Os Segredos que Envolvem o Jejum Intermitente ou “Dieta Rápida” – Entenda

O jejum intermitente é atualmente uma das tendências de saúde e fitness mais populares do mundo todo, e provavelmente você já deve ter ouvido falar nele.

O jejum intermitente envolve ciclos alternados de jejum e alimentação, e muitos estudos mostram que isso pode ajudar muito na perda de peso, melhorar a saúde metabólica, proteger contra algumas doenças e até mesmo garantir uma vida mais longa para os seus adeptos.

Aqui você finalmente vai conhecer e entender o jejum intermitente, e descobrir se ele é o certo para você.

O que é Jejum Intermitente?

O jejum intermitente é um padrão de alimentação onde você faz ciclos entre períodos de alimentação e jejum. Esse método não diz nada sobre quais alimentos você deve comer, mas sim quando você deve comê-los.

Existem vários métodos de jejum intermitentes diferentes, e eles podem dividir o dia ou semana em períodos de alimentação e períodos de jejum.

A maioria das pessoas que querem obter esses resultados mais rápido normalmente opta por fazer o jejum intermitente diariamente, enquanto elas dormem, onde nesse caso, o jejum intermitente pode ser tão simples quanto estender esse jejum do sono um pouco mais.

Esse tipo de jejum intermitente pode ser feito, por exemplo, se você pular o café da manhã, comendo sua primeira refeição ao meio-dia e sua última refeição às 20:00 da noite.

Então, dessa maneira, você estará tecnicamente em jejum por 16 horas todos os dias, restringindo seus momentos de alimentação a uma janela de 8 horas diárias. Esta é a forma mais popular de jejum intermitente, conhecida como o método 16/8.

Apesar do que você pode pensar inicialmente, o jejum intermitente é realmente bastante fácil de se fazer, e muitas pessoas relataram terem se sentido melhor e com mais energia durante o jejum.

Fome geralmente não é um problema tão grande, embora possa ser um problema no início, enquanto seu corpo está se acostumando a não comer por longos períodos de tempo.

Nenhum alimento é permitido durante o período de jejum, mas você pode beber água, café, chá e outras bebidas não calóricas e sem açúcar livremente, o que deixa o caminho um pouco mais fácil.

Algumas formas de jejum intermitente permitem pequenas quantidades de alimentos de baixa caloria durante o período de jejum, mas não são as mais indicadas. Tomar suplementos é geralmente permitido enquanto você está no jejum intermitente, desde que não haja calorias neles.

Porque Fazer Jejum?

Os seres humanos têm feito jejum por milhares de anos, às vezes por necessidade quando simplesmente não havia comida disponível, às vezes por outros motivos ligados a razões religiosas. Várias religiões, incluindo o Islã, o Cristianismo e o Budismo, exigem alguma forma de jejum durante determinado período de tempo, por exemplo.

Claramente, não há nada “antinatural” sobre o jejum, e nossos corpos são muito bem equipados para lidar com longos períodos sem se alimentar.

Todos os tipos de processos no corpo mudam quando não comemos por algum tempo, a fim de permitir que nossos corpos prosperem durante um período de fome. Isso tem a ver com hormônios, genes e importantes processos de reparação celular, por exemplo.

Quando jejuamos, conseguimos reduções significativas nos níveis de açúcar no sangue e da insulina, bem como um drástico aumento no hormônio do crescimento humano.

Muitas pessoas fazem jejum intermitente, a fim de perder peso, pois é uma maneira muito simples e eficaz de restringir calorias e queimar gordura. Outras pessoas o fazem pelos benefícios da saúde metabólica, pois o jejum intermitente pode melhorar vários fatores de risco e marcadores de saúde diferentes, e com um metabolismo mais rápido, você emagrece mais rápido também.

Porque Fazer Jejum?
Porque Fazer Jejum?

Existem também algumas evidências de que o jejum intermitente pode ajudar você a viver mais tempo. Estudos feitos em camundongos mostram que o jejum intermitente pode prolongar a vida de maneira tão eficaz quanto a restrição calórica comum (leia-se dietas).

Algumas pesquisas também sugerem que o jejum intermitente pode ajudar a proteger contra algumas doenças, incluindo doenças cardíacas, diabetes tipo 2, câncer, doença de Alzheimer e outras.

Outras pessoas simplesmente gostam da conveniência do jejum intermitente, uma vez que ele é um método muito eficaz que torna a sua vida mais simples, ao mesmo tempo em que melhora a sua saúde e ajuda você a emagrecer. Quanto menos refeições você precisa planejar, mais simples será sua vida.

Não ter que comer de 3 a 4 vezes ou mais por dia (contando ainda com a preparação e limpeza) também economiza tempo e pode ser muito positivo.

Tipos de Jejum Intermitente

O jejum intermitente tornou-se muito popular nos últimos anos, e apareceu no Brasil com mais força em 2015 e 2016, e existem vários tipos ou métodos diferentes de fazer o jejum intermitente.

Aqui estão alguns dos mais populares:

O Método 16/8

Método bem rápido, nele você faz o jejum durante 16 horas por dia, sendo recomendado, é claro, considerar seu tempo de sono aqui.

Nesses casos, se você pular o café da manhã e apenas almoçar ao meio-dia, você terá agora até as 20h da noite para se alimentar, até começar o jejum de novo.

O Método Coma – Pare – Coma

Nesse método você fará o jejum intermitente uma ou duas vezes por semana, fazendo um jejum de 24 horas, não comendo nada do jantar de um dia até o jantar do dia seguinte. Esse método pode ser um pouco mais difícil, mas funciona para muitas pessoas.

O Método 5/2

Nesse método, durante 2 dias da semana, você irá comer apenas cerca de 500-600 calorias. Nos outros dias você pode seguir uma dieta de até 1200 calorias caso seu objetivo seja realmente emagrecer.

Contanto que você escolha alimentos saudáveis, restringir a sua janela de alimentação e fazer jejum de vez em quando pode proporcionar alguns benefícios muito impressionantes para a sua saúde.

O jejum intermitente é uma maneira eficaz de perder gordura, emagrecer e melhorar a saúde metabólica, enquanto simplifica a sua vida ao mesmo tempo, e por isso, ele pode ser a escolha perfeita para você que quer emagrecer de maneira simples e eficaz!

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