado, pois como é saboroso, pode te fazer perder o limite e comer mais do que precisa. Por isso, prepare somente a quantidade de um prato raso, consumindo uma vez por dia como café da manhã ou jantar, três vezes por semana.

Sopa que Auxilia na Perda de Peso

Uma dica infalível para quem quer emagrecer é trocar a última refeição do dia por uma sopa. Por ser mais leve e fácil de digerir, a sopa ajuda na redução da gordura, além de oferecer sensação de saciedade. Anote aí essa receita fácil e rápida para emagrecer:

Ingredientes:

  • 1 cebola picada
  • 1 dente de alho amassado
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva
  • 2 tabletes de caldo de carne
  • 1/2 alho-poró
  • 1 cenoura raspada
  • 1 nabo ralado
  • 1/2 repolho roxo picado
  • 200 gramas de vagem
  • 2 tomates
  • 2 folhas de couve picadas bem fininho
  • 1 litro de água.

Como fazer:

Comece refogando a cebola e o alho no azeite. Então, acrescente os tabletes de carne e depois a água. Adicione o alho-poró, a cenoura e o nabo e deixe cozinhar por 20 minutos. Depois, junte os demais ingredientes e cozinhe até os legumes ficarem bem macios.

Prontinho! Essa receita fica pronta em 30 minutos, rende 4 porções e tem apenas 45 calorias por porção.

Shake de Morango Saudável

Com pouquíssimas calorias, mas muitas vitaminas e nutrientes, o shake de morango é uma excelente opção para quem quer emagrecer sem abrir mão de alimentos gostosos e adocicados.

Para preparar, você vai precisar de:

  • 1 banana média
  • 1 copo de leite de soja
  • 4 morangos
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • 1 colher (chá) de cacau em pó
  • 1 colher (chá) de semente de chia
  • Gelo

Basta colocar todos os ingredientes no liquidificador, bater e beber logo em seguida.

Essa receita é uma ótima opção para substituir o lanche da tarde e te manter saciada até a próxima refeição.

Gostou das dicas e receitas? Para emagrecer, antes de tudo, é preciso ter determinação para substituir alimentos calóricos por opções saudáveis e mudar a alimentação, seguindo uma dieta indicada por especialistas. É importante lembrar que também é essencial praticar exercícios físicos regularmente, seja em uma academia, em casa ou até em parques, com caminhadas frequentes.

O emagrecimento requer esforço e sacrifício sim, mas não é impossível. Portanto, siga essas dicas, experimente as receitas e mantenha-se firme no seu propósito que, em pouco tempo, você vai colher bons resultados do seu empenho e verá que tudo valeu a pena.

Recomendados: