Emagreça de Verdade Com Uma Seleção dos Melhores Médicos [Entenda]

Saúde e boa forma andam sempre lado a lado. Não por acaso, é preciso mudar uma série de hábitos que não fazem bem à saúde para atingir uma forma agradável e que agrade não apenas ao dono do corpo, como também quem está a sua volta.

Os primeiros passos podem ser dados por conta própria e incluem alterações na dieta (geralmente elas já possuem alguns erros graves como excesso de doces, frituras e refrigerantes), assim como o início de uma atividade física – a academia é o primeiro lugar de visita na hora de decidir por melhorar a aparência corporal.

Todavia, nem tudo é possível arrumar sozinho, por conta própria. Portanto, recorrer ao auxílio de bons profissionais poderá ser essencial para obter bons resultados no processo de emagrecimento.

Por que Médicos Podem Ajudar a Emagrecer?

Quando falamos de médicos, pode ocorrer uma associação incorreta de cirurgias para emagrecer ou algo que seja mais agressivo para conseguir resultados imediatos e rápidos. Não é isso, de maneira alguma.

O corpo humano possui diversas funções dentro do seu metabolismo entre as quais algumas delas possuem reflexo direto no desempenho digestivo e, consequentemente, na queima de gordura e, claro, também o acúmulo desta.

Por isso, visitar alguns especialistas podem garantir bons resultados para o usuário, fazendo com que o corpo se mantenha saudável e que isso não seja um problema quando o assunto for emagrecimento. Com o corpo em dia e saudável, as possibilidades de bons resultados com dietas e exercícios aumentam consideravelmente.

Veja a seguir alguns médicos para emagrecer que você pode consultar para melhor o desempenho. Lembrando que para muitos deles os seguros de saúde podem gerar reembolso, estimulando a visita.

Nutricionista

Esse é o profissional mais conhecido e tradicional para quem quer emagrecer com saúde e rapidamente. Sempre que alguém pensa em formular uma dieta, a primeira coisa a se fazer é repensar o plano alimentar e, claro, isso leva diretamente a lembrar de um nutricionista.

Nutricionistas
Nutricionistas

Esse profissional é especializado em nutrição, ou seja, alguém com grande aptidão para criar cardápios balanceados e equilibrados que ao mesmo tempo forneça todos os nutrientes necessários para o corpo exercer bom funcionamento e permitir a queima de gordura – ou aumento muscular dependendo do objetivo de cada pessoa individualmente.

As dietas não possuem tantos segredos assim, mas cada caso é diferente do outro e um nutricionista poderá permitir que as mais diferentes atitudes possam se converter em cardápios adequados e equilibrado.

Um nutricionista, porém, não poderá pedir qualquer tipo de remédio ou internação dos seus pacientes. Essa função é exclusivamente do nutrólogo (você verá adiante a diferença).

Como o processo de emagrecimento anda muito próximo da dieta, esse tipo de profissional é indispensável para uma boa dieta. É impossível emagrecer consumindo mais do que se deveria e ingerindo mais calorias do que o metabolismo gasta no seu funcionamento diário.

Portanto, o nutricionista pode ter papel decisivo para que a dieta cumpra seus requisitos e permita o emagrecimento. Ele deve ser o primeiro médico para emagrecer da sua lista e será responsável pelo sucesso da sua alimentação, porém não é o único que poderá ajudar nesse processo.

Nutrólogo

Pouco conhecido pelo público geral (e muito confundido com o nutricionista), o nutrólogo é o medico destinado às doenças que possuem alguma relação com alimentação. É ele que deverá realizar diagnóstico, prevenção ou mesmo o tratamento quando for necessário.

Ele sim, ao contrário do nutricionista, poderá passar medicamentos aos seus pacientes depois de analisar quais as carências do organismo em relação aos mais diversos tipos de nutrientes.

Em geral, o nutricionista será mais procurado para a formulação de dietas coletivas, isto é, informações mais genéricas. O nutrólogo fará o ajuste de acordo com os problemas de saúde apresentados por cada um dos seus pacientes.

Esse será sempre o médico ideal para pessoas com algum risco de saúde, tais como obesas ou aqueles que possuem algum transtorno alimentar (anorexia ou bulimia, por exemplo). Idosos também devem marcar consultas com um nutrólogo para ajustar a alimentação para melhorar a qualidade de vida.

Não é apenas para emagrecimento que o nutrólogo é importante – embora ajude consideravelmente nesse objetivo -, mas também no tratamento de doenças mais sérias e perigosas como câncer, hipertensão e até questões com vício em álcool.

Endocrinologista

Um terceiro médico que pode e deve ser consultado é o endocrinologista. Ele é responsável por encontrar e identificar dificuldades na perda de peso e são ideias para aquelas pessoas que julgam fazer todos os processos para uma dieta com saúde corretamente, mas não conseguem ver resultados práticos no dia-a-dia e na balança.

Geralmente essas pessoas apresentam algum problema como hipotireoidismo, diabetes, entre outras. Esses problemas e alterações hormonais serão analisados por um endocrinologista que, posteriormente, também indicará o melhor caminho para realizar o tratamento.

Assim como o nutrólogo, esse profissional poderá indicar remédios e medicamentos sempre que julgar válido e/ou pertinente. Gostam de usar redutores de apetite para reduzir a fome dos seus pacientes enquanto tratam do problema específico.

Como essas doenças podem atrapalhar diretamente o emagrecimento corporal, elas merecem atenção especial de um médico que conheça as melhores maneiras de tratá-las.

Qual o Melhor Médico para Emagrecer?

Essa resposta não existe. Apesar de os três possuírem atuação voltada para a alimentação e saúde, cada um apresenta características específicas que não devem ser confundidas ou generalizadas. Os médicos tratam de maneiras diferentes e são complementares – nunca substitutos.

O ideal é que o paciente possa usar dos três médicos simultaneamente já que, em conjunto, eles podem ser essenciais na montagem de bons planos alimentares. Ao consultá-los, você verá grandes resultados no seu corpo e entenderá como pequenas coisas fazem toda a diferença.

Claro que nem sempre é possível consultar os três ao mesmo tempo, especialmente caso não tenha um plano de saúde que reembolse os custos. Neste caso, você deve tentar se organizar para conhecer os médicos um a um de tempos em tempos.

Com médicos para emagrecer, tempo e esforço, qualquer um pode entender as suas dificuldades e emagrecer com saúde, conquistando a forma que sempre sonhou.

Gostou deste artigo, então compartilhe com seus amigos para que eles também confiram essa informação.

Recomendados: