Tabela Ideal para Quem Busca Reeducar a Alimentação e Emagrecer de Forma Saudável

Que tal você ter uma tabela de alimentos para emagrecer e começar agora mesmo a diminuir os ponteiros da balança? Se gostou da ideia, acompanhe o nosso artigo, pois você terá uma lista completa dos melhores alimentos que devem ser incluídos em sua dieta. Trata-se de alimentos que irão trabalhar em seu organismo, promovendo um emagrecimento muito mais rápido e saudável.

Estamos falando de alimentos funcionais que irão promover benefícios diversos em seu corpo, bem como um metabolismo acelerado e diminuição do apetite. Se você incluir esses alimentos em seu cardápio junto com uma alimentação hipocalórica, tenha certeza de que seu emagrecimento ocorrerá de uma forma muito mais eficaz.

Comer ou Não Comer?

Muitas pessoas erroneamente pensam que a melhor maneira para emagrecer é deixar de comer, retirando de seus cardápios alimentos que muitas vezes podem servir de grande benefício para o organismo. O fato é que o emagrecimento saudável ocorre a partir do momento em que determinados alimentos são incluídos na alimentação. Ou seja, para emagrecer a ordem é acrescentar e não retirar.

Portanto, para que a pessoa tenha um emagrecimento definitivo, saudável e até mesmo rápido, é necessária a adoção de uma alimentação equilibrada e rica em alimentos funcionais. Estudiosos têm comprovado que uma das maiores causas da obesidade é a má alimentação e o consumo de alimentos ricos em açúcares e gorduras, carboidratos simples e comidas industrializadas.

Porém, a consequência da má alimentação não é apenas a obesidade, mas muitos outros males como a diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, estresse, cânceres, ansiedade, etc.

Portanto, para combater as muitas doenças que surgem por conta da alimentação desregrada, é preciso fazer o processo inverso, trabalhando em favor de uma alimentação saudável. E para conquistar o emagrecimento definitivo, é preciso incluir no cardápio alimentos que sejam ricos em vitaminas e minerais, além de possuir propriedades desintoxicantes, antioxidantes, termogênicas, diuréticas e reguladoras do intestino. Vamos conhecê-los?

Tabela de Alimentos para Emagrecer

A seguir, você terá uma tabela de alimentos para emagrecer que trarão muitos benefícios em seu processo de emagrecimento. Se você estiver fazendo uma dieta, procure incluir esses alimentos em seu cardápio e tenha resultados muito satisfatórios com a balança.

Chá Verde

Este poderoso chá é rico em flavonoides, que são substâncias antioxidantes que neutralizam os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular precoce. Ele também ajuda a diminuir as taxas de colesterol, além de ativar o sistema imunológico.

Devido ao seu alto poder antioxidante, ele é considerado um dos chás mais poderosos que existe no combate aos radicais livres. Além disso, também promove uma desintoxicação do nosso corpo, sendo capaz de eliminar as toxinas e facilitar a aceleração no metabolismo.  Ele também possui ação termogênica, que eleva a temperatura corporal, favorecendo a queima de gorduras. Além disso, também possui poderes anti-inflamatórios que promovem uma diminuição do acúmulo de gorduras e celulites.

Farelo de Aveia

Está aí um item obrigatório na tabela de alimentos para emagrecer. Para quem não sabe, o farelo de aveia possui uma grande quantidade de fibras betaglucanas, que auxiliam no processo de emagrecimento. Trata-se de uma fibra solúvel que, quando ingerida, se transforma em uma espécie de gel que aumenta o volume em nosso estômago, promovendo uma grande sensação de saciedade.

Além disso, o consumo do farelo de aveia nos traz muitos benefícios favoráveis ao processo de emagrecimento. Esses benefícios consistem em reduzir o colesterol ruim, acelerar o metabolismo, fornecer mais energia para o corpo, prevenir o risco de doenças cardiovasculares, controlar os níveis de insulina no sangue etc.

Ovos

Um dos alimentos mais completos que temos é o ovo. Isso, porque ele possui praticamente todos os nutrientes de que nosso corpo necessita. Um dos seus maiores benefícios em favor do emagrecimento é o tempo de saciedade prolongado. Ou seja, o consumo de ovos pode nos manter saciados por horas, sem a necessidade de ficar beliscando.

Além disso, por se tratar de uma proteína, o ovo promove uma aceleração no metabolismo a fim de gerar energia suficiente para a sua digestão.

Peito de Frango

Trata-se de um alimento rico em proteínas, que auxilia na construção e reparação de massa magra (massa muscular). A massa magra é responsável par manter o metabolismo em bom funcionamento, por isso é fundamental evitar a perda muscular.

Trata-se de um alimento com um baixo nível de calorias, comparado com outras proteínas, portanto, ajuda na baixa de ingestão calórica. Vale lembrar que toda proteína possui um efeito termogênico superior aos demais tipos de alimentos, pois eles necessitam queimar uma quantidade maior de calorias para fazer a sua digestão. Por conta disso, aceleram o metabolismo.

Salmão

Salmão é um alimento rico em ômega 3, um ácido graxo essencial para a manutenção e promoção da saúde. Além de ser um alimento de fácil metabolização pelo organismo, ele também possui uma função anti-inflamatória e também ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares.

O consumo regular do salmão traz muitos benefícios, pois além de reduzir o risco de doenças cardiovasculares, também diminui a inflamação, regula os níveis de colesterol e reduz o acúmulo de gordura nas paredes arteriais. Ele também é rico em minerais e vitaminas, além de ser fonte de triptofano, que é fundamental para a formação de serotonina (hormônio do bem estar).

Gengibre

Um dos termogênicos mais poderosos na tabela de alimentos para emagrecer, sem dúvida alguma, é o gengibre. Isso, porque ele tem uma grande capacidade de elevar a temperatura corporal, que induz o corpo a queimar mais calorias para regulá-la.

Gengibre

Além disso, ele também promove um aumento do fluxo de sangue pelos vasos sanguíneos, provocando uma considerável aceleração no metabolismo. Ele também possui uma forte ação desintoxicante, promovendo a liberação de toxinas que ajudam a reduzir inchaço, contribuindo também para outros fatores que induzem a redução do peso.

Chia

Essa poderosa semente ajuda a baixar consideravelmente os níveis de colesterol ruim e na prevenção da pressão alta. Ela também auxilia a perda de peso, pois, quando consumida (com água), as sementes aumentam em até dez vezes o seu tamanho. Com isso ela promove uma grande sensação de saciedade, além de auxiliar no funcionamento do metabolismo lipídico. Também é rica em ômega 3.

Óleo de Coco

O óleo de coco consta na tabela de alimentos para emagrecer porque ele é um alimento que realmente ajuda a perder peso. Isso, porque a gordura contida em sua composição retarda o esvaziamento gástrico, aumentando a saciedade e diminuindo a fome.

Além disso, esse óleo é fonte de triglicerídeos de cadeia média (TCM), uma gordura de fácil absorção que produz energia rapidamente. Por causa disso ele não fica no organismo. Ele também possui efeito termogênico que acelera o nosso metabolismo, além de ser um poderoso antioxidante que combate os radicais livres.

Café

A cafeína é um dos ingredientes ativo do café e pertence ao grupo de compostos das metilxantinas. Essas xantinas são substâncias que estimulam o sistema nervoso, produzindo certo estado de alerta e aumentando a atividade cerebral, fazendo a liberação da noradrenalina a dopamina, que aumentam a motivação e bom humor.

Além disso, a cafeína é um excelente termogênico que acelera o metabolismo, fazendo com que a queima calórica seja mais intensa. Por isso a cafeína também aumenta o desempenho nas atividades físicas.

Ultimamente muito tem se apostado no café verde para emagrecer, pois ele possui um efeito emagrecedor ainda maior do que o café torrado. Para facilitar, o café verde é facilmente encontrado em cápsulas.

Quinoa

Primeiramente, a quinoa é rica em proteínas e fibras e, com isso, aumenta significantemente a saciedade. Para você ter uma ideia, em apenas meia xícara de quinoa temos cerca de 2,6 gramas de fibras e 4,1 gramas de proteína. Se formos comparar com a mesma medida de arroz branco, por exemplo, teremos 0,3 gramas de fibras e 2,2 gramas de proteína. É uma diferença e tanto.

A presença das proteínas na composição da quinoa é muito importante para garantir o emagrecimento, pois elas previnem os picos de insulina no sangue. Com isso, a fome acaba diminuindo, pois são esses picos de insulina os responsáveis por manter a pessoa sempre com vontade de comer.

Além disso, as fibras encontradas na quinoa fazem com que o corpo absorva menos gordura e colesterol. Outro benefício é que a fibra encontrada na quinoa também reduz o acúmulo de placas nas paredes das artérias, reduzindo riscos  de doenças cardíacas e AVC.

Experimente acrescentar a quinoa em saladas, saladas de frutas, iogurtes, sucos, vitaminas e sopas.

Berinjela

A berinjela é rica em fibras que beneficiam nosso sistema digestivo, além de fornecer maior sensação de saciedade.  Assim sendo, ao consumirmos a berinjela em alguma refeição, permaneceremos saciados por mais tempo, evitando a necessidade de voltar a comer logo.

Outro benefício da berinjela é que ela é um excelente diurético. Com isso, ela estimula a eliminação do excesso água do organismo por meio de urina, combatendo o inchaço provocado pera retenção de líquidos.

Além disso, a berinjela ajuda a diminuir os níveis do colesterol ruim (LDL), melhora a resistência à insulina, contribui para a regulação dos níveis de triglicérides e pode ainda ajudar a regular a pressão arterial.

Considerações Finais

Se a sua intenção é perder peso, é de suma importância que você use essa tabela de alimentos para emagrecer e acrescente-os em sua alimentação. No entanto, não basta apenas incluí-los no cardápio e não fazer uma dieta hipocalórica.

Para que você obtenha resultados satisfatórios, você deve fazer uso desses alimentos juntamente com uma reeducação alimentar. Além disso, a inclusão de atividades físicas em sua rotina irá acelerar ainda mais o seu emagrecimento.

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