[Confira] As Fases da Dieta Dukan e Emagreça de Verdade

Qualquer pessoa que já fez pesquisas para seguir dietas que garantissem perda de peso e melhorar a forma física já pelo menos ouviu falar sobre a Dieta Dukan, uma das mais famosas e radicais dietas possíveis e conhecidas no plano nutricional brasileiro.

Claro que toda dieta tem seus prós e contras que devem ser pesados antes de começar qualquer etapa. Além da proposta de resultados, é preciso analisar como determinado plano alimentar se encaixaria na sua vida. Se você é daqueles que come muito e a todo tempo certamente terá dificuldades em se enquadrar em uma dieta radical.

Vale ainda lembrar que toda dieta deve ser avalida por um profissional da área de nutrição antes de ser iniciado. Por vezes, as dietas poderão ser muito restritivas e trazer a falta de nutrientes importantes para as atividades metabólicas.

O que é a Dieta Dukan?

A Dieta Dukan tem uma característica específica e diferente das demais opções de dietas que é a sua divisão em quatro etapas, cada uma com um nome diferente: fase de ataque, fase cruzeiro, fase de consolidação e fase de estabilização.

Veja a seguir o que cada uma das fases dessa dieta significa na prática do seu plano alimentar.

  • Fase de Ataque

A primeira etapa de uma dieta é sempre complicada. Geralmente é bastante agressiva e aplicada sobre um plano alimentar muito errado pelo usuário. Se ajustar a dieta já não é fácil, um ajuste restritivo é ainda mais complexo. Por outro lado, é possível perder uma parte considerável de peso em pouco tempo.

Essa fase de ataque é composta basicamente por alimentos com alto valor proteico e que serão consumidos à vontade. Serão aproximadamente 70 alimentos com proteínas definidas para consumo até chegar a uma redução de peso aceitável.

  • Fase Cruzeiro

Na segunda fase da Dieta Dukan também são adicionados 34 legumes e verduras. Aqui a perda de peso passa a ser mais lenta – até em função de boa parte da gordura extra ter sido eliminada na fase de ataque.

  • Fase de Consolidação

Nessa etapa os carboidratos voltam a aparecer, mas preferencialmente aqueles com menor valor calórico (preferencialmente alimentos integrais), além de frutas e queijos. O objetivo será usar desses alimentos de maneira consciente, evitando que volte a engordar mesmo com o seu consumo.

  • Fase de Estabilização

Seguindo o pensamento da etapa anterior, a fase final da Dieta Dukan permite todo e qualquer tipo de alimento, porém eles deverão ser usados com cautela. Não se deve exagerar e perder todo esforço realizado. As atividades físicas devem ser mantidas, assim como destinar um dia ao consumo de proteína como na fase ataque.

Fase da Dieta Dukan
Fase da Dieta Dukan

Entendendo Melhor a Fase de Ataque da Dieta Dukan

A etapa mais difícil (e também mais importante) da Dieta Dukan é a fase de ataque. A vantagem é que justamente pela sua característica agressiva e extremamente restritiva, essa etapa costuma ser mais curta e rápida.

É importante lembrar também que essa fase deve ser acompanhada sempre por exercícios físicos (ao menos caminhadas de meia hora diariamente) e uma boa quantidade de água ingerida no organismo – o ideal é que sejam dois litros diários.

A sua dieta na fase de ataque será focada na ingestão de proteínas e de restringir doces, frituras e carboidratos. Algumas gorduras boas acabam por participar da dieta também, porém será reflexo do consumo de proteínas.

Essas proteínas são liberadas para consumo conforme a vontade surgir na fase de ataque. A restrição é para os ovos, que devem ser consumidos sem gemas (a gema não é proibida, mas neste caso não deve passar de duas unidades diárias) e para laticínios, sendo permitido no máximo um litro ou um quilo por dia.

O grande aliado nessa fase da Dieta Dukan será o farelo de aveia, alimento essencial para garantir a saciedade e evitar a ânsia por novos alimentos ao longo do dia. Deve-se consumir ao melhor uma colher por dia desse alimento.

É importante também ter claro os alimentos que estarão proibidos nessa fase de ataque da Dieta Dukan: frutas, doces, leguminosas, cordeiro, pato, ganso e carne de porco.

Qual o Prazo a Seguir na Fase de Ataque da Dieta Dukan?

Essa etapa é muito restritiva e, por isso, não deve ser feita por um longo período de tempo. Ela terá duração máxima de uma semana, dependendo do objetivo de perda de peso.

  • Até 5 quilos: um dia.
  • Entre 6 e 10 quilos: três dias.
  • Entre 11 e 20 quilos: sete dias.

Exemplo de Cardápio para Fase de Ataque da Dieta Dukan

A seguir você verá um exemplo de cardápio para alimentação durante a fase de ataque da Dieta Dukan. Os alimentos inclusos nesse cardápio foram formulados pelo autor da dieta, o Dr. Dukan, e são validados pelo site Só Detox.

→ Café da Manhã

  • Um copo de leite desnatado (pode ser substituído por um copo de iogurte desnatado também).
  • Uma colher e meia de farelo de aveia (alimento obrigatório para essa fase de ataque da Dieta Dukan).
  • Duas fatias de queijo e presunto (pode ser substituído por um ovo).

→ Lanche da Manhã

  • Um copo de iogurte desnatado (pode ser trocado por duas fatias de queijo).
  • Duas fatias de presunto.

→ Almoço

  • 250 gramas de carne vemelha ao molho de quatro queijos (usar leite desnatado no preparo do molho).

→ Lanche da Tarde

  • Um copo de iogurte ou leite (deverá ser desnatado).
  • Um ovo cozido (pode ser substituído por duas fatias de tofu).
  • Três fatias de presunto (pode ser substituído por hambúrguer de soja)
  • Uma fatia de queijo cottage.

→ Jantar

  • Três filés de frango grelhados cobertos com presunto e queijo (alternativa: camarão ao molho de queijo).

Lembramos que essa é apenas uma sugestão e você poderá compor a dieta com uma diversidade muito grande de alimentos proteicos, variando bastante o cardápio nessa fase de ataque da Dieta Dukan que, como você viu, não deve ser uma etapa muito prolongada.

Importante também sempre consultar um nutricionista ou um profissional especializado em nutrição antes de começar a executar esse tipo de cardápio para certificar-se de que isso não irá prejudicar a sua saúde.

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