Tomou Corticóides e Acabou Engordando? [Saiba] Como Perder o Peso de Forma Eficaz

Os corticóides são substâncias encontradas em remédios antiinflamatórios, que são vendidas na maioria das vezes como pomadas, comprimidos, injetáveis ou soluções.

Algumas dessas medicações podem ser obtidas sem receita médica e têm um efeito rápido no controle e combate de diversas doenças.

No entanto, a automedicação com corticóides e a utilização inadequada desse remédio pode atingir de modo perigoso a saúde do seu organismo, portanto, procure sempre a orientação medica para que o profissional recomende a dose certa para você e o período adequado para o uso do remédio.

Porque Corticóide Engorda?

O uso prolongado de corticóide pode engordar porque estes medicamentos alteram o metabolismo das gorduras, levando a uma distribuição irregular da gordura no corpo.

Os indivíduos que consomem regularmente corticóides podem desenvolver Síndrome de Cushing, que se revela por meio de aumento de peso, gordura abdominal, rosto redondo, estrias avermelhadas no corpo, acne no rosto e pernas e dedos finos, por causa da alta quantidade de cortisol no sangue.

O que Fazer para Emagrecer Depois de ter Tomado Corticóide?

Esse efeito colateral pode ser corrigido, mas não de maneira imediata. Você irá precisar fazer uma reeducação alimentar juntamente com exercícios físicos regulares para conseguir se livrar dos quilos que adquiriu.

Infelizmente, o caminho para emagrecer os quilos que foram ganhos com a medicação não é fácil. Por esse motivo, muitas pessoas que não procuram um profissional e resolvem perder peso somente com dietas da moda e pílulas, acabam se frustrando.

Corticóide
Corticóide

O que Precisa ser Evitado Enquanto se Ingere essa Medicação?

Você já deve estar ciente que o corticóide engorda porque ele aumenta o apetite, fazendo com que você coma mais do que o habitual, desse modo, tente prestar atenção nas suas escolhas e opte por alimentos saudáveis quando estiver à mesa.

Uma dica que você deve seguir é evitar ao máximo a ingestão de alimentos pouco nutritivos e muito calóricos, como os carboidratos refinados e os doces. Opte por comidas que farão com que você fique saciado por mais tempo e que são de baixa caloria, como as frutas, as proteínas magras e os legumes.

Uma alimentação com bastante potássio e pouco sódio pode lhe auxiliar na hora de diminuir a retenção de líquidos ocasionada pela utilização dos corticóides.

Para conseguir que sua dieta seja mais rica de potássio, ingira mais verduras escuras, feijão branco, cogumelos, abacate e abóbora.

Os Efeitos Colaterais dos Corticóides

Na maioria das vezes, os efeitos colaterais dessas medicações são leves e têm cura com facilidade, basta parar de tomar o remédio.

Mas, alguns outros efeitos, variando de pessoa para pessoa, podem durar a vida toda, e utilizar essa medicação por mais de 1 mês ou em doses maiores que o normal, pode fazer com que o indivíduo tenha efeitos colaterais sistêmicos, comprometendo vários órgãos.

Desse modo, pode ocorrer:

Aumento de Peso

Os corticóides engordam porque eles aumentam o apetite e modificam o metabolismo das gorduras, fazendo com que o corpo acumule mais gordura do que o normal, principalmente no rosto, no pescoço e nas costas, e também há perda de massa muscular nas pernas.

Com essa medicação, pode ocorrer uma diminuição do metabolismo que reduz o gasto de energia, o que acaba ocasionando o ganho de peso.

Além disso, pode acontecer retenção de líquidos, que faz com que a pessoa fique inchada e com aumento de volume corporal.

Diminuição do Apetite Sexual

A diminuição do apetite sexual pode acontecer porque esse medicamento diminui os hormônios sexuais, como testosterona, progesterona e estrogênios no sangue, diminuindo o interesse sexual.

Por essa razão, também pode acontecer algumas alterações do ciclo menstrual ou até mesmo a ausência de menstruação.

Desenvolvimento de Estrias Vermelhas

Utilizar corticóides por mais de 3 meses pode fazer com que apareça estrias vermelhas na pele e também pode haver o desenvolvimento de herpes e acnes, que são alterações bem frequentes quando se usa esse medicamento.

Alterações no Estômago e Intestino

O consumo de corticóides pode fazer com que você tenha sintomas como azia, dor abdominal e refluxos, ainda mais se ele for ingerido juntamente com outra medicação. Além disso, também pode haver o desenvolvimento de úlceras no estômago.

Problemas de Visão

Utilizar corticóides pode fazer com que você tenha modificações na vista, como o desenvolvimento de glaucoma e cataratas, majorando assim a dificuldade de enxergar.

Infecções Regulares

As pessoas que ingerem corticóides possuem um risco maior de desenvolverem infecções, como urinária ou respiratória, porque as defesas do organismo são diminuídas.

Irritabilidade e Insônia

Você pode ainda passar por momentos de muita irritabilidade, juntamente com uma imensa vontade de chorar e dificuldades para dormir.

Se esses sintomas forem muito frequentes, é necessário a procura de um profissional, pois pode ocasionar depressão, diminuir a concentração e também acarretar perda de memória.

Como Eliminar o Corticóide do Corpo de Modo Natural?

Para quem deseja desintoxicar o corpo, existe uma ótima receita natural de limão com verduras frescas. Esse suco desintoxicante auxilia a eliminar as toxinas que são acumuladas no organismo e no fígado por causa do consumo de algumas substâncias ou alimentos.

Essas toxinas são substâncias prejudiciais geradas como resultado da ingestão de componentes químicos usados pela indústria alimentar, como os aditivos, conservantes, corantes, adoçantes, fármacos ou até mesmo a poluição.

Além de gerar a desintoxicação do organismo, esse suco detox também tem propriedades revigorantes, reforçando o sistema imunológico.

Ingredientes

  • 3 hastes de aipo;
  • 1 maçã;
  • 1 limão;
  • 5 folhas de espinafre.

Modo de Preparo

Coloque todos os ingredientes no liquidificador, bata e côa logo em seguida. Consuma esse suco durante 7 dias para conseguir a desintoxicação completa do seu organismo e ainda consiga emagrecer alguns quilinhos.

Para potencializar a desintoxicação do organismo você também precisa evitar o consumo dos seguintes alimentos:

  • Cafeína;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Açúcares.

Além desse suco, as sopas também podem ser utilizadas para desintoxicar o organismo e auxiliar na perda de peso.

Agora que você já está ciente dos efeitos dos corticóides e como emagrecer depois do seu consumo, deixe seu comentário logo abaixo dizendo o que você achou desse artigo.

Curta e compartilhe; e se tiver dúvida, nos envie uma mensagem!

Recomendados: