Granola – Engorda ou Emagrece? Descubra Tudo Aqui

Pensou em dieta, pensou em granola no café da manhã. Afinal, quem resiste a uma deliciosa porção de granola com um pouco de iogurte logo cedo?

Mas, afinal, você sabe dizer se granola engorda ou emagrece?

Saiba tudo sobre essa deliciosa combinação de cereais e o que ela pode fazer – ou não – por sua dieta.

O Que é a Granola?

A granola é uma combinação de ingredientes como frutas secas e cereais muito rica em nutrientes. Alguns tipos de granola levam açúcar em sua composição, elevando seu teor calórico, enquanto outras versões apostam nas combinações sem açúcar.

Para algumas pessoas, a granola é a solução para qualquer dieta alimentar; para outros, ela é o inimigo número um de quem quer emagrecer. Dentro desse embate, devemos levar em consideração dois fatores muito importantes. Primeiramente, a granola é um alimento rico em ingredientes com nutrientes que trazem muitos benefícios ao nosso corpo, além de proporcionar sensação de saciedade.

Por outro lado, a granola é um alimento extremamente calórico, portanto, se mal utilizada, pode trazer consequências indesejadas. Além disso, algumas receitas levam açúcar, o que aumenta ainda mais a quantidade de calorias. Portanto, a granola só deve ser consumida para emagrecimento se aliada a uma dieta alimentar, além da prática de atividades físicas.

No entanto, uma das grandes vantagens da granola no processo de emagrecimento é que essa mistura de cereais é uma fonte riquíssima de fibras, que mantêm nosso intestino saudável e funcionando eficientemente. A granola também possui uma digestão lenta, o que fornece uma sensação de saciedade maior, evitando que você tenha necessidade de ficar beliscando.

A granola é rica em ferro e zinco, dois nutrientes que mantêm nosso sistema imunológico mais forte. Além disso, ela também é rica em ácido fólico, uma vitamina B que nos ajuda na metabolizar dos alimentos.

Afinal, a Granola Engorda ou Emagrece?

Partindo dos benefícios que ela proporciona ao nosso corpo, como a regulação da flora intestinal e o aumento de saciedade, é possível sim, dizer que a granola é um forte coadjuvante no processo de emagrecimento.

Por outro lado, por ser um alimento extremamente calórico, deve ser consumido sem exageros. Se o intuito é fazer uso da granola para emagrecer, evite as versões com açúcares.

Qual a Composição da Granola?

Não existe uma receita única de granola. Ela é feita a partir da combinação de cereais, grãos, frutas secas e castanhas.

É rica em fibras e outros nutrientes essenciais para o equilíbrio do nosso organismo, bem como: gérmen de trigo, flocos de milho, flocos de arroz, flocos de linhaça, aveia, cevada, castanha de caju, castanha do Pará, amendoim, nozes, algumas frutas secas como uvas passas, maça e banana. Algumas são adoçadas com açúcar mascavo, açúcar refinado ou mel.

Granola Emagrece
Granola Emagrece

Como Consumir a Granola?

A granola pode ser utilizada em uma dieta de baixa caloria, e pode ser consumida no café da manhã. Outra opção para ingestão da granola é antes dos treinos físicos. Ela pode ser consumida junto com iogurte, leite, frutas frescas e adoçada com mel ou mesmo adoçante.

O seu consumo deve ser indicado para cada tipo específico de dieta, lembrando que deve ser sempre aliado a exercícios físicos.

Para que se possa obter um maior resultado, é indicado consumir um produto que contenha mais fibras. As granolas que contêm mel e chocolate possuem muito açúcar, o que pode fazer com que a pessoa engorde. Diante disso o ideal é consumir uma granola com menos açúcar e mais fibras, sempre em pequenas quantidades, podendo acompanhar frutas e iogurte.

Granola Caseira, Uma Opção para Quem Quer Emagrecer

Na dúvida se a granola engorda ou emagrece, se você tem intenção de utilizá-la para emagrecimento, uma ótima opção é você fazer sua própria receita de granola caseira.

Dessa forma, você tem liberdade de fazer a combinação certa dos alimentos de acordo com o seu paladar e suas necessidades. Portanto, pegue lápis e papel na mão e anote essa deliciosa receita.

Receita de Granola Caseira

Agora que você já tirou suas dúvidas se a granola engorda ou emagrece, nós separamos uma receita caseira desse delicioso cereal. Vale lembrar que essa é uma receita base, ou seja, você tem liberdade de incrementá-la como quiser, de acordo com o seu paladar.

Você pode ainda incrementar sua receita caseira acrescentando à sua granola: canela, noz moscada, chia, linhaça, macadâmia, mirtilo… e por que não uma porção de gotas de chocolate 70% cacau. Enfim, a receita é sua, use e abuse de sua criatividade.

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de flocos de milho;
  • 1 xícara (chá) de aveia (flocos finos ou grossos);
  • 3 colheres (sopa) de castanhas picadas;
  • 2 colheres (sopa) de nozes picadas;
  • 3 colheres (sopa) de damasco;
  • 3 colheres (sopa) de uvas passas;
  • ½ xícara (chá) de açúcar mascavo (você pode optar por não colocar açúcar).

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes em uma forma, com exceção das uvas passas e damascos. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC. Deixe até que sua granola esteja torrada e crocante. Retire essa mistura do forno e acrescente as uvas e os damascos. Deixar esfriar. Sirva com iogurte. Se preferir, adoce com mel.

Gostou do nosso artigo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Eles também querem saber se a granola engorda ou emagrece.

Recomendados: