Nova Forma de Emagrecimento – Conheça a Dieta sem Lactose

Dieta sem lactose tem sido muito usada como forma alimentar para emagrecimento. Também é uma maneira de favorecer alimentação saudável e nutritiva para as pessoas que possuem intolerância à substância.

No entanto, muito tem sido discutido a respeito dela como prática de emagrecimento. Diversas controvérsias surgiram, e opiniões divergem quando o assunto é perder peso eliminando do cardápio a lactose.

Aqui tratamos de todos estes pontos. Falamos dos que são favoráveis à dieta, que a defendem como emagrecedora e também dos contras, que revelam certa inadequação no uso desta dieta sem lactose para emagrecer.

Veja aqui portanto, se em seu caso especifico, vale a pena ou não fazer este tipo de dieta. Saiba como começar a sua. Fique atenta ao que é preciso para fazer funcionar.

Saiba Sobre Ela – Veja Porque Fazer

Há dois motivos que levam à aplicação desta dieta. Existem pessoas que necessitam viver submetidas à ela, por possuírem intolerância à lactose. Para estas, adotá-la torna-se indispensável. Outros a fazem para perda de peso. Qual é o seu caso? Seja qual for seu motivo, descubra tudo sobre este regime alimentar.

A lactose é um carboidrato presente no leite. É o açúcar do leite. Muitos afirmam que seu consumo, pode desencadear processos inflamatórios no organismo, levando a engordar. Mediante esta crença é que surgiu a Dieta sem lactose.

Ela exige que sejam excluídos das refeições, todos e quaisquer produtos lácteos e seus derivados. Neste caso, quem se dispõe a segui-la não pode consumir leite, nem o que dele se origina.

Os Contras e os Prós

Especialistas em alimentos, nutricionistas e nutrólogos têm conversado bastante a respeito da dieta sem lactose. Muitos defendem a ideia de que a retirada de alimentos lácteos do cotidiano é desnecessária e de certa forma prejudicial.

Eles alertam para o fato de que suprimir estes alimentos, apenas com o objetivo de emagrecer pode levar a uma deficiência de cálcio, que é relevante no desenvolvimento de processos fisiológicos de nosso organismo.

Outro aspecto importante é o posicionamento da ciência da nutrição. Esta não confirma a eficácia deste padrão alimentar como estratégia emagrecedora. Isto significa que não está comprovado que este método traga resultados positivos no emagrecimento.

Segundo opinião de alguns profissionais de nutrição e saúde, apenas eliminar o leite e seus correspondentes de sua mesa, não te fará emagrecer. Não adianta retirá-los, se suas refeições forem carregadas de calorias, vindas dos outros alimentos.

Quando estes ingredientes lácteos são deixados de lado, há redução de calorias, produzindo algum efeito emagrecedor. Mas, a perda de peso só será eficiente se você juntar a esta restrição de laticínios, uma alimentação hipocalórica e atividades físicas.

No entanto, o mais forte argumento contrário à dieta é a indiscutível contribuição do cálcio, em grande percentual no leite, para a saúde. Sem falar  de seu potencial para eliminar sobrepeso e obesidade.

Parece brincadeira, mas conforme alguns estudos, já comprovados cientificamente, além de dar sustento aos ossos e dentes, e além de evitar osteoporose e prevenir artrose, este mineral conta com a capacidade de auxiliar na perda de peso. Quer saber como é isso?

O Cálcio Ajuda a Emagrecer – Será??

Esta é uma afirmação que resulta de pesquisas sobre o assunto. Algumas delas foram publicadas em US National Library of MedicineNational Institutes of Health e em The FASEB Journal.

Conforme informações ali contidas, o cálcio é um elemento capaz de contribuir para a redução da obesidade. Isto ocorre porque ele é um mineral que age sobre as células adiposas favorecendo sua quebra.

E tem mais, pois ainda atua em nosso corpo dificultando o estocamento destas gorduras e promovendo a saciedade. Por mais incrível que pareça, a ciência nos diz que a proteína do leite e sua gordura saturada aumentam a saciedade, fazendo com que a gente coma muito menos.

A Dieta sem Lactose e Sua Ação

A dieta sem lactose é bem adequada a quem tem intolerância ou alergia à proteína do leite. Estas pessoas precisam aplicá-la para evitar os muitos transtornos causados.

Sem Lactose

Elas sofrem com um mal que tem origem na deficiência da enzima lactasse. Uma disfunção desta enzima causa problemas na absorção da lactose, trazendo desconfortos gástricos, estufamento abdominal, diarreias, cólicas. Nestes casos uma boa dieta sem lactose é essencial.

As pessoas que fazem a dieta para emagrecer, baseiam-se em argumentos que afirmam que a gordura e açúcar do leite e seus derivados leva à engordar. Muitos apostam nesta maneira de perder peso, evitando então alimentos lácteos.

Para quem deseja adotar este critério alimentar, por uma causa ou por outra, trazemos abaixo algumas dicas de como fazer.

Dieta sem Lactose: Olhe só Como Começar a Sua

  • A primeira atitude a tomar você já sabe qual é. Retire de seu cardápio todos os alimentos lácteos.

Observe alguns alimentos, permitidos e não permitidos.

Alimentos sem lactose – permitidos Não permitidos
Carnes de boi, frango, suína, etc Leite
Frutas Iogurte
Verduras Queijos
Legumes Creme de leite
Peixe Bolos,
Todos os temperos são permitidos. Biscoitos
Sucos naturais Pães
Café Biscoitos
Todos os Chás Alguns industrializados
  • Já que você decidiu fazer a dieta, preocupe-se com ausência do cálcio. Experimente outros alimentos ricos neste mineral e que não contém lactose.

Alguns exemplos são: nozes, castanhas, folhas verde-escuras, peixes como a sardinha, leite de soja enriquecido com cálcio. etc.

  • Outra atitude saudável e que pode evitar que seu organismo fique comprometido é abusar de alimentos que contam com nutrientes importantes.

Aproveite os exemplos:

  • Fonte de fósforo: peixes, aveia, feijão, lentilha.
  • Ricos em proteínas: ovos, carne de frango, soja.
  • Cheios de vitaminas do complexo B : abacate, lentilha, fígado, tomate, batata-doce, gérmen de trigo.
  • Vitamina A: caju, cenoura, acelga brócolis, mamão, pêssego, melão, manga.
  • Vitamina E: milho, amendoim, gema de ovo,

Muita gente garante ter perdido bons quilinhos com a dieta sem lactose. Porém é preciso alertar para que o excesso seja evitado, pois não há emagrecimento sem alimentação hipocalórica. Você terá que consumir mais do que come para perder peso. Agora, que tal comentar o post?

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