Green Coffee Realmente Ajuda a Emagrecer? Descubra Agora

Se você está querendo perder peso, provavelmente já ouviu falar de muitos meios para emagrecer, muita das vezes coisas sobre as quais você nunca ouviu falar.

Uma dessas, deve ser o green coffee.

Mas, afinal, será que ele ajuda mesmo no emagrecimento?

Vamos descobrir agora.

O que é o Green Coffee?

Estamos habituados ao café sempre da cor marrom, mas na verdade, ele fica dessa cor por causa do processo de torrefação, que escurece os grãos que são verdes naturais do cafeeiro. O sabor e até o aroma já conhecidos do café, são criados através desse processo.

O ingrediente do green coffee não é nada mais do que grão de café cru, que é separado da casca, mas que não passa pelo processo de secagem em altas temperaturas.

Para que Serve?

Este composto vem sendo promovido como um grande aliado para a perda de peso, uma vez que tem compostos que podem deixar o metabolismo acelerado e aumentar a queima de gordura.

O green coffee também é um boa fonte de antioxidantes, que ajuda a controlar a pressão arterial e a glicose sanguínea, melhorando a concentração e o foco e  ajudando a desintoxicar o fígado.

Qual a Diferença do Green Coffee para o Café Tradicional?

Quem usa o green coffee no processo de emagrecimento, se pergunta por que não tomar o café torrado tradicional. Embora o processo de torrefação seja benéfico para aumentar o nível de antioxidantes existentes no café verde, ele também gera uma minimização da concentração de ácido clorogênico.

Outra diferença que existe nos grãos verdes é que eles não têm o mesmo teor de cafeína presente no café torrado, e também possuem um sabor mais leve. Isso torna o green coffee uma alternativa para quem se preocupa com os efeitos colaterais causados pela cafeína ou então não gosta do sabor do café tradicional.

Green Coffee para Emagrecer
Green Coffee para Emagrecer

Mas então, Green Coffee Emagrece Mesmo?

Mesmo que boa parte dos estudos sobre o green coffee e sua relação com a perda de peso tenham sido feitos com animais ou então com grupos humanos considerados pequenos, o composto parece ter realmente benefícios para a perda de peso.

Isso porque o ácido clorogênico tem ação comprovada no metabolismo das gorduras e na absorção da glicose. O mesmo também serve para a cafeína, que é um dos termogênicos mais usados em todo o mundo e que realmente contribui para uma maior mobilização da gordura que fica em estoque para servir como energia para o corpo.

É claro que isso não quer dizer que basta ingerir  cápsulas de green coffee por dia para começar a ver o peso cair. O processo de emagrecer depende de diversos fatores, e não tem como deixar de lado uma mudança nos seus hábitos alimentares.

Ou seja, o green coffee age como um complemento a uma programação de perder peso que tenha controle de calorias, alimentação com muitos vegetais, gorduras saudáveis, proteínas magras, e uma prática constante de atividades físicas.

Outros Benefícios do Green Coffee

O green coffee funciona não somente para emagrecer, mas também para evitar o ganho de peso. Em estudos feitos com ratos, os grãos também auxiliaram na diminuição das taxas de triglicérides e de colesterol.

Controle da Pressão

Um estudo foi publicado em 2006, no Clinical and Experimental Hypertension, e pacientes que receberam uma suplementação todo dia de 140 mg de extrato de green coffee tiveram uma redução da pressão arterial.

Melhora do Humor

Este efeito do green coffee é graças à cafeína, que aumenta a atividade cerebral e melhora os níveis de concentração e energia.

De acordo com um estudo publicado em 2008 no Nutrition Bulletin, a cafeína age melhorando a memória, reduzindo a sensação de fadiga, aumentando o desempenho cognitivo e provocando uma sensação de bem-estar.

Para conseguir ter esses efeitos do green coffee sobre as funções cerebrais, pesquisadores sugerem um consumo entre 38 e 200 mg de café verde ao dia.

Prevenção do Diabetes

Ao atuar no metabolismo da glicose e diminuir sua absorção, o green coffee pode ajudar a prevenir o diabetes do tipo 2.

Uma pesquisa publicada no famoso Journal of Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine, no período de 2014, demonstrou uma possível relação entre o uso do green coffee e uma melhora da sensibilidade à insulina nos ratos.

Combate ao Câncer e às Inflamações

A existência de antioxidantes no green coffee age fortalecendo o sistema imunológico e também combatendo as inflamações.

E de acordo com outra pesquisa publicada no Journal of Agricultural and Food Chemistry, os grãos de green coffee também bloqueiam a proliferação de quatro tipos de células que causam câncer, o que significa que o green coffee pode ser eficaz quando o assunto é se prevenir de alguns tipos de câncer.

Possíveis Efeitos Colaterais

Ainda há poucos relatos referentes aos efeitos colaterais do green coffee, mas alguns dos mais comuns, estão diretamente ligados à presença da cafeína nos grãos. Em excesso, essa substância estimulante pode causar dores de cabeça, insônia, agitação, ansiedade, nervosismo, palpitação e dores de estômago.

Há também relatos de quem tenha alergia aos grãos de café verde, e alguma probabilidade de problemas gastrointestinais relacionados ao ácido clorogênico.

Gestantes, crianças e pessoas que usam medicamentos para depressão ou para controlar o diabetes também não devem tomar o green coffee sem orientação médica.

Onde Comprar

Você pode encontrar o green coffee em farmácias que vendam produtos naturais ou em sites focados nisso, na própria internet.

Antes de realizar a compra do green coffee para emagrecer, verifique se o produto que está levando para casa, tem pelo menos 45% de ácido clorogênico. E claro, nunca tome nada sem orientação médica!

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais!

Recomendados: