Quer Saber se as Frutas Ajudam a Emagrecer? Clique e Descubra

As frutas são alimentos muito valorizados entre os nutricionistas pelo seu valor nutricional. Dietas quase sempre apresentam este tipo de alimento na sua preparação seja qual for o objetivo: hipertrofia, emagrecimento ou definição muscular.

Apesar da sua comprovada importância para a saúde humana, as frutas também possuem açúcar na sua composição que acaba gerando uma dúvida comum: será que as frutas realmente ajudam a emagrecer?

Confira abaixo alguns mitos e verdades sobre esse assunto.

Fruta é Doce, Portanto Engorda

Mito. O açúcar natural das frutas é completamente diferente de outros industrializados que são utilizados em alimentos que não são saudáveis, como refrigerantes e doces. Compará-los é um grande erro já que são alimentos de valor nutricional absolutamente distintos.

As frutas possuem, ao contrário de alimentos desse tipo, poucas calorias, pouca gordura e pouco sódio. Esses três costumam ser grandes inimigos de uma dieta já que acabam se convertendo em quilos a mais para quem consome em excesso. Elas também são livres de colesterol, tornando-se altamente recomendáveis.

O Fato de a Fruta ser Saudável Não Significa que Devo Ignorar Outros Alimentos

Verdade. As frutas, por melhor que sejam em relação ao valor nutricional, não são alimentos perfeitos. Elas não possuem alguns nutrientes e componentes que também são importantes para o corpo humano e que podem ser encontrados em outros alimentos. A fruta deve fazer parte da sua dieta, mas não podem ser o único alimento presente nela.

O Consumo de Frutas Vai me Deixar Diabético

Mito. As qualidades presentes nas frutas vão além do seu valor nutricional e sobre o que ela pode agregar à sua alimentação como um todo. São também alimentos muito importantes para o coração, podendo ajudar a melhorar os batimentos cardíacos. Além disso, ao invés de induzir o corpo a criar diabetes, as frutas podem ajudar no emagrecimento, combatendo à obesidade.

Muitas frutas também são ricas em água, como a melancia ou o melão. Essas frutas são ótimas para melhorar a circulação e evitar a formação de pedras nas veias, o que poderia gerar pedra nos rins ou mesmo o entupimento delas. Elas ainda fornecem diversas vitaminas e minerais importantes para as funções corporais, sendo muito benéficas para a saúde.

A Fruta Ajuda no Emagrecimento

Verdade. Como você viu anteriormente, o açúcar presente nas frutas é natural e isso não faz com que o seu consumo de maneira adequada causa aumento de gordura. Isto não significa que você possa abusar das frutas e comê-las a todo o momento. Tudo em excesso faz mal e o consumo de frutas em quantidades exageradas também pode levar a um ganho de gordura.

Se bem utilizadas e consumidas em doses adequadas, elas poderão ser altamente benéficas para a saúde e potencializarão o processo de emagrecimento. Veja abaixo algumas boas opções de frutas que ajudam a emagrecer.

  • Maçã

A principal característica da maçã que ajudará você a perder peso com a sua dieta é a grande presença de fibras. Com isso, ela dá uma grande sensação de saciedade que ajuda a evitar a fome em momentos rápidos do dia. Um lanche matinal com essa fruta é uma ótima opção para um almoço mais controlado.

Ela também ajuda atuando contra os riscos de doenças (especialmente ligadas ao coração) e minimizando o colesterol ruim do corpo. A maçã também ajuda a eliminar células cancerígenas no organismo, reduzindo o risco dessa doença. Ainda apresenta bastante vitamina C, sendo útil na prevenção de gripe e febre e até um pouco de proteína. Por tudo isso, deve ser uma fruta presente no seu cardápio.

Frutas que Emagrecem
Frutas que Emagrecem
  • Banana

A segunda fruta mais popular em dietas para emagrecimento é a banana que também ajuda na sensação de saciedade por conta de uma substância presente na sua composição (triptofano), evitando que a fome apareça mais rápido do que deveria e faça com que você ataque a geladeira em momentos inoportunos.

Ela também deve ser a melhor amiga de quem pratica bastante atividade física, contribuindo para a prevenção de câimbras. O cuidado em relação à banana é que ela possui um índice glicêmico maior do que o da maçã e deve ser consumida com moderação. Caso o abuso aconteça, o efeito pode ser o oposto do desejado.

  • Pêra

Essa fruta contém características parecidas com a maçã, especialmente em relação à boa presença de fibras, sendo excelente no objetivo de emagrecimento. A sua absorção costuma ser rápida pelo organismo, mas o excesso pode vir a gerar gorduras também, por isso o cuidado no consumo também deve acontecer.

  • Limão

Boa parte da sensação do excesso de peso vem de líquidos que ficam dentro do organismo retidos. O limão é um grande aliado na hora de desintoxicar, especialmente por possuir boa função diurética, agindo como um catalizador para liberação desses líquidos presos.

O problema em relação a essa fruta não é nenhum segredo: o limão é azedo. Se você não gosta de frutas azedas deverá ter cuidado redobrado com o açúcar, já que é a maneira mais comum para adocicar o suco da fruta. O uso de muito açúcar anula a sua função de emagrecimento. Uma opção é usar como tempero de saladas, por exemplo.

  • Abacate

Outra fruta que ajuda na saciedade é o abacate, talvez a grande surpresa dessa lista. Apesar de ser uma fruta gordurosa, ela é composta da gordura positiva, que ajuda no processo de emagrecimento corporal. Como toda gordura, porém, deve ser consumido com muita cautela para não atrapalhar a sua dieta.

  • Morango

Não apenas o morango, mas também as demais frutas vermelhas possuem características que auxiliam no processo de emagrecimento porque apresentam índices realmente baixos de gordura e calorias. É uma fruta rica em vitamina C, ajudando também a manter a resistência corporal fortalecida.

  • Abacaxi

Outra fruta rica em água e que, consequentemente, consegue atuar contra a retenção de líquidos. O abacaxi também é mais doce que o limão, sendo uma boa alternativa para quem consome frutas azedas, mas não consegue apreciar o limão sem usar de açúcar junto. Assim como o morango, também apresenta bastante vitamina C.

Gostou? Então compartilhe com seus amigos, e não se esqueça de comentar.

Recomendados: