Conheça 11 Principais Técnicas para Conseguir Perder Peso de Maneira Rápida e Eficaz

Você provavelmente sabe qual é o conselho universal para quem quer perder peso: Coma menos e exercite-se mais. Ao fazer ambos corretamente, você garante que irá conseguir perder peso com saúde, porém, existem outras estratégias cientificamente comprovadas para ajudar você a perder peso um pouco mais facilmente.

Conheça melhor essas técnicas e consiga alcançar grandes resultados mais rápido.

Durma Bem

De quanto sono precisamos? Dormir o suficiente é quase tão importante quanto exercícios ou uma boa dieta quando você está querendo perder peso. Estudos ligam a falta de sono ao sentimento de fome e ao ganho de peso. Quando você dorme menos é mais provável que seu apetite aumente e que você coma porções maiores, que a vontade por alimentos ricos em carboidratos aumente, e que você escolha comidas gordurosas mais facilmente. Além disso, se você dormir pouco, sua energia para os exercícios obviamente fica menor. O ideal é dormir de 7 a 8 horas por noite.

Fique Menos Tempo na Academia

Sim, você leu certo. Pesquisas mostram que se você faz exercícios em alta intensidade por 30 segundos, descansa por 2 minutos, e depois repete a ação ao menos 4 vezes, você consegue perder peso muito mais rápido do que se você correr ou andar em um ritmo constante por uma hora, o que é uma grande economia de tempo. Tente exercícios com intervalos mais curtos alternando intensidades ao invés de corridas longas e cansativas. Você também pode fazer intervalos em uma bicicleta, ou na piscina, por exemplo – escolha qualquer lugar você possa variar o seu ritmo e trabalhar duro.

Mantenha Sua Cozinha Saudável

Seja lá o que for que estiver na sua cozinha, você provavelmente vai comer, portanto, mantenha sempre frutas frescas ou vegetais por lá, e evite (ou esconda) os doces, deixando apenas as coisas saudáveis à sua vista.

Em um estudo feito nos Estados Unidos, foi provado que as mulheres que mantêm frutas frescas à vista pesam 13 quilos a menos do que aquelas que não fazem isso. O oposto também é verdade: a mesma pesquisa descobriu que as mulheres que mantêm salgadinhos ou refrigerantes visíveis em suas cozinhas tendem a pesar mais.

Só Aeróbicos? Adicione Musculação!

Se você é um devoto dos exercícios aeróbicos, não há nada de errado com isso, e eles são o primeiro passo para perder peso, porém, conforme as semanas passam é preciso fazer mais. Chega uma hora onde é necessário ampliar seus exercícios para conseguir um retorno maior. Tente adicionar duas a três sessões de treinamento de força em sua programação de treino semanal.

O motivo? Levantar pesos constrói massa muscular magra, o que aumenta o seu metabolismo e ajuda o seu corpo a queimar mais gordura, mesmo quando você está em repouso. Use pesos livres, faça musculação na academia, exercícios de resistência, ou até mesmo use seu próprio peso corporal para fazer movimentos como agachamentos, pranchas e flexões.

Repense Seus Sucos

Você pode estar acostumada a ver e compartilhar fotos de vários sucos verdes no seu Instagram, mas não se deixe enganar: sucos e smoothies não são um sonho diet. Em primeiro lugar você deve saber que para um suco ser realmente verde e ajudar na perda de peso ele deverá ter o mínimo de açúcares possível, contando apenas com uma maçã ou laranja batida para adoçá-lo, por exemplo.

Se você carrega suas bebidas com leite, leite de coco, leite de amêndoas, você estará consumindo muito mais calorias do que você espera.

Não Tenha Medo das Gorduras Boas

Não, isso não quer dizer que agora você pode ir correndo para uma batata frita, porém, as “boas” gorduras, como as encontradas em nozes, peixes, azeite e abacate, desempenham um papel importante em uma dieta saudável. Uma pesquisa recente mostrou que essas gorduras insaturadas podem reduzir o apetite, enviando uma mensagem ao seu cérebro que é hora de parar de comer quando seu organismo já conseguiu o que precisava.

Limite Suas Escolhas e Planeje Suas Refeições

Não faça da sua vida um self-service. Ter muitos sabores ou opções presentes em seu prato pode realmente aumentar o seu apetite. Para combater a tentação, escolha um tipo de comida principal (por exemplo, escolha entre asiática ou italiana) por refeição. Não sobrecarregue seus sentidos colocando massas, frango assado, saladas, carne assada e vinagrete em um mesmo prato.

Limitando a Refeição
Limitando a Refeição

Cuidado com os Lanches Noturnos

As pessoas que param de comer mais cedo à noite perdem cerca de 250 calorias por dia a mais, em média, do que as que dormem mais tarde e comem durante a madrugada, o que pode levar a um ganho de até 2 quilos por mês.

Nessa pesquisa, foi descoberto que as pessoas que comem mais tarde buscam alimentos mais ricos em calorias, e menos frutas e vegetais. Então, se você fizer um lanche antes de dormir, faça uma escolha inteligente como frutas e verduras, ou talvez, uma simples barrinha de cereal.

Faça as Pazes com os Carboidratos

Os carboidratos são vistos como os grandes inimigos por quem quer perder peso, porém, você não tem que desistir de todos os carboidratos de uma vez: A qualidade é mais importante do que a quantidade. Escolha grãos integrais, que tem baixos valores no índice glicêmico. Opte por carboidratos complexos (como pão integral, cevada ou aveia) em oposição aos grãos refinados (como pão branco, massas brancas e cereais matinais). Os grãos integrais podem ajudar a diminuir a fome e ainda a evitar o ganho de peso tanto em homens quanto em mulheres.

Esqueça os Pratos Grandes

Comer em pratos maiores não só faz com que você queira comer mais, mas também pode levá-lo a acreditar que você comeu pouco. Troque seus pratos e tigelas grandes por versões menores e você poderá achar que é mais fácil comer menos.

Saboreie Cada Mordida

Prestar atenção ao que você está comendo e realmente saborear a comida pode ajudar as pessoas a evitar escolhas alimentares pouco saudáveis. Para fazer isso, você deve seguir passos simples como:

  • Observar o cheiro, sabor, cor e textura do seu alimento.
  • Evitar distrações como assistir TV enquanto come.
  • Comer devagar (20 minutos por refeição é um bom indicador de tempo).

Seguindo esses passos você aprecia muito mais o que está comendo e se sente muito mais saciada.

Aposte nessas dicas, siga cada uma delas juntamente com sua dieta e seus exercícios diários e você verá que perder peso ficará muito mais fácil.

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