A Verdade Nunca Revelada Sobre o Café – Mitos e Verdades

Existem diversos mitos e verdades sobre o café, onde alguns acreditam que ele é saudável e energizante, enquanto outros afirmam que ele pode ser viciante e prejudicial.

Quando você olha para as evidências reais, a maioria dos estudos sobre o café e sua relação com a saúde realmente mostram que ele é muito bom para você.

Por exemplo, o café tem sido associado a um risco reduzido de diabetes tipo 2, doenças hepáticas, Alzheimer, entre outras. A razão para isso pode ser a quantidade impressionante de poderosos antioxidantes encontrados no café.

Na verdade, estudos mostram que o café fornece mais antioxidantes em uma dieta do que qualquer outro grupo alimentar. O café é carregado com vários antioxidantes poderosos e nossos corpos estão sob constante ataque de moléculas reativas chamadas “radicais livres”.

Essas moléculas têm elétrons desacoplados que podem danificar estruturas celulares importantes como proteínas e DNA, e aí que a ação dos antioxidantes é importante, uma vez que eles doam elétrons para os radicais livres, acabando com os perigos que eles oferecem e melhorando nossa imunidade e saúde.

Os antioxidantes podem agir contra o envelhecimento e muitas doenças que são parcialmente causadas pelo estresse oxidativo, incluindo o câncer. Além disso, os antioxidantes podem ter vários outros efeitos biológicos e são considerados muito importantes para a saúde geral.

Curiosamente, o café contém quantidades muito grandes de vários poderosos antioxidantes, entre eles, os ácidos hidroxicinâmicos e polifenóis.

Os ácidos hidroxicinâmicos são muito eficazes na neutralização dos radicais livres e na prevenção do estresse oxidativo. Enquanto os polifenóis encontrados no café podem ajudar a prevenir uma série de doenças, como doenças cardíacas, câncer e diabetes tipo 2.

Fontes Dietéticas de Antioxidantes

A maioria das pessoas consome cerca de 1-2 gramas de antioxidantes por dia, e a maioria delas vem de bebidas como café e chá.

Essas bebidas são realmente uma fonte muito maior de antioxidantes na dieta do que os alimentos em si. Na verdade, 79% dos antioxidantes dietéticos vêm de bebidas, enquanto apenas 21% vêm de alimentos, mostrando a importância de adicionar o cafezinho a sua dieta, que além de tudo, é ótimo para tirar a fome e emagrecer.

O Café é a Melhor Fonte Dietética de Antioxidantes

Em um estudo, os pesquisadores analisaram o teor de antioxidantes de diferentes alimentos.

O café ficou em décimo primeiro lugar na lista, após vários tipos diferentes de nozes e sementes, porém, muito poucas pessoas comem grandes quantidades de nozes e sementes, sendo que beber café ou chá é muito mais comum.

Por esta razão, a quantidade total de antioxidantes fornecidos pelo café supera largamente as quantidades em nozes e sementes, embora elas possam conter quantidades maiores por porção.

A ingestão média de café nos estudos que mostraram esses resultados foi de 450-600 ml / dia, ou de 2 a 4 xícaras por dia.

Além disso, estudos da Espanha, Japão, Polônia e França concluíram que o café é de longe a maior fonte de antioxidantes em uma dieta.

O Café está Ligado a um Risco Reduzido de Desenvolver Muitas Doenças

Beber café tem sido associado a um risco reduzido de desenvolver muitas doenças. Por exemplo, quem bebe café têm um risco de 23% a 50% menor de desenvolver diabetes tipo 2. Cada xícara diária de café está ligada a um risco 7% menor de desenvolver a doença.

Beber café também parece ser muito benéfico para o fígado, onde quem bebe café acaba tendo um risco muito menor de cirrose hepática, por exemplo.

Café reduz o risco de doenças
Café reduz o risco de doenças

O café também pode diminuir o risco de câncer hepático e colorretal, e vários estudos têm mostrado um risco reduzido de doença cardíaca e acidente vascular cerebral. O consumo de café em uma base regular também pode reduzir o risco de doença de Alzheimer e Parkinson de 32% a 65%.

Alguns estudos mostraram que o café também pode beneficiar a saúde mental. As mulheres que bebem café são menos propensas a ficar deprimidas e a cometer suicídio.

Acima de tudo, beber café tem sido associado a uma vida mais longa e até a um menor risco de morte prematura que fica entre 20% a 30%.

No entanto, tenha em mente que a maioria desses estudos são observacionais. Eles não podem provar que o café, de fato, causou a redução do risco de desenvolvimento dessas doenças, mas apenas que as pessoas que bebem café são menos propensas a contrair essas doenças, mas esse já é um ótimo motivo para amar um cafezinho, certo?

Os Antioxidantes do Café são Iguais aos Encontrados em Frutas e Legumes?

Existem muitos tipos de antioxidantes dietéticos, e o café é uma fonte muito boa de alguns deles.

No entanto, ele não contém os mesmos antioxidantes de alimentos de plantas inteiras como frutas e legumes.

Para uma saúde forte, a melhor dica é apostar em uma variedade de vitaminas, minerais, antioxidantes e compostos de plantas de várias fontes diferentes.

Assim, enquanto o café pode ser a maior fonte de antioxidantes em uma dieta, ele nunca deverá, porém, ser colocado como sua única fonte de antioxidantes.

Invista no cafezinho para fazer da sua dieta ainda mais poderosa, uma vez que ele, além de prevenir o desenvolvimento de doenças, pode ajuda no emagrecimento, onde ele age dando uma maior sensação de saciedade.

O cafezinho sem açúcar ou com adoçantes, é a escolha correta para quem deseja perder peso, e o melhor de tudo é que se você for uma entusiasta do café, você pode facilmente acabar com aqueles pequenos momentos de ansiedade que acabam nos dando fome, apenas tomando um cafezinho. Fará bem para você, irá manter você saciada, irá enganar o seu cérebro, e irá manter você na dieta, na busca pela perda de peso.

Agora que você conhece os muitos benefícios do café para a sua saúde, se você já gosta dele, é hora de toma-lo sem medo. Se você não gosta tanto assim de café, que tal começar a dar uma chance para ele? Com tantos benefícios oferecidos, ele realmente merece.

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