Tenha Uma Cozinha Prática E Emagreça Com Saúde – Conheça Como Começar

Para ajudá-lo a cozinhar e comer de maneira mais saudável, vamos nos concentrar em dicas e ideias de cozinha prática para emagrecer com saúde.

Pesquisas relacionadas a o que é melhor para emagrecer e para melhorar sua saúde sempre aparecem, mas aprender e usar suas habilidades em uma cozinha prática pode ajudar muito nesse processo.

A ideia de aprender dicas para manter sua cozinha prática e emagrecer com saúde é essencial para manter seus hábitos saudáveis. As dicas abaixo irão ajudar você a conquistar seus objetivos.

Vamos começar? Certo.

Invista em Saladas

Existem muitas maneiras de manter uma cozinha prática e emagrecer com saúde, mas há uma maneira principal que é muito fácil e conveniente, e que deverá ser seu primeiro campo favorito dentre todos: as saladas.

Ok, na grande maioria das vezes as saladas não são as favoritas das pessoas, principalmente aquelas que estão mais acostumadas com alimentos gordurosos, mas com certeza elas são muito mais saudáveis.

Ainda que você já esteja acostumada a comer saladas, algumas dicas são importantes na hora de investir em sua cozinha prática:

  • Saladas são Muito Fáceis de Fazer: Hoje em dia é possível encontrar legumes e verduras já higienizados e prontos para o consumo, onde você precisará apenas picá-los da maneira que achar melhor e fazer seu tempero. Para aquelas pessoas que não dispõem de muito tempo, essa é com certeza uma das melhores dicas para uma cozinha prática.
  • Faça seu Próprio Tempero: Se você tem o costume de comer saladas com temperos prontos, é hora de parar com isso. Esses temperos normalmente são muito calóricos e de nada adianta investir em uma salada se eles estão no pacote. Prefira sempre fazer seu tempero utilizando limão, vinagre balsâmico, pouco sal e muitas outras especiarias e temperos capazes de deixar sua salada com um sabor incrível.
  • Coma Salada no Café da Manhã: Pode parecer estranho comer salada no café da manhã, mas essa é uma ótima maneira de dar mais combustível para o seu dia e ainda consumir menos calorias. Ao invés de ingerir carboidratos logo pela manhã, as saladas, por outro lado, contêm fibras e ingredientes de baixo índice glicêmico que irão ajudar você a se sentir saciada por mais tempo.
  • Começar o Dia com uma Salada é Demais para Você? Então Sempre Comece seu Almoço e Jantar por ela: Se você não pode (ou não quer) começar o seu dia com uma salada, tente começar o almoço ou jantar com uma. Mais uma vez, os ingredientes da salada estão cheios de fibra e água, que faz com que você se sinta cheia por mais tempo, ou seja, você vai começar a consumir porções menores de comida no almoço e jantar. Se você quer perder peso, este é um ótimo método.

Fique Hidratada

Quando estamos hidratados, é mais fácil fazer boas escolhas de alimentos e permanecer saudável. A fome excessiva pode ser causada pela desidratação, ou seja, antes de sair correndo atrás de um biscoito, beba um copo de água natural e espere a fome passar. Agora você já pode escolher uma fruta ou algo mais leve para se alimentar em sua cozinha prática.

Sempre Tome Café da Manhã

Normalmente, muitos de nós já começam seu dia com um salgado ou qualquer coisa rápida que encontramos na rua, porém, para nossa cozinha prática é interessante investir em frutas, queijo branco ou na sugestão de uma salada para um bom café da manhã. Chás sem açúcar também são uma ótima opção rápida e que ajuda muito a emagrecer.

Faça Pratos Especiais no Final de Semana

Você pode até não ser uma pessoa que ama cozinhar, mas em nossa cozinha prática, esse exercício pode ajudar muito a melhorar sua saúde.

Gastar apenas uma hora no domingo preparando um prato especial pode ajudar você a permanecer saudável durante toda a próxima semana e fazer com que você se sinta mais animada por ter preparado algo muito saboroso e saudável.

Embora este hábito possa parecer trabalhoso, ele pode realmente se transformar em um ritual muito divertido, especialmente se você fizer isso em família ou com amigos, aproveitando uma taça de vinho e ouvindo uma boa música.

Coma em Pratos Menores e mais Devagar

O tamanho das nossas refeições definitivamente contribuí para o nosso problema de sobrepeso, por isso, se começamos a comer em pratos menores ficamos mais propensos a comer menos. Além disso, comer mais lentamente dá ao nosso organismo a chance de deixar nosso cérebro saber que estamos satisfeitos e que podemos parar de comer.

Na Hora de Escolher Seus Alimentos, Prefira:

Arroz Integral

Arroz Integral
Arroz Integral

Carboidratos brancos podem ser muito saborosos, mas é importante preferir grãos inteiros como o arroz integral. O arroz integral tem um maior teor de fibra, o que é bom para o seu coração e diminui sua cintura. Mesmo que leve mais tempo para cozinhar do que o arroz branco, o arroz integral pode ser congelado e dura mais tempo, então você sempre pode fazer uma grande quantidade, dividir em tamanhos de porções padrão e depois congelar, mantendo sua cozinha prática.

Espinafre

Folhas de cor verde escuro fazem muito bem a saúde e são ótimas opções a serem adicionadas em sua cozinha prática. A razão é que elas têm altos índices de ácido fólico, como a vitamina B-12, que é capaz por exemplo de prevenir o câncer, doenças cardíacas, depressão e demência.

Você pode comer o espinafre cru e bem temperado, refogado com alho e cebola, ou ainda colocá-lo em seu suco verde com outras frutas. Super simples e rápido de preparar o espinafre é uma boa opção para uma cozinha prática.

Batata Doce

Você gosta muito de doces? Essa é uma boa notícia para você. Se você quer emagrecer e melhorar sua saúde, esqueça a sobremesa e prefira a batata-doce. Este vegetal de raiz contém muitas vitaminas, e é ótimo para os nossos olhos e sistema imunológico, e ainda contém fibras capazes de regular o intestino.

As batatas doces podem ser assadas, cozidas no micro-ondas, cozidas no vapor, feitas em finas rodelas como batatas chips assadas, entre outros preparos de cozinha prática. Elas também são relativamente baratas e podem ser armazenadas por cerca de 2 a 3 semanas em um lugar fresco e escuro.

Nozes e Salmão

Estes dois ingredientes são ambos elevados em diferentes tipos de ômega-3, que são ácidos graxos essenciais que nosso corpo precisa para funcionar corretamente. Alguns estudos também mostraram que omega-3 pode nos ajudar a regular o colesterol e a pressão arterial, o que naturalmente reduz o risco de doenças cardíacas. Além disso, ambos ingredientes são ricos em proteínas, o que praticamente mantém todo nosso corpo – pele, órgãos, músculos, ossos – funcionando adequadamente.

Nozes são boas opção de cozinha prática em saladas, mas para variar, você também pode adicioná-las em pestos, sendo um ótimo molho para um macarrão integral, por exemplo.

O salmão pode ser feito de diversas maneiras, sendo assado, cozido ou consumido até mesmo cru, como sashimi. Um dos peixes mais saborosos e saudáveis disponíveis, o salmão é uma ótima pedida.

Com essas dicas de cozinha prática você agora pode se organizar melhor e escolher os melhores pratos para seguir a sua dieta de maneira saudável. Cozinhar pode ser uma ótima maneira de se divertir, emagrecer e se manter saudável!

 

Compartilhe este artigo com seus amigos!

Recomendados: