Como Usar a Semente de Chia Para Emagrecer? [Dicas Essenciais]

Assim como todos os segmentos do mercado mundial, a alimentação e a nutrição estão em constante evolução. Nos últimos anos houve uma procura crescente por alimentos saudáveis e que ajudem no emagrecimento, que colaborou para o destaque de alguns produtos que não eram tão procurados antigamente. Este é o caso da chia.

Neste artigo vamos descobrir as principais informações sobre esse poderoso composto.

O que é a Chia?

Se você nunca ouviu falar sobre a chia antes é recomendável que conheça mais sobre essa planta herbácea.

Originada no México, a chia possui alto valor nutricional, inclusive com alta presença de proteínas, fibras e ácidos graxos que são importantes para o consumo humano e fazendo muitos especialistas recomendarem a chia para emagrecer.

A última década fez o número de recomendações para o seu consumo subir radicalmente, especialmente sobre a sua capacidade de auxiliar nos processos corporais e propiciar o processo de emagrecimento com saúde e rapidez.

Uma das suas principais vantagens é o seu consumo. Ela não precisa ser utilizada isoladamente e cabe em conjunto com uma série de alimentos que vão desde saladas, passam por sucos, chegando até na tapioca (outro produto muito recomendado para quem deseja emagrecer).

Composição Nutricional da Chia

Os carboidratos presentes na sua constituição também ajudam na fama que esse alimento ganhou ao longo do tempo. Eles possuem alto índice glicêmico, o que é ótimo para quem deseja emagrecer. Ademais, boa parte da sua composição também é de fibras alimentares o que ajuda nas funções do metabolismo e na sensação de saciedade, evitando consumo em excesso de alimentos.

As proteínas também estão presentes e em boa parte são aminoácidos essenciais (justamente aqueles que o organismo não consegue produzir sozinho). Ela contém pouco menos de 10% da proteína necessária diária em cerca de 30 gramas do produto, valor bem alto para um alimento desse tipo.

Apesar de boas presenças de proteínas e carboidratos de baixo índice glicêmico, a grande razão para a alta recomendação do consumo de chia está mesmo nas fibras. Na mesma porção de 30 gramas, quase 40% das fibras diárias exigidas pelo organismo já são encontradas.

Os minerais e vitaminas também estão presentes nesse alimento. Ele é rico em magnésio, zinco, cálcio e ferro, além de apresentar algumas vitaminas importantes para o metabolismo, especialmente vitaminas do complexo B (B1, B2 e B3).

A sua composição tem valor nutricional muito alto e faz desse alimento uma das melhores opções disponíveis no mercado natural.

Benefícios da Chia

Não bastasse todos os nutrientes presentes na sua composição, a chia ainda traz uma série de benefícios para o funcionamento do corpo humano que, como não poderia deixar, trazem impacto direto na forma física, maximizando o desempenho corporal.

Chia
Chia

Veja a seguir alguns benefícios do consumo de chia para emagrecer.

→ Chia Ajuda a Emagrecer

A fibra é um dos principais componentes para ajudar o corpo com a sensação de saciedade. A sua ingestão faz com que o corpo sinta menos fome e o impacto na forma física é direto já que com menor fome o desejo de comer também irá diminuir.

Como você viu a chia é composta maciçamente por fibras, fato esse que gera grande ajuda ao organismo para que ele se sinta saciado e não tenha o desejo de consumir novos alimentos em curto período de tempo. Ademais, as fibras presentes na chia têm grande absorção de água que fazem a dilatação do estômago e também contribuem com essa sensação de saciedade.

A chia também atua diretamente para impedir a formação de gordura localizada, fato que por si só é altamente benéfico para quem busca a perda do excesso de peso.

→ Atuação Contra Doenças

Não é apenas na estética que a chia poderá ajudar. O combate às doenças complicadas como diabetes, hipertensão ou derrame também é característica desse alimento. Além disso, também ajuda a regular o colesterol.

Isso se dá através da sua atuação dentro de pequenos processos do metabolismo, como retardar a liberação de glicose para a corrente sanguínea ou a redução na formação de coágulos. Também atua diretamente na regulação dos vasos sanguíneos.

→ Efeito Antioxidante e Melhora do Sistema Imunológico

Os minerais presentes na sua composição (especialmente o zinco) são importantes para maximizar o desempenho do sistema imunológico e para garantir a manutenção e integridade das células corporais. Ainda atua como antioxidante, ajudando especialmente a desintoxicar o fígado.

→ Outros Benefícios

Ainda existem outros diversos benefícios menores (contudo não necessariamente sem importância) que podem ser encontrados com o uso da chia para emagrecer. Ela protege o cérebro atuando no sistema nervoso, deixa a pele e cabelos mais vistosos e ainda previne a celulite para as mulheres.

Como Usar a Chia para Emagrecer

Em meio a tantos benefícios importantes para o corpo humano, a chia para emagrecer passou a ser praticamente algo obrigatório. Ela poderá fazer toda a diferença para quem deseja buscar a boa forma.

A grande notícia, conforme citado anteriormente, é a facilidade para consumo. Ela pode ser aplicada de diversas maneiras diferentes sem perder suas características e propriedades naturais.

Veja a seguir algumas opções de como usar a chia para emagrecer.

  • Como Semente

O modo mais tradicional ao usar a chia para emagrecer é adicioná-la a alguns alimentos que também sejam saudáveis, tais como saladas, frutas ou iogurtes. Essa mistura é especialmente útil no café da manhã, dando ao organismo uma série de nutrientes importantes para a rotina diária. Ela também combina bem com chás.

  • Como Substitutas a Outros Alimentos

Uma das formas de encontrar a chia é em forma de gel. Para chegar a esse modo, basta deixar uma colher de sopa dentro de água por meia hora. Esse gel formado pela chia é excelente para substituir os ovos em algumas receitas, sendo uma opção menos calórica já que a gema do ovo tem bastante gordura.

  • Em Forma de Farinha

Como farinha a chia também é uma ótima opção. Ela pode ser colocada junto a diversos alimentos (especialmente sopas e frutas). Também pode ser substituta da farinha de trigo, deixando as receitas mais saudáveis. Experimente fazer um bolo com essa farinha, por exemplo.

Gostou desse artigo sobre a chia para emagrecer? Esse é certamente um alimento que merece a atenção de qualquer pessoa que deseja emagrecer. Deixe seus amigos também terem acesso a esse conteúdo compartilhando nosso artigo!

Recomendados: