Descubra o Melhor Método para Eliminar Aquela Barriguinha Indesejável

Definir os músculos abdominais tornou-se um símbolo de fitness e saúde. Por esta razão, a Internet está cheia de informações sobre como você pode conseguir uma barriga tanquinho, e muitas destas recomendações envolvem exercícios e dispositivos que visam trabalhar os músculos abdominais.

Esses exercícios supostamente estimulariam o seu abdômen e funcionariam bem para queimar a gordura da barriga. No entanto, eles podem não ser tão eficazes quanto a maioria de nós imagina.

Neste artigo você compreenderá melhor essa questão dos exercícios abdominais e se eles realmente ajudam a diminuir a barriga?

Quais São os Músculos Abdominais?

Os músculos abdominais são aqueles que ajudam a estabilizar o seu corpo. Eles também ajudam a sua respiração, permitem o movimento, protegem seus órgãos internos e são responsáveis ​​pelo apoio da postura e equilíbrio.

Existem Quatro Principais Músculos Abdominais:

  • Reto abdominal
  • Transverso abdominal
  • Oblíquo externo
  • Oblíquo interno

É importante manter a força em todos esses músculos. Uma vez que os músculos abdominais fortes podem ajudar a melhorar a postura e o equilíbrio, e também podem ajudar a reduzir a dor nas costas e aumentar a flexibilidade.

Os Tipos de Gordura Abdominal

O excesso de gordura abdominal, ou gordura da barriga, está associada a um maior risco de resistência à insulina, diabetes tipo 2 e doença cardíaca. A obesidade abdominal também é uma das principais causas da síndrome metabólica.

No entanto, nem toda a gordura abdominal é a mesma, e existem dois tipos dela – a gordura subcutânea e a gordura visceral.

Gordura Subcutânea

Este é o tipo de gordura que você pode reduzir mais facilmente, e ela está localizada logo abaixo da pele, mais precisamente entre a pele e os músculos.

A gordura subcutânea não está diretamente relacionada ao risco metabólico, e em quantidades moderadas, não aumentará dramaticamente o risco de doenças.

Gordura Visceral

Este tipo de gordura está localizada na cavidade abdominal em torno dos seus órgãos internos.

Ela está associada à síndrome metabólica e condições de saúde como diabetes tipo 2 e doença cardíaca. A gordura visceral é hormonalmente ativa e libera compostos que influenciam vários processos relacionados à doenças no corpo humano.

Ter Músculos Abdominais Fortes não é Tudo

Exercitar seus músculos abdominais irá fortalecê-los, no entanto, torções, e flexões laterais não farão seus músculos abdominais visíveis se eles estiverem cobertos por uma camada grossa de gordura.

Quando presente em grandes quantidades, a gordura subcutânea impedirá que você veja seus músculos abdominais, ou seja, você precisa primeiro emagrecer e deixar a barriga lisa para depois começar a fazer exercícios que trabalhem a região abdominal se o seu objetivo é ter uma barriga tanquinho.

Fazer Exercícios Abdominais Diminui a Barriga?

Muitas pessoas fazem exercícios abdominais porque querem perder gordura na barriga. No entanto, evidências sugerem que exercícios abdominais não são muito eficazes para o emagrecimento em si.

Há um equívoco comum onde as pessoas pensam que se fizerem exercícios localizados elas irão emagrecer naquele local. Na verdade, o que acontece é que você pode trabalhar seus músculos naquele local, porém, se você não fizer exercícios aeróbicos para emagrecer, eles não irão adiantar muito.

Os exercícios abdominais funcionam sim, porém, a regra é primeiro emagrecer e deixar a região abdominal magra e lisa, para aí sim focar totalmente nos exercícios abdominais para definir seus músculos.

Dessa maneira, é verdade que os exercícios de treinamento localizado farão você “sentir que está queimando gordura ” enquanto os músculos crescem e se fortalecem. No entanto, estudos mostram que eles não vão ajudá-lo a se livrar da gordura na barriga.

Os Melhores Exercícios para Perda de Gordura

Uma razão pela qual a perda de gordura direcionada não funciona é porque as células musculares não podem usar a gordura contida nas células de gordura diretamente.

Definindo o Corpo com Abdominal
Definindo o Corpo com Abdominal

A massa gorda precisa ser quebrada antes que possa entrar na corrente sanguínea. Esta gordura pode vir de qualquer parte do corpo, e não apenas da parte do corpo sendo exercitada.

Além disso, fazer abdominais não é particularmente eficaz para queimar calorias, onde o indicado é investir em aeróbios seguidos de musculação.

Então Quais Exercícios Você Deve Fazer?

Se exercitar regularmente irá acelerar o seu metabolismo e queimar calorias e gordura. O exercício aeróbio é um dos mais eficazes para a perda de peso, e também pode ser eficaz na queima da gordura visceral da barriga.

Treinos de intensidade também desempenham um papel importantíssimo. O exercício moderado ou de alta intensidade pode reduzir mais rapidamente a massa gorda da barriga em comparação com o exercício aeróbio de baixa intensidade ou o treinamento de força.

Além disso, você precisa se exercitar com frequência se quiser alcançar resultados significativos. Por exemplo, fazer exercícios aeróbios de intensidade moderada durante 30 minutos, cinco dias por semana, ou de alta intensidade por 20 minutos, três dias por semana.

As alterações musculares que ocorrem em resposta ao exercício também promovem a perda de gordura. Em outras palavras, quanto mais massa muscular você construir, mais gordura você queimará.

Combinar Múltiplos tipos de Exercícios Pode ser Eficaz

O exercício intermitente de alta intensidade (HIIT) é outra abordagem que tem demonstrado reduzir a gordura corporal de forma mais eficiente do que o exercício aeróbio padrão.

O HIIT é um tipo de treinamento intervalado que combina períodos curtos de exercícios de alta intensidade seguidos de períodos de recuperação ligeiramente mais longos, mas menos intensos.

Aspectos do HIIT que o tornam eficaz incluem a diminuição do apetite e a queima de gordura maior durante e após o exercício.

Além disso, combinar treinamentos de resistência e exercícios aeróbios se mostrou ser mais eficaz do que apenas fazer o exercício aeróbio sozinho.

Porém, se o HIIT ou o treinamento de resistência não são muito a sua cara, estudos mostram que apenas rajadas rápidas de exercícios aeróbios feitas regularmente também podem reduzir efetivamente a gordura da barriga e a gordura corporal total.

Como Perder Gordura na Barriga de Maneira Eficaz

As evidências mostram que não é possível perder gordura na barriga apenas fazendo exercícios abdominais. Para a perda de gordura total do corpo, é recomendado que você use uma combinação de exercício aeróbio e treinamento de resistência, como levantar pesos.

Além disso, uma dieta saudável com abundância de proteínas, fibras e controle de porção são essenciais para que você realmente consiga emagrecer e perder gordura na barriga, e sem uma boa dieta, é praticamente impossível conseguir bons resultados.

Estes métodos irão ajudar você a queimar calorias, acelerar o seu metabolismo e a perder gordura, e como consequência você conseguirá perda de gordura na barriga e ter a barriga lisinha que você sempre quis.

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