Quer Emagrecer Dentro de Casa? [Confira] Os Melhores Exercícios

Turbinar a dieta emagrecendo mais rápido e ainda ganhar um corpo sarado. Quem não quer? Mas nem tudo é dado de graça e, se quisermos mesmo ter uma barriguinha chapada e corpinho de pilão, o jeito mesmo é malhar. Mas na hora de escolher onde se exercitar, a opinião se divide. Há quem seja adepto a fazer exercícios em casa para emagrecer, outros, acham que exercícios físicos só podem ser feitos em academia.

Mas, afinal, quem está certo? Fazer exercícios em casa para emagrecer dá algum tipo de resultado? Que tipo de atividades físicas podem ser feitas em casa? Eles têm os mesmos efeitos que os exercícios da academia?

Se você quer a resposta para essas e outras perguntas, acompanhe nosso artigo. Nós vamos falar a respeito dos exercícios em casa para emagrecer e quais são eles. Quer saber mais? É só nos acompanhar.

A Importância da Atividade Física

Primeiramente, vamos entrar no mérito da importância da atividade física para o emagrecimento. Se você deseja obter resultados mais satisfatórios na sua dieta, é preciso aderir à combinação dieta + atividade física.

Isso porque, quando estamos em processo de emagrecimento, podemos usufruir de vários benefícios dos exercícios físicos para potencializarem nossos resultados. Portanto, quando estamos fazendo alguma dieta, através dos exercícios físicos nós podemos ter os seguintes benefícios:

  • Metabolismo acelerado;
  • Combate à flacidez;
  • Manutenção (e ganho) de massa magra – fundamental para manter o metabolismo acelerado;
  • Aumento de disposição;
  • Gasto calórico

Diante de tantos benefícios, realmente vale a pena colocar o corpo pra se movimentar. Mas, será que essas atividades podem ser feitas em casa?

Exercícios em Casa para Emagrecer – É Possível?

Quando falamos em atividades físicas, na verdade estamos nos referindo a toda e qualquer prática que coloque o corpo em movimento. Isso significa que, independente da atividade que você faça, o corpo estará gastando uma quantidade maior de calorias para isso.

Hoje em dia nem todo mundo tem tempo, dinheiro ou mesmo disposição para ir a uma academia, e acaba optando por fazer seus exercícios em casa para emagrecer. Nesse caso, essas pessoas podem obter resultados tão bons quanto se estivessem em uma academia. Além disso, exercitar-se em casa é um das melhores opções para quem busca uma alternativa para se exercitar.

É por isso que separamos alguns exercícios que você poderá fazer sem sair de casa.

Os Melhores Exercícios em Casa para Emagrecer

Para você organizar sua rotina de exercícios em casa para emagrecer, é preciso dividir seu tempo em dois tipos de exercícios. Eles são os exercícios aeróbicos e anaeróbicos.

Nos exercícios aeróbicos você irá trabalhar o gasto calórico como um todo. Já os anaeróbicos trabalharão partes isoladas do corpo, além de trabalhar a musculatura. Ambos os tipos de exercício são necessários para um treino de resultados.

Portanto, ao organizar suas atividades físicas, procure sempre começar com os exercícios aeróbicos (pelo menos 30 ou 40 minutos). Depois disso, faça 2 ou 3 exercícios localizados (anaeróbicos).

Exercícios Aeróbicos 

Caminhada 

Essa não é exatamente uma atividade que você faça dentro de casa. Mas você tem a vantagem de fazer esse exercício sem a necessidade de ir a uma academia só para fazer esteira.  Portanto, comece seus exercícios em casa para emagrecer com pelo menos meia hora de caminhadas diárias. Elas podem ser feitas de manhã cedo ou no final da tarde, principalmente no verão, em que o sol está mais baixo nesses horários.

Procure um lugar plano que você possa caminhar sem dificuldade. É muito importante que sua caminhada seja ininterrupta, sem nenhuma pausa. Você também pode fazê-la em uma esteira, caso você tenha uma em casa.

Dança

Tudo bem, vamos combinar que tem muita gente que detesta caminhar mas ama dançar. Por que não optar pela dança, então? E nem sempre precisamos estar matriculados em uma academia para praticarmos essa modalidade de exercício. Hoje em dia, com o aumento das mídias sociais nós podemos ter acesso a uma infinidade de aulas de dança em muitos sites de vídeo na internet. As opções são tantas que fica até difícil escolher.

Portanto, se você adora praticar qualquer tipo de dança, tire pelo menos meia hora do seu dia para praticar essa deliciosa atividade. Escolha seu ritmo preferido, coloque uma roupa confortável e vá dançar na frente do computador.

Outra opção interessante são aqueles games de dança do tipo Wii e Xbox.

Pular Corda

Outra opção barata e muito divertida para emagrecer em casa, separando alguns minutos por dia. Hoje em dia há muitos adeptos à prática de pular corda, como uma opção de exercício da modalidade de treino intervalado de alta intensidade (hiit – high intensity interval training).  A vantagem desse tipo de exercício é que não é necessário um tempo muito longo em atividade para obter resultados. Com apenas 10 minutos diários com o auxílio da corda, é possível enxugar muitas calorias.

Pular corda em casa ajuda a emagrecer
Pular corda em casa ajuda a emagrecer

 Exercícios Anaeróbicos

Abdominal (trabalhar o abdômen)

  • Deite-se com as costas sobre um colchonete no chão;
  • Junte as pernas, flexionando-as levemente;
  • Coloque as mãos entrecruzadas atrás da cabeça;
  • Faça a atividade elevando o tronco em sentido aos joelhos, retornando lentamente à posição inicial;
  • Quantidade: 3 séries de 15 repetições, com uma pausa de 20 segundos entre cada série.

Quatro Apoios (trabalhar os glúteos)

  • Fique em posição de quatro em um colchonete no chão;
  • Deixe a coluna reta e apoiada os cotovelos no chão;
  • Eleve a perna esquerda esticando-a até que fique no mesmo nível que o tronco;
  • Retorne a perna vagarosamente para a posição inicial, com o cuidado de não encostá-la no chão;
  • Volta a elevá-la novamente, até completar 15 vezes;
  • Repita a mesma sequência com a perna direita;
  • Quantidade: 3 séries de 15 repetições em cada perna, com uma pausa de 20 segundos entre cada série.

Bicicleta (trabalhar as pernas)

  • Deite-se sobre um colchonete no chão com as pernas esticadas;
  • Coloque as mãos entrelaçadas atrás da cabeça, erguendo-a levemente para o alto;
  • Flexione levemente as pernas, formando um ângulo de 90 graus;
  • Faça movimentos circulares com as pernas, simulando os pedalos de uma bicicleta;
  • Quantidade: Faça 3 séries de 15 pedaladas, com uma pausa de 20 segundos entre cada série.

Tesoura (trabalhar pernas, glúteos e abdômen)

  • Deite-se com as costas sobre um colchonete no chão;
  • Cruze as duas pernas, mantendo-as esticadas;
  • Coloque as duas mãos abaixo dos glúteos com as palmas viradas para baixo;
  • Erga levemente as duas pernas, deixando-as esticadas;
  • Faça movimentos repetitivos, cruzando uma perna sobre a outra, simulando uma tesoura cruzada;
  • Quantidade: Faça 3 séries de 15 repetições, com uma pausa de 20 segundos entre cada série.

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