10 Mudanças Saudáveis para Fazer Agora e Melhorar Sua Vida [Lista Definitiva]

Nosso corpo sempre reage de acordo com o tratamento que ele recebe. Existem alguns hábitos saudáveis simples que devemos cultivar que seu corpo e sua mente com certeza agradecerão.

Incluir hábitos saudáveis no seu dia a dia é manter sua saúde física e mental, melhorar sua autoestima, amenizar os sintomas de depressão e de ansiedade e reduzir o risco de doenças cardíacas e fortalecer o organismo, enfim, aumentam sensivelmente sua qualidade de vida.

E quais seriam esses 10 principais hábitos saudáveis que devemos cultivar? Vamos vê-los abaixo.

Alimente-se Bem

Inclua na sua dieta uma porção de frutas, verduras e fibras como a linhaça ou aveia. Equilibre as quantidades de proteínas e gorduras boas que devem ser em maior quantidade e reduza os carboidratos. Evite comer muita fritura e doces, além de pratos congelados com muito sódio. Inclua também suplementos como as vitaminas e minerais para o bom funcionamento do seu organismo não esquecendo também dos antioxidantes.

O cuidado com o que vai no seu prato é um dos pontos centrais para alcançar uma maior qualidade de vida.

O abuso de alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares é um gatilho para doenças como infarto, derrames, hipertensão, obesidade, diabetes e até câncer. Em contrapartida, é fácil incluir no cardápio alimentos heróis da resistência e da longevidade.

Cientistas da Universidade Park, nos Estados Unidos, concluíram que consumir mais oleaginosas que são nozes, castanhas, avelãs, amêndoas e pistache reduz o risco de males cardíacos entre 25% e 39%, quando consumidos cinco vezes por semana.

Elas são ricas em gorduras boas, em especial o ômega 3, que diminuem as taxas de colesterol ruim e evitam a formação de placas de gordura que obstruem as artérias.

O Centro de Pesquisas Médicas de Cardiff, no país de Gales, comprovou que vítimas de ataques cardíacos aumentaram as chances de evitar novos problemas em 29% quando começaram a comer peixe pelo menos duas vezes na semana, graças a presença do ômega 3.

Mexa-se

Se você ainda não tem o hábito de praticar exercícios regularmente, inclua caminhadas no seu dia, mesmo que seja por alguns minutos apenas, qualquer exercício é melhor do que não fazer exercícios.

Os exercícios físicos ativam a circulação, além de revigorarem o corpo e fornecerem a energia necessária. É provado também que o sedentarismo é um vilão para o corpo e para a mente.

Os benefícios da atividade física para a saúde do organismo somam uma lista extensa. Como já dissemos, dizer não ao sedentarismo significa afastar como a obesidade, hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes, além de dar mais disposição e energia. Para que você possa colher todos esses benefícios, basta se mexer e ativar a circulação.

Uma pesquisa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP comprovou que a caminhada reduz a pressão arterial na primeira hora e o que é melhor ainda, essa queda se mantém nas 24 horas subsequentes. O cérebro também fica mais afiado. Um estudo norte-americano recente, publicado na revista Neuroscience mostrou que, durante os exercícios, o corpo produz uma substância que estimula o nascimento de novos neurônios, o que melhora as atividades cognitivas em especial a memória.

Mulher Correndo
Mulher Correndo

Beba Água

A ingestão de água deve ser dividida ao longo do dia e não em grandes volumes de uma vez só. A água é fundamental para o bom funcionamento de nosso organismo. A quantidade recomendada é de 1 litro e meio a dois litros.

Evite também bebidas açucaradas.

Evite o Estresse e a Ansiedade

Hoje em dia o estresse e a ansiedade são grandes causadores de doenças. O estresse é uma alteração do organismo em resposta a estímulos internos ou externos. Para evitar, faça exercícios de respiração, relaxamento e meditação.

Divirta-se!

Ter amigos é muito saudável, uma boa conversa pode fazer milagres para a nossa saúde. Ouça música, dance e viaje mais. Mude a rotina sempre que der e esqueça, mesmo que só por uns instantes os problemas e o trabalho. Dê mais risadas.

É comprovado que o sorriso é uma excelente terapia contra o estresse e a ansiedade, o que está ligado ao tópico anterior.

Descanse Quando Necessário

Tenha algum tempo para descansar. Seu corpo precisa de um período de pelo menos de 6 a 8 horas para se recuperar das atividades diárias. Uma boa noite de sono repõe todas as nossas energias. A falta de sono está vinculada ao prejuízo do corpo e da mente.

Repor as energias do dia com uma boa noite de sono é muito mais do que importante, é essencial.

Um estudo da American Academy of Sleep comprovou que dormir bem é um dos segredos para a longevidade. Dos 2.800 participantes da pesquisa, os 46% que relataram insatisfação com a saúde também tinham má qualidade de sono.

Uma outra pesquisa da Associated Professional Sleep Societies afirma que quem sofre de insônia crônica corre três vezes mais risco de morrer em comparação à pessoas que não sofrem com o problema. Para os pesquisadores, o ideal são pelo menos 7 horas e meia de sono por dia.

Cuide da sua Postura

Procure ter uma posição adequada no seu lugar de trabalho. As cadeiras que incomodam podem fazer com que você termine em uma visita ao ortopedista. Disponibilize alguns momentos para esticar os músculos durante a sua jornada de trabalho. Os alongamentos ajudam a evitar dores nas costas, ombros, braços, pescoço e cabeça.

Levante sua Autoestima

Essa é especificamente para mulheres, mas homens também podem levar a sério também.

Cuide da saúde e do seu corpo, faça hidratação na pele, corpo e cabelo, vá ao salão de beleza, faça massagens, pinte as unhas, compre uma roupa nova, ou seja, não se descuide de seu aspecto visual, mesmo que você não esteja se sentindo bem.

Sentir-se bem consigo mesma aumenta a produção de endorfinas, o hormônio responsável em boa parte, para que as pessoas se sintam felizes.

Use Protetor Solar

Os benefícios ao longo prazo do uso do filtro solar estão provados e comprovados pela ciência. Usar protetor solar todos os dias evita câncer de pele e o envelhecimento precoce. Se a exposição ao sol é pouca basta usar o FPS 15, mas se for alta, use ao menos o fator 30.

Esqueça o Cigarro e o Álcool

Tanto o cigarro quanto o álcool prejudicam o desempenho do nosso corpo para quaisquer atividades. O consumo de qualquer droga pode levar a outra, e a droga mais relacionada ao cigarro é o álcool. E quando o cigarro é associado ao álcool, o consumo de cigarro tende a triplicar o que pode precocemente causar doenças graves.

Agora você já sabe como mudar de uma vez por todas os seus hábitos para uma vida mais saudável e longa. Compartilhe com seus amigos para que eles saibam também.

Até a próxima.

Recomendados: