Conheça os Principais Chás Emagrecedores – Perca Peso de Forma Saudável

Chás que ajudam a perder peso, será que funcionam? Se você ainda tem dúvidas quanto a isso, acompanhe nosso artigo, pois nós vamos dar algumas dicas preciosas sobre o uso dos chás emagrecedores. Vamos também ensinar a preparar os diferentes tipos de chá, assim você pode se beneficiar de todas as propriedades medicinais contidas nas ervas emagrecedoras.

Então, acompanhe a gente até o final e conheças os melhores chás que ajudam a perder peso.

Por que o Chá?

Se todos conhecessem os poderes medicinais que há nos chás, com certeza  passaria a consumi-los com muito mais frequência. E por que os chás são tão benéficos à nossa saúde? As ervas e plantas têm poderes medicinais que são conhecidos desde os tempos da antiguidade. Seus poderes medicinais são tão eficientes que os conhecimentos naturais vêm sendo passados de geração para geração, até chegar nos dias de hoje.

Tanto são os poderes medicinais das ervas e plantas, que muitas pessoas preferem fazer tratamentos naturais em detrimento aos remédios farmacológicos. E o melhor de tudo é que as propriedades medicinais das plantas e ervas têm sido cada vez mais alvos de estudos científicos, que têm comprovado sua eficácia.

Uma das maneiras mais conhecidas para consumo dessas plantas é através do chá. Isso, porque no processo de feitura do chá, as plantas são submetidas a uma temperatura bem elevada juntamente com a água. Por consequência, é este calor que será o responsável por extrair as substâncias ativas do material vegetal. É dessa forma que a água se une aos componentes medicinais da planta, resultando em nosso tão conhecido chá.

Dessa forma, o chá pode ser consumido para tudo o que se imagina: tratamento e prevenção de doenças, emagrecimento, ganho de disposição e energia, aumento da imunidade, cura de sintomas de dores etc. E uma das formas de muito comum das ervas são os chás que ajudam a perder peso. Sim, eles realmente podem fazer muito em favor do nosso organismo, favorecendo a perda de peso.

No entanto, antes de pensarmos nos tipos de chás que podemos usar, vamos primeiramente aprender a fazê-lo. Isso mesmo, para ter todos os benefícios medicinais das ervas, precisamos saber qual é a melhor forma de manipulação das mesmas.

Duas Formas de Preparo do Chá

Existem duas formas básicas através das quais podemos preparar o chá: infusão e decocção. Vamos conhecer cada uma delas.

Infusão

Esse é o processo mais comum para o preparo dos chás. Para fazer um chá em infusão é bem simples: Coloque a erva em um recipiente (louça ou vidro). Em seguida, despeje sobre ela uma quantidade de água fervente, evitando que a planta passe pela fervura. Tampe o recipiente abafando a mistura por alguns minutos (geralmente 10 a 15 minutos), a fim de extrair os princípios ativos da planta. Depois disso, o chá está pronto para ser coado e consumido.

Recomendação: para folhas, flores e ervas aromáticas.

Decocção

Neste processo, o ingrediente é submetido ao cozimento junto com a água. Esse processo é feito quando usamos as partes mais duras da planta. Para fazer o chá em decocção, os ingredientes devem ser colocados em um recipiente juntamente com a água para serem levados, juntos, ao fogo. Feito isso, mantenha este recipiente semi tapado e em fervura por cerca de 10 a 15 minutos. Depois desse período, apague o fogo, mas ainda mantenha o chá em descanso, abafado por mais alguns minutos. Depois disso, o chá está pronto para ser coado e consumido.

Recomendação: sementes, raízes e cascas.

Os Melhores Chás que Ajudam a Perder Peso

A seguir, vamos falar sobre as principais ervas usadas para auxiliar no processo de perda de peso. Nós vamos explicar como cada uma delas age em nosso organismo, e você poderá escolher qual o melhor para as suas necessidades. Se quiser, você também pode usar a sua criatividade e misturar ingredientes, criando o seu chá usando mais do que uma erva.

Chá de Hibisco

O hibisco é um termogênico que ajuda a acelerar o metabolismo e estimula a queima de gordura. Ele também ajuda a controlar os níveis de colesterol, regular a pressão arterial, facilitar a digestão e regularizar o intestino. Além disso, também impede a absorção de parte do carboidrato e gordura ingeridos.

chás que ajudam a perder peso

É rico em flavonoides, sendo o principal a quercetina, que possui ação diurética  e evita o acúmulo de gordura. Eles também ajudam a aumentar o colesterol bom (HDL), diminuindo o colesterol ruim (LDL).

Além disso, por conta de sua excelente ação antioxidante e anti-inflamatória, contribui para a eliminação de toxinas e combate ao envelhecimento celular.

Chá Verde

Esse poderoso chá emagrecedor é um termogênico rico em cafeína e catequinas que aceleram o metabolismo, fazendo com que o organismo gaste mais energia. Além disso, também ajuda a facilitar a digestão, regular o intestino e combater a retenção de líquidos, promovendo o desinchaço do corpo.

É riquíssimo em antioxidantes, que combatem os radicais livres retardando e envelhecimento celular, ajudando assim a prevenir vários tipos de câncer. Com a sua função desintoxicante, elimina as toxinas. Além disso, também ajuda a combater o colesterol e a prevenir doenças do coração.

Chá de Oliveira

As folhas da oliveira são ricas em flavonoides, que apresenta ação anti-inflamatória e antialérgica. Além disso, também ajuda a fixar a vitamina C no organismo. Suas propriedades antioxidantes ajudam a combater os radicais livres e, com isso, previne as doenças degenerativas e o envelhecimento precoce.

Além disso, o chá de oliveira também contribui para o aumento da  sensibilidade à insulina, contribuindo para a baixa dos níveis de glicose na corrente sanguínea. Com níveis de glicose mais baixos, ocorre um menor acúmulo de gordura corporal.

Chá de Folhas de Amora

Existem vários estudos que já comprovam a eficácia do chá de folhas de amora como um forte auxiliar nos processos de emagrecimento. Segundo esses estudos, o chá da folha de amora contém propriedades capazes de estabilizar a insulina, o que ajuda no emagrecimento.

As folhas de amora contêm um ingrediente ativo que inibe a enzima envolvida na digestão dos carboidratos no trato intestinal. Essa enzima acaba inibindo a transformação dos carboidratos simples (pão, arroz, massas, batatas e farináceos) em glicose. Com todos esses benefícios, o chá da folha de amora acaba ajudando a normalizar os níveis de açúcar no sangue após as refeições.

Além desses benefícios, o chá da folha de amora também ajuda a inibir a retenção de líquidos. Com isso, o corpo acaba desinchando, promovendo uma drenagem corporal.

E então, gostou do nosso artigo? Agora que você já conhece os chás que ajudam a perder peso, que tal clicar aqui do lado e compartilhar com seus amigos em suas redes sociais?

Recomendados: