Os 8 Alimentos Mais Poderosos Quando o Assunto é Perder Peso [Comprovados]

Ninguém gostar de estar acima do peso. Em um momento de grande preocupação com saúde e que alimentos saudáveis vem ganhando espaço de outros até mais apetitosos (mas sem valor nutricional algum), é de se esperar que a maioria das pessoas busque alternativas para encontrar alimentos que ajudam a emagrecer.

É claro que essa tarefa nem sempre é tão fácil quanto parece na tomada de decisão. Resistir ao hambúrguer com os amigos na sexta-feira é tão duro quanto fazer cara de quem está amando comer uma porção de espinafre – e tudo isso enquanto não consegue tirar o prato de lasanha da cabeça.

A verdade é que ser saudável e ter aquele corpão de fazer inveja nas ruas não é simples e demanda sim algum esforço, sendo que boa parte dele é sobre a alimentação: é quase impossível emagrecer comendo mal ou errado. A boa notícia é que existem muitos alimentos saborosos que também são saudáveis e ainda ajudam a emagrecer.

Veja uma lista de alimentos que ajudam a emagrecer abaixo e comece a ter uma dieta mais saudável e agradável para entrar definitivamente na melhor forma física.

  1. Maçã

Se você já foi a qualquer nutricionista buscando equilibrar e adequar a sua dieta, certamente já percebeu o quanto as frutas são amadas por eles na formulação do plano alimentar dos seus clientes. É muito raro encontrar uma dieta saudável e equilibrada que não inclua as frutas.

Não é por acaso, esse tipo de alimento costuma ter alto valor nutricional e ainda por cima ter ótimo sabor. É o caso da maçã, uma das mais populares frutas brasileiras. Ela pode não ser desejada como um brigadeiro, mas certamente está longe de ser algo ruim de comer. O seu sabor é doce e ainda tem uma grande composição nutricional que pode ser essencial para o seu emagrecimento.

A maçã tem uma grande presença de fibras que ajudam muito a dar a sensação de saciedade, evitando que a fome engane a sua necessidade e faça com que você coma por impulso. Essa fruta é muito recomendada para lanches (seja no período da manhã, seja no período da tarde) pela capacidade de inibir refeições muito grandes na sequência.

Não bastasse isso, ela ainda possui antioxidantes que ajudam diretamente na melhora do funcionamento do seu metabolismo. É por isso que a maçã está em primeiro lugar nessa lista de alimentos que ajudam a emagrecer. Experimente comer uma maçã por dia e veja como elas podem ser decisivas no seu emagrecimento.

  1. Arroz Integral

Você certamente já ouviu alguém falar para substituir o arroz branco pelo arroz integral. Quem pensa dessa forma está correto: para quem deseja emagrecer, o arroz integral é uma alternativa melhor do que o arroz branco tradicional.

O motivo é semelhante ao caso da maçã: o arroz integral é um alimento muito rico em fibras, também gerando uma maior sensação de saciedade que, consequentemente, fará com que você coma menos do que provavelmente faria com o arroz branco no prato.

Além disso, possuem diversos benefícios excelentes para o corpo humano como regulação intestinal, melhora da circulação sanguínea, auxílio para a memória e diversos nutrientes (especialmente vitamina B e zinco).

  1. Aveia

A aveia é um cereal que pode entrar de diversas formas na sua dieta. Ele fica muito bem com uma banana amassada ou mesmo comendo com leite. Seu valor nutricional também é bastante alto em vitaminas B5, E e B6, sendo este último importante no processo de emagrecimento.

Os benefícios são inestimáveis. Ela também ajuda com a saciedade e ainda ajudam a regular o intestino, a glicemia e controlar o colesterol alto.

  1. Pera
Pera
Pera

Outra fruta que ajuda muito no processo de emagrecimento é a pera. Os benefícios são parecidos com os apresentados pela maçã, especialmente pela alta presença de fibras que ajudam a inibir o aparecimento da fome. Também é recomendado que seja consumida certo tempo antes das refeições principais.

Ela ainda apresenta um açúcar natural que a torna mais adocicada do que a maçã e ainda evita a vontade por doces (que é um dos grandes vilões na busca pela boa forma). A melhora do trânsito intestinal é outro benefício dessa fruta.

  1. Feijão

O feijão (assim como outras leguminosas) é rico em fibras e, portanto, aumenta a saciedade assim como os demais alimentos dessa lista. A combinação entre arroz e feijão não é tão tradicional por acaso no Brasil: juntos, eles formam uma proteína de alto valor nutricional que não é encontrada com eles separados.

  1. Canela

Apesar de não ser um alimento tão comum dentro das dietas, a canela pode ser muito útil na sua alimentação. Ela tem características termogênicas importantes que aceleram o metabolismo e ainda possui certa doçura que evita a vontade por outros doces. Também ajuda a equilibrar o açúcar no sangue, evitando aumento da insulina, favorecendo a queima de gordura.

  1. Batata Doce

Assim como o arroz integral, é comum ver sugestões para o uso da batata doce no lugar da batata tradicional. Isso se dá em função da sua boa quantidade de carboidratos bons e pelo menor índice glicêmico. O valor nutricional é bem interessante, possuindo vitamina C, potássio, ferro e cobre – substâncias essas que ajudam no emagrecimento.

  1. Salmão

Se a carne vermelha sofre grande rejeição pela quantidade de gorduras acumuladas e o frango gera dúvidas pela quantidade de hormônios, o salmão aparece como grande opção de fonte de proteínas magras, além de ser um peixe muito saboroso.

Ele ainda é rico em ômega 3, substância essa que atua diretamente para reduzir nível de estresse (fator que pode influenciar diretamente no peso). Além disso, é outro alimento que ajuda a manter o corpo saciado.

Veja que os oito alimentos citados têm em comum o fato de trabalharem bem a questão da saciedade. O foco da sua dieta deverá ser exatamente esse: buscar alimentos com alto valor nutricional e que ajudem a reduzir a sua fome.

Experimente na sua dieta e veja como eles realmente são alimentos que ajudam a emagrecer.

Espero que tenha gostado e até a próxima. Não se esqueça de compartilhar este artigo!

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