A Dieta Mais Eficiente para Perder Peso de Verdade!

Conheça uma dieta para emagrecer sem prejudicar a sua saúde

Emagrecer tem sido ainda uma das maiores questões da humanidade. O sonho de todas as pessoas, a maioria mulheres, que obviamente que não possuem um metabolismo acelerado, é comer sem engordar.

Mas essa é uma dificuldade geral. Além disso, um fato para o qual muitos não se atentam é que, para emagrecer com saúde, é necessário manter uma alimentação equilibrada para que o emagrecimento ocorra de maneira saudável e seja efetivo.

Hoje em dia, nos tempos do fast food, as pessoas estão se alimentando cada vez pior, ingerindo mais gorduras e menos vitaminas e proteínas. As crianças, por, refletem o comportamento do nosso tempo, pois preferem um prato de batata-frita a um com frutas.

Nosso Corpo Cobra e Cobra Caro!

Emagrecer rápido pode ser um problema enorme para seu organismo. Vivemos em um mundo imediatista e temos que atender aos padrões de falta de tempo do mundo no qual vivemos.

Por este motivo, estamos sempre querendo que tudo em nossas vidas seja rápido. Queremos que o aprendizado seja rápido, que as tarefas sejam rápidas e até que o emagrecimento seja instantâneo.

Porém, nos esquecemos de pensar que nosso corpo tem seu próprio ritmo e acelerar os processos pode ser extremamente prejudicial. Além disso, tudo que fazemos fora do tempo normal do nosso corpo é cobrado por ele mesmo.

Dietas que Fazem Emagrecer Rápido

Você já ouviu falar de dietas que te fazem emagrecer rápido? Já parou para pensar que elas são “boas demais para ser verdade”? Pois são mesmo! Dietas rápidas exigem um grande esforço do nosso organismo sem que ele esteja preparado para isso, sendo extremamente prejudiciais a ele. Quando emagrecemos muito rápido, acontece o seguinte:

  • Inicialmente, nosso corpo consome um número X de calorias;
  • Restringimos o número de calorias e os nutrientes;
  • Nosso corpo queima massa magra para suprir as necessidades energéticas;
  • Passa o período de restrição (acaba a dieta);
  • Nosso corpo passa a armazenar comida para compensar o período de restrição;
  • Recuperamos o peso perdido e às vezes até mais que isso.

Percebe o que acontece aqui? Dietas “rápidas” só servem para emagrecer naquele momento, não efetivamente.

Isso quer dizer que você emagrecerá durante um determinado período, mas logo voltará a ficar com o peso que tinha antes e talvez até adquirir mais massa gorda do que antes.

Algumas dietas podem até servir para iniciar um processo de reeducação alimentar, mas a maioria só serve para perder peso rápido, normalmente para um determinando evento ou viagem. Muitas noivas, por exemplo, utilizam essas dietas rápidas para ficarem mais bonitas nas fotos.

Outro fator que caracteriza as dietas rápidas como prejudiciais é que para que a perda de peso ocorra de maneira imediata, é necessário restringir o máximo de calorias possíveis.

Isso muitas vezes faz com que o corpo fique carente de nutrientes importantes para seu funcionamento. Além disso, dependendo do período de dieta que é seguido, podem surgir diversos problemas no corpo como carência de certas vitaminas, anemia, hipoglicemia, entre outros problemas mais.

Muitas pessoas acabam tendo que procurar auxílio médico para suprir as necessidades do seu organismo após essas dietas rápidas.

Como Emagrecer de Maneira Saudável?

Para emagrecer de maneira saudável você deve manter uma dieta equilibrada, que contenha todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo.

É possível aliar uma dieta de baixa caloria a alimentação saudável. Para isso, o ideal é procurar um nutricionista.

O nutricionista é o profissional responsável pelo estudo dos alimentos e de como eles se comportam no corpo humano, ou seja, para que servem. O papel do nutricionista é analisar, através de exames específicos, o organismo de cada indivíduo e concluir qual será o melhor plano alimentar para que ele alcance o que deseja.

Quando é necessária uma intervenção (pessoas com risco de doenças cardiovasculares por sobrepeso, por exemplo), o nutricionista sugere um cardápio de restrição calórica.

Como seu papel é basicamente orientar o que uma pessoa deve comer ou não para que sua saúde seja conquistada ou mantida, a ação principal do nutricionista é montar um cardápio balanceado de forma a atingir os objetivos. Se você precisa emagrecer, por exemplo, será sugerido um cardápio de baixa caloria e a prática de exercícios físicos. Já se você precisa apenas manter seu peso, será sugerido um cardápio saudável baseado nas suas necessidades energéticas.

Uma dieta muito recomendada por nutricionistas que pode ajudar a regular a quantidade de calorias ingeridas é a Dieta dos Pontos. Ela contabiliza os alimentos como pontos e, através da soma consumida, você consegue se alimentar bem com refeições de baixa caloria, os resultados aparecem nas primeiras semanas.

Dieta para perder peso de verdade
Dieta para perder peso de verdade

Restrição Calórica Não é Restrição Nutricional

Muitas pessoas pensam que quando ocorre a restrição calórica ocorre também a restrição nutricional e é importante esclarecermos que este fato não é verdade.

Reduzir o número de calorias não significa que você deverá parar de comer a maior parte dos alimentos que consome. É claro que se sua alimentação é baseada em frituras, gordura, açúcares e comidas processadas, o ideal é que você pare de consumi -los ou evite- os o máximo que puder. Mas isso ocorre pela natureza não saudável destes alimentos e não pela necessidade de reduzirmos a quantidade de calorias que deverá ser consumida diariamente.

É perfeitamente possível ter uma alimentação saudável e equilibrada com um cardápio de baixa caloria. E sabe o que é melhor? É possível ter uma dieta equilibrada para perder peso.

Para manter uma dieta equilibrada para perder peso temos que nos atentar para consumirmos alimentos que nos forneçam não somente as calorias necessárias, mas também os nutrientes dos quais precisamos para nos manter saudáveis.

Pirâmide Alimentar

De acordo com a pirâmide alimentar proposta e utilizadas pelos nutricionistas há anos, devemos consumir:

  • 6 a 11 porções de cereais, massas ou grãos;
  • 3 a 5 porções de vegetais;
  • 2 a 4 porções de frutas;
  • 2 a 3 porções de laticínios;
  • 1 a 2 porções de gorduras e açúcares.

Essas variações nas quantidades dependem das suas recomendações diárias e quem pode dizer isso é o profissional responsável pela manutenção da sua dieta.

Portanto, não pense em já montar seu próprio cardápio com a quantidade que você desejar, pois uma dieta não balanceada pode levar ao ganho de peso sem falar nas doenças que podem ser adquiridas pelo excesso de determinados tipos de alimentos sem o devido controle.

Qualquer alimento em excesso pode fazer mal, mesmo que seja uma alface, ela lhe trará algum tipo de malefício se consumido em excesso.

Como Fazer Uma Dieta Equilibrada para Perder Peso

Um bom exemplo de dieta equilibrada seria:

Café da Manhã

  • 150mL de leite desnatado;
  • 01 colheres sopa de linhaça;
  • 01 fatia de mamão.

Lanche da Manhã

  • 01 maçã pequena.

Almoço

  • 01 prato de sobremesa de salada de pepino;
  • tomate e rúcula;
  • 1 filé de peixe assado;
  • 02 batatas coradas;
  • 02 colheres sopa de couve refogada.

Lanche da tarde

  • 01 fatia de abacaxi.

Jantar

  • 01 prato de salada de folhas verdes variadas;
  • 1 pedaço pequeno de peito de frango grelhado;
  • 02 colheres sopa de arroz integral;
  • 2 colheres sopa de salada de chuchu.

Ceia

  • 01 cacho de uva.

A dieta acima serve apenas como exemplo para demonstrar que é possível montar uma dieta equilibrada que possibilite a perda de peso.

Essa dieta tem, em média 1200, calorias e permite a perda de cerca de 0,8kg por semana. Entretanto, você deve consultar um nutricionista responsável antes de começar qualquer regime alimentar.

Dieta dos Pontos Pode Ser Sua Salvação

A Dieta dos Pontos é uma ótima solução para quem está precisando emagrecer de uma forma saudável sem correr riscos e sem ter que cortar todos os alimentos de uma só vez. Ainda por cima, você irá se habituando aos poucos seu novo ritmo de alimentação.

O funcionamento dessa dieta é muito simples. Para que você consiga perder peso é necessário ingerir menos calorias do que o seu gasto diário, por isso será necessário você calcular seu limite de pontos diários. Este cálculo leva em consideração diversos fatores:

  • Peso;
  • Idade;
  • Sedentarismo.

A partir daí, você organiza seu cardápio de acordo com a quantidade de pontos que você pode ingerir por dia. Você não passa fome, pois a quantidade de alimentos indicados são o suficiente para suprir suas necessidades.

Também não há necessidade de consumir remédios para emagrecer que irão prejudicar sua saúde e você pode comer tudo que gosta da maneira correta. Com a Dieta do Pontos você poderá emagrecer de uma só vez e com saúde, o que é o mais importante.

Alimentos Permitidos na Dieta dos Pontos

Muitos alimentos são permitidos de forma ilimitada na Dieta dos Pontos, ou seja, seu consumo não gera pontos e você pode inclui-los em todas as refeições, conheça alguns deles:

  • Rúcula;
  • Agrião;
  • Rabanete;
  • Tomate;
  • Couve;
  • Alface;
  • Pepino;
  • Aipo.

Dependendo da sua quantidade de pontos diárias, você pode até mesmo consumir refrigerante e alguns alimentos fritos, claro que de forma moderada. Por exemplo, um copo de 200ml de coca cola equivale a 24 pontos, se você sentir muita necessidade, escolha um dia da semana para satisfazer sua vontade sem perder o foco na sua dieta, pois saúde estará sempre em primeiro lugar. Faça seu cardápio e mude sua vida, emagreça com saúde.

Recomendados: