As 4 Fases da Principal Dieta para quem Busca Emagrecer – Conheça Dieta Dukan

Dieta Dukan é uma maneira de emagrecer rapidamente. Esta é uma constatação verdadeira. Muitas pessoas que se submeteram a este regime e que conseguiram seguir totalmente as regras impostas, perderam peso. Apesar disso,  existem algumas controvérsias a respeito deste tema.

Não se  poder  duvidar da eficácia desta dieta quando está em foco: rapidez e perda de peso urgente. Porém, há os que afirmam que esta queima rápida de gorduras pode levar a consequências não esperadas, apesar do médico que a criou garantir que não provoca o indesejado efeito sanfona ou rebote.

E você, que está em busca de um modo de perder calorias rapidamente, precisa conhecer bem sobre ela. Isto te ajudará a decidir se é este o  método de emagrecimento que realmente fará diferença em sua vida.

Dieta Dukan : Aprovada por Celebridades

A Dieta Dukan surgiu a partir dos estudos de um médico francês, cujo nome é  Pierre Dukan. Suas investigações a respeito de emagrecimento levaram-no a escrita de um livro. Este  chama-se “ Não Consigo Emagrecer”.

Este livro foi divulgado intensamente por algumas celebridades, que obtiveram retorno positivo , após adotar as orientações nele contidas. Kate Middleton, Carole Middleton, Penélope Cruz, Beyoncé, Jennifer Lopez, entre outras, experimentaram  e  aprovaram a Dukan.

Foi o quanto bastou, para que o livro se tornasse falado e a  dieta se posicionasse entre as mais buscadas. Não houve quem não ficasse curioso. Todos queriam descobrir como funcionava o misterioso segredo da Dukan. Você também quer saber? Continue lendo e descubra como é.

Como Funciona a Dukan

Não é um tipo de emagrecimento muito fácil. Para pôr em prática acertadamente é necessário conhecer como é feita. Também é preciso o seguimento de algumas regras.

É uma dieta composta de 4 fases: Ataque – Cruzeiro – Consolidação – Estabilização. Nestas etapas, as duas primeiras destinam-se ao emagrecimento, enquanto as duas últimas são para a manutenção do peso.

Em todas elas não se pode deixar de respeitar as condições impostas, alimentando-se do que for permitido 100 alimentos de baixo índice calórico e baixo percentual de gordura e açúcar são sugeridos. Estes são ricos em proteína, tanto vegetal quanto animal. Conheça abaixo cada uma das fases.

Dieta Dukan – Fase Ataque

Prevê a ingestão de proteínas  puras. Esta fase é decisiva, pois de seu sucesso depende todo o resto. Uma de suas principais exigências é que não é permitido o consumo de carboidratos. A base inicial são os alimentos proteicos e os de baixa taxa de gorduras. Apenas estes têm vez nesta fase.

Ela é bastante severa, mas tem a vantagem de ser curta e decisiva. Ou seja, você  passa aperto para cumpri-la, mas quem leva até o fim, obtém um resultado bastante estimulante e eficaz.

Para seguir esta fase, preste atenção aos detalhes que não podem ser esquecidos:

É uma fase que dura por pouco tempo, conforme a porção de peso que se deseja perder.

Veja Como Funciona:

  • Quem precisa perder de 1 até 05 quilos – A Fase Ataque é de 1 dia;
  • Quem precisa perder de 6 até 10 quilos – A Fase Ataque é de 3 dias;
  • Quem precisa perder de 11 até 20 quilos – A Fase Ataque é de 5 dias;
  • Quem precisa perder a partir de 20 quilos – A Fase Ataque é de 7 a 10 dias.

Saiba como Agir na Fase Ataque

  • Beba muita água;
  • Não consuma carboidratos. Eles estão proibidos neste período. Frutas, legumes, sucos e açúcar estão fora de seu cardápio nesta fase;
  • Cozinhe seus alimentos sem uso de óleo;
  • Ao consumir queijos certifique-se de que são zero gorduras;
  • Faça pequenas caminhadas. No mínimo 20 minutos diariamente.

Alguns Alimentos Permitidos na Fase Ataque

Peixes/ Frutos do Mar Sardinha, atum, salmão, camarão, ostra, lagosta, mexilhão, merluza, cação, entre outros.
Carne Alcatra, filé mignon, patinho, contrafilé, presunto magro, peito de peru, peito de frango.
Lácteos Iogurte zero, iogurte grego, queijo sem gordura, queijo Cottage, leite desnatado.
Ovos De codorna e de galinha (dois ovos são permitidos diariamente).
Proteína Vegetal Tofu, carne de soja.

Fase Cruzeiro

Esta é a segunda fase da Dukan. Trata-se de um período importante, cujo objetivo é a perda de peso, portanto requer certa atenção de sua parte.  Os alimentos desta fase estão distribuídos em dois tipos. Você deverá revezar o consumo deles.

Fase Cruzeiro
Fase Cruzeiro

A ideia é intercalar entre uma alimentação  PP- Proteína  Pura e alimentação PL- Proteína + legumes. Isto significa que,  em um dia você só poderá consumir alimentos que são fonte de proteína pura e no outro dia, sua alimentação será à base de proteínas e legumes.

Veja Algumas Recomendações Interessantes Desta Fase:

  • Você deverá intercalar os alimentos PP e PL até atingir o peso adequado.
  • Uma boa ideia é fazer saladas usando legumes crus ou cozidos.
  • Tempere seus legumes com limão, vinagre, mostarda,iogurte natural.
  • Os alimentos da Fase anterior (Fase Ataque) são permitidos neste período.
  • Beber água é essencial.

A Fase Cruzeiro reserva para você uma boa novidade. A partir dela você tem direito a  consumir alguns alimentos, que entram como prêmio, por sua conquista de ter conseguido chegar sem vacilos até esta etapa.

São conhecidos como “Alimentos Tolerados”. Dois destes alimentos são permitidos, de forma moderada, nesta fase, diariamente. Veja quem faz parte desta lista e aproveite.

Alguns Alimentos Tolerados

Frutas Maçã, pera, mexerica, tangerina, morango, damasco, ameixa, melão, amora, entre outras.
Pães 2 fatias de pão integral
Aveia 2 ½ de farelo de aveia ( colher de sopa)
Sementes e grãos Chia, feijão, lentilha, ervilha,
Arroz Integral ou branco ( apenas 2 vezes semanalmente)
Pudim zero Sabor que quiser

Ah! Mas, atenção, só vale pra quem tá conseguindo perder peso. Ok? Se até aqui seu peso não está reduzindo, não use os alimentos tolerados. E se você entrou em um efeito platô, que é quando o emagrecimento estaciona e o mesmo peso permanece, também não utilize este bônus.

Fase de Consolidação

A fase da Consolidação é uma conquista, mas não se empolgue ainda, pois há mais caminhos a percorrer. Lembre-se que você ainda não chegou ao final. Esta fase é importante para consolidar o que já foi alcançado.

Sendo assim, preste atenção na duração, ela vai depender de quantos quilos você perdeu. Calcule a duração, considerando 10 dias pra cada quilo perdido.

Sendo assim, se você emagreceu 7 quilos, esta fase de Consolidação irá durar 70 dias. Quem emagreceu 5 quilos, terá uma consolidação de 50 dias, e assim por diante.

Nesta fase você pode comer: carboidratos, frutas, pães integrais, queijos, e legumes. Porém, é necessário reservar um dia da semana para comer apenas proteína pura. Os adeptos da Dieta Dukan adotam a quinta –feira. Eles a chamam de quinta-feira proteica.

Nesta etapa também tem prêmio. Trata-se de um jantar de gala para quem conseguiu conquistar o peso almejado. Você precisará dividir esta fase em duas metades. Se precisa fazer 50 dias de consolidação, divida por 2, como no exemplo:

1ª etapa – 25 dias e 2º etapa – 25 dias.

Primeira Etapa da Consolidação:

  • Frutas – 1 por dia;
  • Carboidratos – 1 porção semanal;
  • Todos os alimentos da fase Cruzeiro;
  • Jantar de gala com tudo que quiser comer – 1vez por semana.

Segunda Etapa da Consolidação

  • Frutas –  2 por dia;
  • Carboidratos – 2 porções por semana;
  • Jantar de gala com tudo que quiser comer, moderadamente, sem repetir – 2 vezes por semana, em dias intercalados, não seguidos;
  • Incluir um dia de proteína pura, obrigatoriamente nesta segunda etapa. Uma boa sugestão é incluir entre um e outro jantar de gala.

Estabilização

Finalmente chegou a fase que você deve manter para sempre. Daqui em diante sua alimentação e livre. Coma o que quiser, porém 3 obrigações são necessárias pelo resto da vida:

  • Consumir 3 colheres de aveia (farelo), diariamente;
  • Caminhar por no mínimo 20 minutos diariamente;
  • Fazer a quinta proteica – Ou seja em um dia da semana você só comerá Proteína Pura.

Dieta Dukan é assim que é, viu? Agora você já pode colocá-la em prática.  Gostou das informações? Nos conte o que achou. Seu comentário é muito bem-vindo.

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