Crie o Seu Código do Emagrecimento e Comece a Perder Peso Agora Mesmo

A vontade de ter um corpo em forma e sem qualquer gordurinha localizada para tirar do sério é um desejo comum a todos. O problema é que emagrecer não é nada fácil. Seja pela incrível quantidade de besteiras que aparecem na frente ao longo do dia, seja pela rotina agitada que não permite grandes intervalos de tempo para uma alimentação adequada.

Por isso, emagrecer exige muita vontade e esforço. Quem se dispõe a emagrecer e alcançar o corpo dos sonhos deve se preparar e criar regras importantes. O melhor ainda será criar o “código do emagrecimento”, uma série de regras que não poderão ser quebradas sob risco de estragar o objetivo.

Confira a seguir os itens que devem estar no seu código do emagrecimento.

Comer de Três em Três Horas

Essa é certamente a regra que mais causa espanto em quem começa uma dieta. A ideia de emagrecer comendo o tempo todo parece loucura, mas é a regra mais importante do seu código do emagrecimento.

Comer de três em três horas, porém, não engloba aquele chocolate ou um pastel frito. Evidentemente trata-se de uma alimentação saudável e com valor nutricional. Considere frutas e lanches saudáveis nos intervalos de três horas entre as refeições principais (café da manhã, almoço e jantar).

A importância de comer com esses intervalos está em manter o corpo saciado. Quem apenas se alimenta no café da manhã antes de almoçar, certamente terá muita fome e comerá mais do que o necessário no seu almoço. Essa fome pode ser quebrada com um lanche matinal ao comer uma maçã, por exemplo. (A maçã, aliás, é ótima no combate à fome já que possui muitas fibras na sua composição).

Alimentar-se Devagar e Mastigando Bem os Alimentos

Um erro muito comum de quem é apressado é engolir a comida rapidamente. Se você é daqueles que almoça em menos de dez minutos porque tem uma reunião dentro de algumas horas e ainda precisa mandar e-mails no escritório, saiba que é altamente possível que se enquadre nesse tipo de erro.

Ao comer de maneira mais lenta e mastigando mais vezes os alimentos, você encontrará dois benefícios. O primeiro é sobre a saciedade: ao mastigar mais vezes ficamos mais tempo com o alimento sobre o nosso paladar e menos comida representa estar mais satisfeito.

O segundo benefício é em relação à digestão. Engolir pedaços maiores de comida dará mais trabalho ao organismo para trabalhar aquele alimento, fato que não ajuda em nada quem está buscando tornar o funcionamento corporal o mais saudável possível e fazer com que isso ajude no processo de emagrecer.

Evitar o Sal ao Máximo

Pare com o Sal (STOP)
Pare com o Sal (STOP)

O sal é um ótimo tempero para as comidas. Muitas vezes quando alguém não gosta de algo reclama que o alimento está “sem sal” – essa frase virou até uma maneira popular de chamar coisas que parecem sem graça. O problema é que o sal é um dos inimigos para quem deseja emagrecer.

Além de não produzir qualquer resultado positivo sobre a saúde humana, o sal exigirá mais presença de água dentro do corpo para equilibrar a sua presença dentro do organismo. O resultado disso é a sensação de inchaço e aumento de peso pelo excesso de água internamente.

Uma boa sugestão é trocar o sal por outros temperos. Ervas, limão ou alho, por exemplo, também podem deixar a comida saborosa e não fazem tão mal ao organismo quanto o sal.

Atividade Física

A menos que você seja uma máquina de comer besteiras (doces e frituras principalmente), a correção alimentar sozinha não fará grandes milagres – caso sua dieta seja muito desregrada, a correção pode trazer resultados imediatos.

A questão é que comer de maneira saudável, mas seguir uma vida sedentária e sem atividade física complicará bastante qualquer projeto de emagrecimento. A atividade física precisa estar presente na sua rotina e no seu código do emagrecimento.

Vale lembrar, o que faz engordar é ingerir menos calorias do que se gasta. Comer pouco, mas gastar quase nenhuma energia certamente engordará. Para emagrecer é preciso comer com qualidade, sem exagerar nas calorias e ainda gastá-las com exercícios físicos.

E se você acha academia chata, existem diversos meios de exercitar-se mesmo em uma rotina tão corrida. Corridas em parques, caminhadas, futebol, tênis ou natação são alguns exemplos do que fazer.

Comer Fibras

As fibras são ótimas para combater a fome, gerando uma sensação de saciedade que ajudará muito a não abusar nas refeições principais. Elas precisam estar em qualquer dieta de quem deseja emagrecer. Frutas, hortaliças e leguminosas são ótimas fontes de fibra.

Cortar Doces e Frituras

Apesar de muito saborosos, os doces e frituras são os inimigos número um de qualquer dieta. Não comê-los deve estar no topo da lista do seu código de emagrecimento.

O grande problema desse tipo de alimento está na sua composição. São muito saborosos, mas não possuem nenhum valor nutricional sendo, inclusive, fonte pura de gordura. O resultado de comer esse tipo de alimento é óbvio: engordar.

Também não significa que você precise passar por torturas psicológicas e não possua comer uma vez ou outro, desde que esporadicamente. Esporadicamente não é comer dia sim, dia não, mas uma ou duas vezes no mês – e sem abusar nesses dois dias.

Há quem use o “dia do lixo”, um dia da semana para comer tudo que tiver vontade, inclusive doces e frituras. Essa estratégia é polêmica, mas realmente funciona. Caso adote essa estratégia, é importante ter em mente que fazer um dia do lixo significa seguir 100% à risca a dieta nos demais dias da semana, sem qualquer exceção.

Bebidas alcoólicas entram nessa mesma categoria pelo mesmo motivo: são péssimas para a saúde e ainda representam uma grande fonte de gordura que deve ser evitada a todo custo para não causar estragos na sua dieta.

Hidratar-se Sempre que Possível

O último item do código do emagrecimento deve ser o consumo de água. Essa é certamente a melhor bebida não apenas para quem quer emagrecer, mas também para aqueles que desejam manter saudáveis. A água é vital para uma série de mecanismos do organismo e sua falta pode causar problemas.

Ela é ainda essencial para ajudar a limpar o organismo de impurezas, inclusive aquelas que causam inchaço e tornam a sensação de gordura corporal ainda pior.

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