As 8 Soluções Mais Eficazes para Ser Fitness de Verdade

Ser adepta às atividades físicas é muito bom e, de certa forma, nunca podemos parar de praticar nenhuma atividade física, porém, manter essa rotina de atividades físicas requer muita disciplina e dedicação. Mas a partir do momento que tomamos essa consciência, nos damos conta que somos controladores dos nossos corpos e cabe a nós mesmo reverter a nossa situação.

Ser fitness vai além do que apenas compartilhar dicas saudáveis com as amigas, é fazer mudanças com você mesmo e com o resto do mundo. Estar bem externamente tem relação com o seu interior, é se permitir a mudanças deixando-as que elas aconteçam gradualmente.

Infelizmente nada cai do céu, e vocês não encontrarão aqui fórmulas mágicas mas sim dicas, experiências, mostrando como ser fitness.

Os Primeiros Passos Rumo ao Projeto Fitness

Os primeiros passos de qualquer atividade diferente que decidimos fazer são os mais difíceis, pois exigem mudanças, muitas vezes drásticas. Ou seja, a quebra da nossa zona de conforto, que nada mais é do que tudo o que já estamos acostumados a fazer, que não nos proporciona nenhum esforço maior e nos transmite total segurança.

Se você quiser resultados diferentes, são necessárias atitudes diferentes. Atitudes tais que são mais simples do que você possa imaginar, as mudanças, portanto, precisam ser graduais. Quando queremos resultados imediatos, acabamos por tomar medidas extremas e medidas extremas não se sustentam.

  1. Dê um Tempo aos Aparelhos de Academia

Nós permanecemos o dia inteiro sentadas em escritórios, ou seja, lá é a forma em que encontramos para ganharmos nosso dinheiro. Na hora de malhar, o ideal é mudar de posição para sacudir a preguiça. Para manter-se estimulada e criar uma rotina de exercícios é preciso trocar a academia pelo parque. É preciso também caminhar, correr, andar de bicicleta. Dessa forma, além do seu treino ficar mais divertido, ele também será mais benéfico para o seu corpo.

  1. Invista nos Circuitos

Mover-se rapidamente de um exercício ao outro é ótimo para o sistema cardiovascular e também para tonificar o corpo inteiro. Vá a um parque e faça três séries com 15 repetições de agachamento, abdominal, polichinelo, flexão de braço, afundo e saltos, sem descanso entre eles.

  1. Verifique sua Postura

Ter consciência corporal é fundamental. Você não deve levantar mais peso do que você aguenta, por isso, procure o auxílio de um professor ao executar os movimentos. Tenha também cuidado ao levantar qualquer carga, pois a má postura pode pressionar os ossos e ligamentos e acabar provocando lesões. Verifique, sempre, a posição correta do corpo antes de fazer qualquer tipo de exercício.

  1. Leve sua Água

Durante a malhação ou quando for fazer qualquer tipo de exercício, hidratar-se é muito importante para recompor os nutrientes do organismo. Nos treinos de baixa intensidade, como exercícios na academia, beber água é suficiente.

Já nos de alta intensidade e longa duração, ingira bebidas isotônicas, mas com moderação, SEMPRE. Elas não devem ser consumidas em excesso, pois o alto nível de sais mineirais pode sobrecarregar as funções renais.

  1. Nunca Deixe de Praticar Exercícios

Alongamento
Alongamento

Troque elevadores por escada. Em casa você pode substituir os aparelhos da academia por exercícios mais simples como abdominais, flexões e agachamentos com pesinhos.

O importante é manter a rotina de treinos e não inventar desculpas para abandonar o projeto fitness. Pratique também exercícios ao ar livre pois estimulam a produção de endorfina e alivia o estresse. Além disso, você queima mais calorias quando corre contra o vento.

Outra dica que funciona bastante é optar por esportes que tragam prazer durante a sua prática e ainda sejam benéficos ao seu corpo, como por exemplo o stand-up paddle, o futebol de praia e o surfe.

  1. Finja que Ainda é uma Criança e Salte na Cama Elástica

Correr é entediante? Volte a ser criança. Durante os intervalos na corrida, pule corda por 20 segundos. Isso vai deixar o exercício mais divertido e dinâmico. A combinação é superpoderosa e queima muitas calorias.

Você também pode saltar na minicama elástica. Os joelhos sofrem menos impacto o que diminui a possibilidade de lesão e as calorias queimadas são as mesmas, você nem perceberá o quanto está trabalhando. É importante também que você se alongue sempre. Essa etapa é a responsável por manter os músculos flexíveis, se você não puder alongar no pós-treino, você pode fazer estes exercícios ao longo do dia, movimentando o pescoço, agachando até tocar os pés e fazendo inclinações laterais com os braços esticados.

  1. Mantenha-se na Linha com Aplicativos

Você está precisando de uma ajudinha para conquistar um corpo saudável? Os aplicativos para celulares e tablets podem ajudar. Eles ajudam a descobrir o número de calorias que deve ser ingerido para alcançar o peso desejado de acordo com a quantidade e a intensidade de exercícios praticados durante o dia. É uma maneira prática de documentar seu progresso e saber se você pode se render a um pedaço de bolo de chocolate.

E vamos combinar que quando o assunto é entrar em forma, todo tipo de incentivo é bem vindo e outra coisa que pode vir dos celulares é a música que pode ser uma ótima aliada. Tente montar uma playlist com faixas que considere empolgantes. Músicas que tenham batidas marcadas e animadas, como o hip-hop e o house, que geralmente são as melhores opções.

  1. Tem que Suar, Mas não se Esqueça dos Lanchinhos

As pessoas não gostam de suar, mas isso é muito importante para o organismo. A transpiração serve para ajustar a temperatura corporal. Use uma toalha se achar está suando em excesso.

Uma outra coisa importante é não se esquecer dos lanchinhos. Alimente-se antes e depois de se exercitar para obter melhores resultados. No pré-treino uma barrinha de cereais ou uma maçã ajudam a manter o pique, depois é importante consumir carboidratos e proteínas, pois são eles que irão reparar os músculos e evitar o catabolismo que é o desgaste excessivo da musculatura, causado por má alimentação e excesso de atividade física.

Agora que você já definiu melhor seus objetivos e decidiu fazer com que eles se tornem resultados reais é hora de você procurar o meio de fazer isso, você pode escolher conforme seu perfil e necessidade. Há uma série de atividade que podem lhe ajudar a fazer essa escolha como a dança, luta, musculação, ginástica e outras.

Se você escolher uma atividade que gosta, a probabilidade de continuar fazendo com o passar do tempo é maior. Não desista mesmo se sentir dores musculares, pois isso é apenas um aviso do seu corpo de que ele está percebendo suas mudanças, se você desistir entrará novamente na zona de conforto.

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