A Verdade que Nunca Foi Revelada [Saiba] Tudo Sobre Fenofibrato

O fenofibrato é um medicamento de uso oral usado para diminuir os níveis de triglicerídeos e colesterol no sangue quando mesmo depois de realizar algum tipo de dieta os valores continuam altos e existem fatores de risco de doenças cardiovasculares como a pressão alta, por exemplo.

Como Esse Medicamento Funciona?

Como foi dito anteriormente, o fenofibrato atua reduzindo os níveis de colesterol e triglicérides no sangue. A sua ação vai depender se ele está sendo utilizado corretamente ou não.

Você precisa usá-lo conforme as orientações e indicações de um médico, para conseguir obter resultados satisfatórios e efeitos benéficos conforme o decorrer do tratamento.

O fenofibrato age diminuindo o colesterol ruim e os triglicérides e aumentando o colesterol bom.

O colesterol ruim atua enrijecendo as artérias e as veias, aumentando o risco da pessoa desenvolver alguma doença cardiovascular enquanto o colesterol bom beneficia os transportes das gorduras do corpo para elas poderem ser consumidas pelo fígado e depois eliminadas.

Os efeitos do fenofibrato começam a acontecer depois da segunda semana de uso e geralmente são contínuos até o fim do tratamento.

Mas Afinal, o Fenofibrato Emagrece?

Devido ao funcionamento do remédio, muitas pessoas dizem que ele emagrece, o que não deixa de ser verdade. Quando há a utilização de medicamentos para diminuir o colesterol ruim e os triglicerídeos, geralmente ocorre perda de peso.

Quando as taxas de colesterol se encontram muito altas, na maioria das vezes a pessoa engorda bastante, podendo chegar até a obesidade. Pois à medida que os níveis estão acima do recomendado, os fragmentos da gordura ficam mais livres na circulação, causando assim o aumento do peso.

Não existem estudos comprovando que esse medicamento emagrece, por esse motivo, não utilize ele com essa finalidade. Ele precisa ser utilizado nas pessoas certas, com o objetivo do seu funcionamento.

Como consequência, conforme os níveis das suas taxas forem reduzindo, você poderá emagrecer, mas não se esqueça que o uso principal dessa medicação não é para isso.

Na maioria das vezes, quando ocorrem casos de taxas de colesterol ruim e triglicerídeos altos, o profissional recomenda que além da medicação, também seja feita algum tipo de dieta juntamente com exercícios físicos, o que pode, porém, acarretar uma significativa perda de peso.

Modo de Uso do Fenofibrato

Essa medicação deve ser ingerida 1 vez ao dia, seja no almoço ou no jantar. Se caso o paciente tiver insuficiência renal, a dose precisa ser diminuída, de acordo com a orientação médica.

Efeitos Colaterais da Medicação

Os principais efeitos colaterais dessa medicação são:

  • Dores abdominais;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Diarréia;
  • Flatulência;
  • Dor de cabeça;
  • Formação de coágulos que podem obstruir os vasos sanguíneos;
  • Pancreatite;
  • Pedra na vesícula;
  • Vermelhidão e coceira na pele;
  • Espasmos musculares;
  • Impotência sexual.

Contraindicações

O fenofibrato está contraindicado para ser consumido por crianças ou adolescentes de até 18 anos de idade. Ele também não pode ser ingerido por pessoas que são sensíveis a algum componente da fórmula ou possuem pancreatite aguda, insuficiência hepática, doença da vesícula biliar ou doença renal crônica.

Comprimidos de Fenofibrato
Comprimidos de Fenofibrato

Esse remédio também não pode ser usado durante a gravidez ou na amamentação sem orientação médica.

O que Mudar na Alimentação para Diminuir as Triglicérides, Colesterol Ruim e Consequentemente Perder Peso?

  • Tire as gorduras saturadas e as gorduras trans do seu cardápio;
  • Diminua o consumo de carboidratos e de açúcar, prefira ingerir legumes, grãos integrais, verduras e adoçante;
  • Coma alimentos ricos em ômega-3 de 2 a 3 vezes por semana, como a truta e o salmão. Ou então utilize uma colher de sopa de semente de linhaça ou de outro grão diariamente em suas refeições;
  • Realize pequenas refeições ou lanches a cada três horas no lugar de somente 3 refeições durante o dia;
  • Não beba refrigerantes, bebidas gaseificadas nem bebidas alcoolizadas, dê preferência para os sucos de frutas naturais e água.

O que Pode ser Mudado no Seu Estilo de Vida para que a Sua Saúde Fique em Dia?

  • Tente alcançar e manter o seu peso corporal de acordo com seu IMC. Com a dieta para diminuir os níveis de triglicérides e o colesterol alto, você já pode obter uma boa perda de peso, tenha dedicação e alcance os seus objetivos;
  • Controle os seus níveis de açúcar no sangue;
  • Se você é fumante, largue o cigarro. Se não conseguir parar sozinho(a) procure ajuda, mas não continue com esse vício que pode ser muito prejudicial para a sua saúde;
  • Pratique exercícios físicos ao menos 30 minutos por dia, para que você consiga evitar algumas doenças e ainda perder peso;
  • Se caso você achar que o uso de algum medicamento controlado que você tome possa está te fazendo mal, procure ajuda médica e uma orientação mais detalhada do tal.

E aí, as suas dúvidas foram respondidas? Afinal, o fenofibrato pode emagrecer sim! Mas como já foi dito, não é aconselhável que o consuma somente com esse objetivo. Afinal, ele serve para outro tipo de tratamento e se for usado de forma indevida, pode prejudicar bastante a sua saúde.

Agora, se você tiver com algum problema que ele possa lhe ajudar, procure um profissional, comece o seu tratamento e como consequência, ganhe a perda de peso.

Se você realmente deseja emagrecer, opte pelo meio que mais vai te ajudar, que é a alimentação balanceada juntamente com a prática de exercícios físicos.

Consuma frutas! Elas podem ser grandes aliadas quando o assunto é emagrecimento e diminuição dos níveis do colesterol ruim. Pois elas possuem vitaminas e minerais essenciais para o tratamento dessa doença.

Lembre-se: Nunca é tarde para mudar os hábitos. Se caso você não tenha níveis altos de colesterol e nem de triglicerídeos e só veio aqui por curiosidade para saber se o fenofibrato emagrece ou não, comece a pensar agora no seu futuro!

Pequenas trocas na sua alimentação já podem auxiliar na prevenção de problemas que podem vir mais tarde além de evitar que você seja refém de remédios e consultas médicas no futuro.

Agora que você já sabe tudo sobre o fenofibrato e provavelmente não tem mais dúvidas, o que acha de deixar logo abaixo o seu comentário nos dizendo o que você achou desse artigo?

Recomendados: