“Matando a Fome” Com Garcinia Cambogia – Sua Eficácia Comprovada

Saiba tudo que está por trás desta planta e seus efeitos colaterais

A Garcinia Cambogia está sendo popularmente chamada como a “planta que mata a fome”. Além disso, ela vem sendo considerada a descoberta do século pelos adeptos a novos métodos de emagrecimento.

Devido à sua alta popularidade, muitas pessoas têm buscado nessa planta uma solução para emagrecer rápido. Porém, muitas delas não sabem como ela age no organismo e quais são os seus efeitos colaterais.

O Que é a Garcinia Cambogia

A Garcinia Cambogia é uma árvore de pequeno porte, originária das florestas do Sul da África e da Polinésia, muito comum em países como Tailândia e Vietnã. O seu fruto tem um poderoso componente com capacidade de diminuir a fome e a vontade de comer doces. A medicina convencional também usufrui de seus poderosos elementos para estimular a produção de bile.

Na Índia a Garcinia Cambogia, já está presente na culinária há muitos anos, pois além de ajudar na luta contra a balança, ela também faz parte da composição do curry, uma mistura de diversas especiarias muito utilizada no tempero de pratos típicos da região.

Os primeiros estudos sobre a Garcinia Cambogia iniciaram na década de 60 quando testes foram realizados por botânicos e também por farmacêuticos que constataram sua eficácia no processo de emagrecimento.

O extrato de Garcinia Cambogia começou a ser produzido e comercializado na década de 90.

Comprovação da Eficácia da Garcinia Cambogia

Nos Estados Unidos, foi realizado um estudo que reuniu menos de 100 pessoas que foram divididas em dois grupos. O primeiro grupo recebeu uma dieta controlada juntamente com o extrato de Garcinia Cambogia. Já o segundo grupo recebeu apenas um placebo. Após dois meses, observaram que o primeiro grupo apresentou uma perda de peso considerável, em torno de 5kg, já o segundo grupo perdeu em torno de 1kg.

Conhecendo Um Pouco Mais Sobre a Garcinia Cambogia

A redução da gordura corporal bem como as propriedades que trabalham na redução do apetite vem do AHC (ácido hidroxicitrato), que é muito semelhante ao ácido que é encontrado no limão e na laranja.

Ele é encontrado principalmente na pele do fruto da Garcinia Cambogia. Conheça o funcionamento dos mecanismos responsáveis pela ativação das propriedades da Garcinia Cambogia:

  1. Age Como Bloqueador de Gorduras

Os carboidratos que são ingeridos em excesso são transformados em gordura e logo depois são armazenados na forma modificada. Para que aconteça o bloqueio do armazenamento da gordura, é necessário que a enzima ATP-citrato liase – entre em ação. Ela, aliada ao AHC, realiza o bloqueio e consequentemente, impede que a gordura produzida seja armazenada.

  1. Redireciona as Calorias

Após a realização do bloqueio, o ácido hidroxicitrato transfere as calorias para que haja a formação do glicogênio, que é um tipo de açúcar que é armazenado no fígado e nos músculos. A inibição da vontade de consumir doces ocorre no momento em que o fígado passa a armazenar mais glicogênio que açúcar.

  1. Redução do Apetite

Quanto maior a síntese do glicogênio, mais o controle do apetite. Quando as reservas do glicogênio estão cheias, a receptação de açúcar que ficam localizados no fígado é estimulada e sinais de saciedade são enviados ao cérebro, sem que aconteça estimulação no sistema nervoso central. A liberação da serotonina também é estimulada, pois é um neurotransmissor que está diretamente ligado ao controle de apetite.

Benefícios da Garcinia Cambogia

A Garcinia cambogia é um excelente recurso natural, pois altera toda a fisiologia do organismo, sem que exista a necessidade de estímulo do sistema nervoso central para que ocorra a perda de peso.

Apesar de parecer, ela não faz milagres. Não pense que pode comer de tudo sem o menor controle da alimentação e utiliza-la no intuito de perder peso. Isso não irá acontecer.

Como em qualquer processo de emagrecimento, é necessário que exista o controle da alimentação com poucas calorias e pouca gordura, bem como a prática de exercícios físicos para acelerar o metabolismo.

Entre os principais benefícios da Garcinia Cambogia, podemos destacar:

  • Possui ação diurética, o que facilita a eliminação dos líquidos através da urina;
  • Ajuda no funcionamento do intestino, pois é rico em fibras;
  • Ajuda pra que não exista formação de gordura pelo fígado através da inibição da enzima liase;
  • Melhora os níveis de colesterol no sangue;
  • Reduz a produção do hormônio oxerina que é responsável pelo apetite;
  • Diminui o apetite sem que ocorra nenhum tipo de estímulo no sistema nervoso central;
  • Possui ação termogênica, pois acelera o metabolismo para que ocorra a queima de calorias de uma forma mais rápida evitando o acúmulo de gordura na corrente sanguínea.

Como Encontrar o Extrato de Garcinia Cambogia

garcinia-cambogiaO extrato da Garcinia Cambogia pode ser encontrado em suplementos alimentares para perda de peso em diversas formas: em cápsulas, comprimidos, barra ou pó, seu preço está na casa dos R$5.

Muitas pessoas a consomem em forma de chá, porém ela possui um sabor amargo fazendo necessário misturar outras ervas como o hortelã para melhorar seu sabor sem alterar suas propriedades.

Sua fama começou com um mais um suplemento emagrecedor natural. Hoje a Garcinia Cambogia já é uma das plantas com propriedades emagrecedoras mais procuradas no ocidente.

As análises ainda não foram suficientes para comprovar seu real efeito assim como suas reações adversas. Mesmo sem estudos conclusivos, existem diversos relatos de pessoas que fizeram uso do extrato da Garcinia Cambogia e conseguiram efeitos satisfatórios, ou seja, há ocorrências de perda de peso de uma forma efetiva.

Variação da Garcinia Cambogia

Uma de suas espécies, a Garcinia Mangostana, é considerada um fruto tropical que está sendo vendido como um “superalimento”. Em estudos ealizados foi detectado que em sua casca há a presença de xantonas, que é uma substância com ação comprovada como antioxidante, antiumoral, antibiótica, anti-inflamatória, antifúngica e por fim antiviral.

A Garcinia Mangostana tem sido utilizada no tratamento de doenças como reumatismo, problemas com a digestão além de ser utilizado como tônico cardíaco.

Quais as Indicações para o Uso da Garcinia Cambogia?

Como já falamos anteriormente, a Garcinia Cambogia não é utilizada apenas por quem deseja perder peso de uma forma rápida, ela possui diversas outras funções, como:

  • Auxila no tratamento do reumatismo;
  • Aumenta os níveis de energia;
  • Aumenta a imunidade;
  • Auxilia no tratamento da disenteria;
  • Auxilia no tratamento de úlceras;
  • Previne o armazenamento da gordura no seu organismo, principalmente no fígado.

Garcinia Cambogia Emagrece Realmente?

De acordo com os estudos realizados ainda na década de 90, houve comprovação de sua eficácia. Porém não existem relatos de novos estudos sobre a ação da Garcinia Cambogia, o que gera questionamentos sobre a sua eficiência como emagrecedor.

Alguns suplementos utilizam o extrato de Garcinia Cambogia como base e promete milagres. Também não existem relatos dos usuários que perderam peso com a utilização da Garcinia Cambogia sobre o efeito rebote, tão famoso entre diversos emagrecedores disponíveis nas prateleiras para venda. Isso o torna ainda mais atraente.

Por se tratar de uma planta, será que os efeitos colaterais da Garcinia Cambogia, se existirem, são tão agressivos quanto os demais emagrecedores que prometem o emagrecimento rápido e eficaz? Vamos ver a seguir.

Efeitos Colaterais da Garcinia Cambogia

De acordo com relatos dos usuários, os efeitos colaterais mais comuns causados pela Garcinia Cambogia são:

  • Problemas estomacais;
  • Intoxicação;
  • Náuseas;
  • Vômito;
  • Dores de cabeça;
  • Erupções cutâneas.

Apesar de ainda não existirem testes com humanos, nos estudos realizados em laboratório com ratos foi comprovada à atrofia testicular, ou seja, diminuição do tamanho dos testículos. Apesar de a reação ter sido constatada apenas em ratos, é necessário tomar cuidado com o uso da Garcinia Cambogia.

Quem Não Deve Fazer Uso da Garcinia Cambogia

  • Mulheres grávidas ou lactantes, pois o efeito em crianças ainda é desconhecido;
  • Pessoas que fazem uso de antidepressivos;
  • Pessoas que fazem uso de qualquer tipo de medicamento que estimule a produção de serotonina, pois pode haver toxicidade de serotonina. Esse estado eleva os batimentos cardíacos;
  • Portadores de Mal de Alzheimer;
  • Pacientes diabéticos, pois o extrato contribui para diminuir os níveis de açúcar no sangue, que causa hipoglicemia.

Indicação de Uso da Garcinia Cambogia

A comercialização da Garcinia Cambogia é feita em potes com quantidades que podem variar de 60 a 180 cápsulas. A indicação de uso é realizar a ingestão de uma cápsula meia hora antes de cada refeição.

O ideal, para que não haja riscos para a saúde, é de 3 cápsulas por dia, sendo uma antes de cada refeição principal ( café da manhã, almoço e jantar). Cada cápsula geralmente contém 500mg do extrato da Garcinia Cambogia.

Considerações Sobre a Garcinia Cambogia

Não é possível afirmar que a Garcinia Cambogia pode emagrecer, visto que seus resultados podem variar de pessoa para pessoa, de acordo com o organismo de cada um.

Se você estiver decidido a incluir essa suplementação em sua dieta para perder peso, lembre-se de verificar a procedência da marca. Escolha de acordo com as informações sobre sua eficácia e colocação no mercado.

Busque auxílio profissional, antes de iniciar o uso da Garcinia Cambogia, para que você não comprometa sua saúde sem a menor necessidade. Se notar qualquer tipo de efeito colateral, suspenda imediatamente seu uso, sempre informando ao profissional que está lhe auxiliando.

Se quiser diminuir o risco de aparecimento de efeitos colaterais causados pela Garcinia Cambogia, não utilize outros medicamentos ou substâncias para emagrecer. Jamais esqueça a importância do exercício físico, pois ele irá potencializar os resultados almejados.

Recomendados: