Conheça as Poderosas Propriedades do Chá Verde – Emagrece Mesmo?

Nos últimos anos uma bebida que até então era vista como apenas um complemento passou a ser a solução para os problemas de quem quer emagrecer com saúde e de maneira natural. Trata-se do chá verde, aquele mesmo que é vendido para o chá da tarde.

Não que tenha acontecido qualquer reviravolta na sua composição como chá, mas sim na vida das pessoas que, em geral, passaram a se preocupar mais com saúde e forma física e, desta forma, passaram a buscar alimentos que pudessem auxiliar no emagrecimento.

Vendido como uma das grandes soluções na perda de peso, o chá verde apresenta características termogênicas que ajudam na aceleração do metabolismo e queima de gordura, ajudando no processo de emagrecimento.

A dúvida fica sobre a sua eficácia: ele realmente funciona ou isso tudo é um mito?

Chá Verde Emagrece Realmente?

Sim, o chá verde ajuda no processo de perda de gordura corporal e tem efeitos práticos sobre o excesso de gordura corporal. Esse fato já foi até comprovado por diversos estudos realizados por cientistas que tinham a mesma dúvida sobre a eficácia desse produto.

Cientificamente falando, o emagrecimento se dá através da atuação das suas substâncias sobre algumas enzimas controladoras do metabolismo, fazendo com que essas enzimas quebrem as gorduras presentes no organismo e permitindo melhor utilização delas por parte do metabolismo.

As gorduras quebradas não ficarão mais no local de estocagem (tecido adiposo), mas serão prontamente convertidas em energia para o organismo que passará a queimá-las mais rapidamente do que em condições normais (ou seja, sem o consumo do chá verde).

Além disso, ainda há comprovação científica de que o chá verde ajuda a prolongar a sensação de saciedade do corpo, o que faz diminuir a fome e a vontade de comer – o que naturalmente é excelente para quem deseja emagrecer.

A junção desses dois fatores (a saciedade e a aceleração do metabolismo) propicia uma enorme melhora sobre o organismo e a capacidade de melhorar a perda de gordura. Todavia, não é apenas nisso que o chá verde pode ser altamente benéfico.

Benefícios Adicionais do Chá Verde para Emagrecer

O chá verde também contém substâncias que podem atuar de outras maneiras sobre o metabolismo e, como o corpo é um só, essas pequenas atuações somadas poderão trazer grande impacto no emagrecimento.

Dieta do Chá Verde
Dieta do Chá Verde

→ Função Antioxidante

Talvez uma das principais funções do chá verde esteja ligado ao seu efeito antioxidante – muito mais do que o emagrecimento inclusive. Isso ocorre porque ele possui um galato de epigalocatequina que funciona contra a oxidação celular e o envelhecimento dessas células. Essa característica também atua no combate de radicais livres.

Tudo isso também é importante na prevenção de doenças graves como diabetes, câncer ou doenças que possam afetar o coração e as veias arteriais, além de ajudar a retardar o envelhecimento da pele.

→ Melhora do Processo Digestivo

Ora, para atuar positivamente no peso corporal, é evidente que o chá verde também precisaria ter alguma atuação sobre o processo digestivo. Como os processos do corpo humano estão intimamente ligados, a melhora da digestão através do estímulo à fauna intestinal também reflete nos demais processos, especialmente sobre o sistema imunológico.

→ Combate o Colesterol Ruim

O colesterol pode ser de dois tipos: HDL e LDL. O HDL é o colesterol bom e importante para o corpo humano. Já o LDL, chamado de colesterol ruim, deve ser evitado, causando uma série de problemas ao corpo humano, especialmente sobre as veias sanguíneas.

O consumo do chá verde ajuda no combate ao colesterol ruim, reduzindo a sua absorção através dos alimentos ingeridos. Há estudos que defendem, inclusive, que eles atuam também sobre o colesterol ruim já instalado no metabolismo.

Problemas do Chá Verde

Os benefícios do chá verde são inúmeros e o seu consumo é mais do que recomendado para a saúde humana. Contudo, assim como qualquer alimento, o seu excesso pode trazer problemas e você deve estar ciente deles antes de adicioná-lo à sua dieta.

O principal deles é em relação à cafeína que está presente na sua composição e pode provocar algum tipo de insônia. A perda do sono não faz nenhum bem para a saúde e pode ser prejudicial já que o sono faz parte de uma vida saudável.

Outro problema que pode ser originado do uso excessivo do chá verde é a gastrite. Isso acontece porque o seu consumo aumenta a secreção gástrica, por isso deve ser consumido com cautela. Além disso, ainda pode atrapalhar a absorção de nutrientes importantes para o organismo como o cálcio e o ferro.

Essa bebida não é indicada para quem sofre com hipertireoidismo, hipertensão, problemas gástricos ou gestantes. Ele também não deve ser consumido juntamente com as refeições, pois pode atrapalhar o processo de digestão quando ingerido simultaneamente com alimentos.

Por fim, cuidado redobrado para quem usa remédios já que podem ser interferidos pelo chá e causar algumas complicações – especialmente para remédios ligados ao sistema nervoso. O recomendado é sempre consultar um médico antes de consumir o chá verde.

Chá verde Emagrece, mas não Faz Milagres

Por melhor que seja, o chá verde não é a fórmula mágica para o sucesso. Os seus benefícios para a saúde são diversos e são essenciais para garantir a boa saúde do organismo e possibilitar um emagrecimento saudável e de resultados.

Todavia, de nada adiantará consumir algumas xícaras de chá verde ao longo do dia se os demais hábitos não forem modificados, como manter o corpo em estado sedentário ou comer muitos alimentos gordurosos e sem valor nutricional algum.

É importante ter um bom plano alimentar e a prática de exercícios físicos que ajudem a queimar as calorias ingeridas. O chá verde, aliás, ajuda também a melhorar o humor, fato esse que contribui para maior energia para a prática de atividades que gastem calorias.

Se você conseguiu tirar as suas dúvidas sobre o chá verde compartilhe o artigo com seus amigos. Muitos deles devem ter dúvidas semelhantes e você pode contribuir com a saúde deles também!

Recomendados: