7 Poderosas Ervas Medicinais que Todos que Desejam Emagrecer Devem Conhecer

Saiba quais ervas fazem bem para a sua saúde e ainda podem te ajudar a perder peso

A natureza sempre pode nos oferecer algo e no mundo das ervas medicinais não ia ser diferente. As ervas medicinais podem ajudar em diversos setores, até mesmo para quem quer emagrecer, manter a forma e alcançar suas metas de saúde.

Existe uma erva para cada tipo de necessidade. Utilizar as ervas medicinais para emagrecer não é novidade. Já faz muito tempo que esse recurso é utilizado por pessoas de diferentes países e diferentes culturas. Em épocas mais distantes, as ervas medicinais já eram utilizadas para que fosse possível manter a boa forma.

Ervas Medicinais para Emagrecer

Muitas pessoas estão recorrendo às ervas medicinais para emagrecer. Elas podem ser facilmente encontradas aqui no Brasil, você só terá trabalho de escolher qual a erva de sua preferência e aproveitar seus efeitos:

Camellia Sinensis (Chá Verde, Chá Branco, Chá Preto e Chá Vermelho) para Emagrecer

De todas as ervas medicinais que são usadas por quem deseja emagrecer, a Camellia Sinensis é uma das mais populares. É mais conhecida na forma de chá branco ou chá verde, mas também existem o chá preto e o chá vermelho. Essa erva possui diversas substâncias, além das suas propriedades benéficas que proporcionam o emagrecimento.

Além de emagrecer, a Camellia Sinensis é uma ótima fonte de vitamina C, que é necessária para que ocorra a queima de gordura corporal de uma forma eficiente. Além disso, evita que a gordura se espalhe e se acumule pelo organismo, pois a vitamina C inibe a produção do cortisol, que é o hormônio responsável pelo acúmulo de gordura, especialmente quando estamos em estado de estresse.

A Camellia Sinensis também possui cafeína, que é um termogênico natural muito poderoso. Ela aumenta o metabolismo fazendo com que as gorduras sejam queimadas mais rápido.

Independente do tipo de chá, seja ele branco, verde, vermelho ou preto suas propriedades emagrecedoras são as mesmas ou bem semelhantes. Porém, pode ocorrer uma variação na intensidade que para alguns funciona de um jeito e para outros funciona de outra forma.

O chá verde é mais fácil de ser encontrado, além de possui um custo benefício muito melhor, por isso logo torna-se a primeira opção de quem busca uma maneira natural de emagrecer.

Já o chá branco juntamente com o chá vermelho são os mais difíceis de serem encontrados, além de serem os mais caros, porém são muito eficientes. O chá preto é o menos eficaz para perder peso, mas mesmo assim ainda ajuda no emagrecimento.

Carqueja para Emagrecer

O chá da folha da carqueja é muito utilizado para emagrecer por diversos motivos. O principal deles é que a carqueja possui efeito termogênico assim como a Camellia Sinensis. Ela faz com que o metabolismo acelere e trabalhe melhor. A também trabalha quebrando gordura, melhorando assim o funcionamento do fígado, pois possui efeito desintoxicante.

O emagrecimento utilizando a carqueja se dá porque ela melhora a digestão. Além disso, ela ajuda a amenizar uma série de problemas digestivos, como úlceras, refluxos e também ajuda as pessoas que sofrem com a prisão de ventre.

O sabor da carqueja não é muito agradável, mas pode ser disfarçado se misturada a ervas como hortelã e adoçante. Isso faz com que o sabor fique menos intenso.

Cavalinha para Emagrecer

Das ervas medicinais que auxiliam no processo de emagrecimento, a cavalinha é a melhor opção que sempre está disponível. Ela possui uma combinação única de uma série de propriedades que são necessárias para que você consiga emagrecer.

Chá de Cavalinha para Emagrecer
Chá de Cavalinha para Emagrecer

Sua principal propriedade é a que potencializa a quebra da gordura corporal, pois melhorara a circulação sanguínea, ajudando principalmente que possui algum problema circulatório. Seus benefícios não pararam por ai.

A cavalinha auxilia na melhora do aspecto da pele ressecada e ajuda a combater inclusive a temida celulite. Quem não quer emagrecer e ainda tratando da celulite?

Como diversas outras ervas para emagrecer, a cavalinha possui efeito diurético ajudando a prevenir a retenção de líquidos, muito comum nessa época do ano.

A cavalinha é a queridinha das mulheres porque além de emagrecer ela auxilia no tratamento de diversos males tipicamente femininos, como:

  • Cólicas menstruais;
  • Cistite;
  • Anemia;
  • Dores de cabeça;
  • Osteoporose.

A cavalinha também é um santo remédio para quem precisa controlar à pressão arterial.

Cabelo-de-milho para Emagrecer

Para quem tem tendência à retenção de líquidos ou possui inchaços nas pernas ou mãos, o cabelo-de-milho é uma ótima opção. Por isso, para quem não o conhece está na hora de começar a conhecê-lo um pouco melhor.

O cabelo-de-milho é um excelente diurético natural, que ajuda no combate à infecção urinária. É também uma ótima fonte de vitamina C.

A vitamina C, como já falamos na descrição de outras ervas medicinais para emagrecer, é uma vitamina essencial para quem quer ou precisa emagrecer, pois evita que a gordura se acumule.

Outra função muito interessante do cabelo-de-milho é a renovação celular, pois ele tem um efeito quase instantâneo na pele. Ajuda principalmente na aparência da pele causada pela celulite.

Canela para Emagrecer

Você está procurando uma erva que seja ótima para emagrecer e que ainda seja barata e saborosa? Suas buscas acabaram, pode apostar sem medo na canela.

Ela pode ser consumida como chá ou mesmo em pó, como é vendida em supermercados, padarias e mercearias. A canela ajuda e muito a quem deseja emagrecer.

A primeira e principal propriedade da canela é o efeito termogênico, que acelera o metabolismo promovendo uma maior queima de gordura. Em seguida, vem seu poder contra a glicose no sangue, pois ela impede que a insulina circule livremente pelo organismo sem que acumule açúcar em forma de gordura em nosso corpo.

A canela já é naturalmente doce, logo ela saciará sua vontade de comer doces sempre que passar por período complicado.

Além de todas as vantagens citadas anteriormente, a canela possui ação antioxidante e bactericida, que ajuda o corpo a se livrar das toxinas que são prejudiciais ao organismo, deixando- o livre para que metabolize de uma melhor forma as gorduras, além de melhorar o aspecto da pele.

Chá de Hibisco

No mundo em que vivemos é difícil manter a ansiedade longe de nós. O chá de hibisco tem um sabor levemente adocicado, o que contribui para evitar o consumo de doce.

Além disso, o chá de hibisco mantém o intestino funcionando corretamente, possui propriedades diuréticas, ajudando a prevenir o inchaço após um dia longo de trabalho. O hibisco também atua como um pequeno inibidor da absorção de carboidratos e gorduras dos alimentos.

Chá de Hibisco para Emagrecer
Chá de Hibisco para Emagrecer

Completando todo o pacote, o hibisco também possui vitamina C que auxilia e muito no processo de emagrecimento. Existem pessoas espalhadas pelos quatros do mundo que escolheram o chá de hibisco como melhor forma de emagrecer.

Alfafa para Emagrecer

Se por acaso você utilizar a quantidade de benefícios como critérios para escolher uma erva medicinal para emagrece, escolha de olhos fechados a alfafa. Ela é uma planta muito completa no que se diz respeito a nutrientes, ela contém diversos minerais e vitaminas, como:

  • Ferro;
  • Potássio;
  • Cálcio;
  • Vitamina A;
  • Vitamina do complexo B;
  • Vitamina C;
  • Vitamina D;
  • Vitamina E;
  • Vitamina K.

Todas as vitaminas e minerais que foram citados anteriormente são necessários para que o emagrecimento ocorra de uma forma mais simples sem que a saúde seja comprometida.

Além disso, a alfafa possui uma boa quantidade de proteínas, o que é perfeito para quem deseja e precisa comer menos. A sensação de saciedade é prolongada consideravelmente.

A ainda pode contribuir para o crescimento e formação dos músculos. Ela possui baixa quantidade de calorias, o que facilita ainda mais o processo de emagrecimento. Outra propriedade da alfafa pouco conhecida é a sua função desintoxicante no corpo.

Como Preparar Seu Chá de Ervas Medicinais para Emagrecer

Para fazer o chá de ervas você vai precisar dos ingredientes a seguir:

  • Erva escolhida;
  • Água.

As quantidades (tanto da erva quanto de água) serão de acordo com quanto chá você pretende fazer. Se você pretende fazer 1L de chá, deverá pedir ao vendedor, quando for comprar a erva, que recomende a porção para a quantidade de chá que você deseja tomar.

Ou se for comprar em pacotes, utilize o suficiente que sua infusão fique com uma coloração não muito escura e nem muita clara. Leve em consideração o tom da erva utilizada para servir de parâmetro.

Modo de Preparo

  • Esquente a água até que ela esteja quase em estado de fervura;
  • Desligue o fogo e adicione erva necessária à quantidade de água quente;
  • Tampe o recipiente ainda quente com um pano ou mesmo uma tampa;
  • Aguarde por 15 minutos com a vasilha tampada;
  • Coe o chá e beba;
  • Adoce se preferir.

Cuidados Necessários para Iniciar o Consumo das Ervas Medicinais para Emagrecer

Mesmo que seja clichê, vale lembrar que apesar do fato das ervas medicinais não conterem quantidade máxima estipulada, não significada que elas possam ser consumidas livremente, sem menor preocupação.

Como qualquer outra medicação ou erva, precisa-se ter um limite aceitável para consumo para que não ocorra intoxicação. Antes de iniciar seu consumo, busque mais orientações sobre seu limite de consumo e a forma mais adequada para realiza-lo.

Apesar de estarmos falando sobre ervas medicinais para emagrecer, é importante buscar orientação médica para evitar possíveis problemas que podem ser acarretados pelo uso incorreto das ervas.

Recomendados: