A Queridinha do Brasil – Conheça os Milagres que a Cinta Abdominal Pode Fazer

Quem está desesperado para emagrecer e não está querendo fazer muito esforço para isso, costuma pensar em alguns caminhos mais fáceis para chegar lá, e uma das opções para isso são as famosas cintas abdominais. Nos deparamos há alguns anos com cintas abdominais elétricas que prometem uma barriga tanquinho, e as cintas abdominais de compressão que são aquelas cintas mais apertadas que funcionam modelando o corpo, mas a grande pergunta é, essas cintas abdominais diminuem a barriga?

As cintas abdominais prometem ser uma maneira fácil e segura para conseguir aquela barriga lisinha que você sempre quis sem gastar o tempo e o esforço de se exercitar. Esses produtos afirmam utilizar a ciência médica para fornecer músculos tonificados. Mas apesar do papo de vendedor, essas cintas abdominais podem até ajudar, mas não parecem ser a solução definitiva para diminuir a barriga.

O que é a Cinta Abdominal?

As cintas abdominais modeladoras são como uma roupa íntima que será usada por baixo das suas roupas, elas são muito firmes e de tecido de pouca elasticidade, funcionando de maneira a comprimir o nosso corpo, normalmente colocando o bumbum, a barriga, a cintura, e as pernas no lugar. Para ilustrar melhor, as cintas abdominais modeladoras são basicamente collants de ballet ou bodys de malhar.

Já as cintas abdominais elétricas, utilizam uma estimulação muscular elétrica, dando choques leves através de almofadas de gel que agem sob os nervos abdominais. Com esse estímulo, os músculos respondem se contraindo, mas não consomem oxigênio. Na medicina, essas cintas abdominais têm sido utilizadas por décadas na reabilitação de músculos lesionados, porém, essa estimulação elétrica não é suficiente para realmente queimar gordura e diminuir a barriga.

Os exercícios tradicionais, especialmente os de musculação são aqueles mais indicados para diminuir e tonificar a barriga, forçando os músculos a contrair e usar mais oxigênio. Diferentes exercícios funcionam de diferentes maneiras e os exercícios aeróbicos são aqueles ideais para perder peso.

Com essa compressão que as cintas abdominais modeladoras são capazes de fazer, e com a estimulação elétrica das cintas abdominais elétricas, elas começam a modelar nosso corpo, fazendo com que tudo fique no lugar. Mas e emagrecer e diminuir a barriga? Elas são realmente capazes de fazer isso?

A Cinta Abdominal Diminui Barriga?

A resposta é não, cintas abdominais modeladoras não são capazes de acabar com a gordura localizada ou queimar calorias, e elas ajudam apenas a modelar o corpo e em alguns casos podem ajudar na redução de celulites dando à pele uma aparência mais firme quando usada juntamente com cremes anticelulite, por exemplo.

Quanto a cinta abdominal elétrica, estudos mostram resultados mistos, onde afirmam que elas podem tonificar os músculos, mas não podem diminuir a barriga. Um estudo de 2005 publicado no “Journal of Sports Science and Medicine” descobriu que os indivíduos que utilizaram a cinta elétrica conseguiram um aumento de 58 por cento na força abdominal e um aumento de 100 por cento na resistência abdominal, mas não conseguiram peso ou diminuir seu IMC, sendo basicamente ineficaz em relação ao exercício físico.

Apesar de não ser possível diminuir a barriga e perder peso com as cintas abdominais, é preciso lembrar que essas cintas podem sim ser bastante úteis para remodelar o corpo quando estamos naquela fase de perder peso, porém, é preciso ter bastante cuidado com a frequência em que a cinta será utilizada.

Ainda que seja importante que a cinta seja utilizada continuamente para que os resultados realmente aconteçam é preciso lembrar, porém que, se usada mais do que o recomendado esse tipo de cinta acaba fazendo mal ao corpo pela forte compressão, deixando nossa respiração e circulação prejudicadas, além de deixarem marcas em nosso corpo que podem demorar para sair.

Quanto as cintas abdominais elétricas, normalmente quem decide optar por elas está com gordura subcutânea na região abdominal, e essa gordura bloqueia os sinais elétricos, impedindo que esse tipo de cinta realmente funcione. Pesquisadores da Universidade de Iowa descobriram em 2008 que os indivíduos com mais gordura sob sua pele precisavam de correntes mais fortes para afetar os músculos. Embora essas cintas abdominais permitam aos usuários aumentar sua resistência muscular, não há maneira de determinar o quanto e quando isso realmente irá acontecer, sendo necessário ao menos começar exercícios de emagrecimento para depois fazer uso dessas cintas.

Como Usar uma Cinta Abdominal?

A maneira correta de utilizar as cintas abdominais modeladoras é em primeiro lugar acertar no tamanho delas, onde elas devem comprimir o corpo, mas sem exageros, onde você não deverá sentir mal-estares quando utilizar esse produto, e caso isso aconteça, pare de utilizá-las imediatamente.

Cinta Abdominal - Como Usar
Cinta Abdominal – Como Usar

Quanto à frequência que elas devem ser utilizadas, você pode fazer seu uso durante o treino de musculação, por exemplo, para que o crescimento dos músculos seja um pouco mais direcionado para que tudo fique no lugar, ou pode ainda fazer seu uso em casa ou durante o dia de trabalho.

Os cremes anticelulite também são ótimos aliados quando decidimos por fazer uso das cintas modeladoras, e podem ajudar bastante a melhorar o aspecto da nossa pele.

Por fim, as cintas abdominais modeladoras podem trazer algum resultado quando o assunto é colocar algumas gordurinhas no lugar, mas a verdade é que os resultados são bem pequenos.

Quanto a perda de peso e redução de medidas em si, essas cintas realmente não funcionam, e para isso, não adianta, não existe mágica: é preciso investir em dietas e em uma boa rotina de exercícios para que se consiga perder peso com saúde e qualidade.

Dicas para Quem quer Diminuir a Barriga

A gordura só desaparece quando você faz exercícios e queima energia e os exercícios mais indicados para isso são os exercícios aeróbicos e posteriormente a musculação. Contrações passivas como as feitas pelas cintas abdominais elétricas não são capazes de fazer seu corpo queimar energia e diminuir a barriga.

Cintas abdominais também não são capazes de abordar questões como desequilíbrio hormonal, dieta, estresse e estilo de vida sedentário, e por isso, a grande dica é investir em exercícios e em uma alimentação balanceada.

Comente o que você achou do artigo. Não se esqueça de compartilhar na sua rede social favorita.

Recomendados: