Quer Reduzir as Calorias? Saiba Como Tomando Hoodia

Definições e História da Hoodia

Hoodia é uma planta chamada de ‘cactiforme’ por ser muito similar, aparentemente, aos cactos, possui cheiro forte e coloração agradável. Ela é encontrada em áreas planas e rochosas e eram utilizadas como plantas ornamentais, no entanto, nos últimos tempos, está sendo muito utilizada para moderar a fome.

Existem várias espécies de Hoodia, mas a que é utilizada em pílulas de emagrecimento é a “Hoodia Gordonii”. Ela começou sendo utilizada para indigestões e pequenas infecções da população indígena na África Austral.

Através dos estudos do CSIR (Conselho de Investigação Científica e Industrial Sul-Africano) em 1977, puderam observar que o ingrediente desta planta, conhecido como P57, era o principal responsável por reduzir o apetite e o isolou para patentear.

Após isso o CSIR concedeu uma licença a uma empresa do Reino Unido chamada Phytopharm e em parceria com o Instituto Farmacêutico Pfizer, isolaram os ingredientes a partir de extratos dos vegetais e sintetizações dos mesmos para conter a vontade de comer.

Após diversos experimentos, chegaram à conclusão que a Hoodia Gordonii pode ser utilizada para emagrecer e criaram remédios que prometem inibir a fome. Porém, ainda existem alguns efeitos colaterais, assim como todos os outros remédios para emagrecer.

Entre os anos de 2006 e 2007 foram iniciadas plantações com investimentos da Europa e do Japão para que pudessem exportar essa planta para o mundo inteiro, vez que a Hoodia Gordonii era protegida em seu ambiente natural e só podia ser colhida por empresas liberadas.

Hoodia Gordonii
Hoodia Gordonii

Quais São os Benefícios da Hoodia Gordonii?

Antigamente, a Hoodia era utilizada pelos caçadores para ficar mais tempo andando diminuindo a necessidade de se alimentar.

A vontade de comer funciona da seguinte forma: seu estômago avisa ao seu cérebro que precisa de alimentos e o mesmo fica dando sinais ao seu corpo, para que você coma e sacie a fome. Muitas vezes, a fome pode ser considerada psicológica, pois o seu estômago já está satisfeito, mas o seu cérebro continua a dar sinais para o seu corpo, como se você ainda estivesse com fome.

O ingrediente P57, que é encontrado na Hoodia Gordonii, envia um sinal ao cérebro de que você está saciado. Por esse motivo você consegue passar mais tempo sem comer ou até mesmo comer em uma quantidade menor.

O resultado dessa utilização é uma redução de calorias de até 35% ao dia e, em decorrência disso, uma perda de peso.

Ele não possui cafeína, por isso Hoodia não é considerado um termogênico (remédio que acelera o metabolismo).  As pessoas que utilizaram notaram uma perda de peso de 2 a 4 Kg logo nas primeiras semanas.

Como Utilizar a Hoodia para Emagrecer?

É recomendado que você tome uma cápsula desse remédio emagrecedor antes de duas ou três refeições principais do seu dia.

As precauções para tomar Hoodia são:

  • Não tome mais que o recomendado, pois pode causar efeitos ruins ao seu organismo;
  • Não substitua a dieta pelo suplemento, ele deve ser utilizado apenas como um auxílio não como fonte principal do emagrecimento;
  • Mantenha longe do calor, da umidade e da luz;
  • Consulte um profissional antes, para verificar se esse remédio pode, de repente, causar alguma reação diferenciada no seu metabolismo.

Esses remédios para perder peso a base de Hoodia Gordonii custam, geralmente, 150 reais para 90 cápsulas.

Afinal, Hoodia Gordonii para Emagrecer tem Contraindicações?

Não há como comprovar os efeitos colaterais desse medicamento, visto que as experiências realizadas pelos centros de estudos só foram feitas em ratos e não em humanos. Por este motivo, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a venda desse remédio no Brasil no ano de 2007.

Nesse mesmo período a ANVISA proibiu também a cobertura da mídia e marketing com remédios que viessem dessa planta, já que foi considerada arriscada para a saúde não tendo como comprovar seus efeitos emagrecedores de forma sadia. A Hoodia Gordonii não oferecia evidências científicas, nem aprovação dos órgãos responsáveis.

Segundo a Consumer Reports, em Março de 2006 o remédio para perda de peso não oferecia fundamentos clínicos para ser recomendado por eles aos usuários.

Se alguma empresa fizer propaganda ou venda do produto baseado no extrato vegetal da Hoodia Gordonii, é configurado como crime pelo ponto de vista sanitário e pode sofrer penalidades, como: multas, cancelamento do alvará de licenciamento ou interdição do estabelecimento previsto pela Lei 6.437 do ano de 1977.

Sendo assim, não se recomenda o uso desse produto, vez que a própria agência regulamentadora considerou que esse remédio não possui garantia de emagrecimento saudável.

Quais são os Efeitos Colaterais da Hoodia Gordonii?

Apesar dos resultados não serem comprovados, o composto extraído da planta realmente emagrece, porém causa alguns efeitos colaterais que, apesar de não comprovados, não são difíceis de imaginar.

Se você parar pra pensar, toda a sua energia vem dos alimentos que você consome. Por isso, é importante que quando se está querendo perder peso, você coma alimentos que o seu corpo precisa, para equilibrar as vitaminas e só deixar em seu metabolismo os compostos necessários para trazer energia e bons nutrientes.

Se a Hoodia te faz ficar sem fome, logo você não come e por consequência não tem os alimentos necessários para manter o vigor nas suas atividades. Sendo assim, você pode se sentir sonolento e ter dificuldades em tarefas (mesmo as comuns do dia a dia).

Além disso, quando você não come o suficiente para manter esses nutrientes, ao invés de uma queima de gorduras e perda de peso, o seu corpo quebra os tecidos musculares para que possa conservar as demais funções do seu organismo.

Pelos motivos acima sobre os efeitos colaterais desse remédio, você deve pensar na próxima pergunta que virá!

Ficar sem Comer é a Melhor Forma de Emagrecer?

A resposta para essa pergunta é: não. É certo que quando você come menos alimentos gordurosos, ocorre uma queima das gorduras reservas e evita também o acúmulo de calorias. Porém, não pode também descartar toda a sua fonte de energia que é a comida.

Pode ser que você não saiba, mas o ato de comer emagrece (claro que de forma controlada). Enquanto você come alimentos nutritivos e repõe vitaminas em pequenas quantidades e de tempos em tempos, mantém seu organismo funcionando e seu metabolismo acelerado e dessa forma perde peso.

Agora que você já sabe tudo sobre a Hoodia, nos fale: o que acha sobre essa planta? Você já usou e teve algum efeito colateral ou resultado? Nos conte nos comentários. Além disso, você pode entrar em contato para qualquer outra informação que precise!

Sucesso na caminhada!

Recomendados: