Descubra Toda a Verdade Sobre os Shakes Para Emagrecer – Será que Eles Funcionam de Verdade?

Os shakes ficaram, durante muito tempo, no auge da moda quando o assunto era perder peso. Mas você sabe qual melhor shake para emagrecer?

Muito se tem falado a respeito desses shakes, mas eles ainda provocam dúvidas quanto ao seu poder emagrecedor. Há quem já tenha experimentado essa bebida com resultados de emagrecimento favoráveis. Por outro lado, há quem já os tenha experimentado sem nenhum sucesso.

Mas por que para uns essa bebida pode trazer resultados e para outros, não? Será que existem alguns shakes melhores do que outros? Qual seria a diferença?

Acompanhe nosso artigo e saiba qual o melhor shake para emagrecer do momento.

No que Consiste o Shake para Emagrecer?

Trata-se de um composto de nutrientes que resultam em uma bebida que deve ser usada para substituir uma de principais refeições. Essa bebida, geralmente com quantidade calórica muito inferior ao prato de comida, acaba fornecendo um consumo calórico menor.

Além disso, por causa das fibras que contém em sua composição, ele promove uma sensação de saciedade por um período de tempo maior.

Mas como Saber qual Melhor shake para Emagrecer?

Como já vimos, o shake emagrecedor é um composto de nutrientes. Portanto, o melhor deles é aquele que apresente um melhor equilíbrio nutricional. Ora, já que ele surge com a ideia de substituir uma refeição completa, ele deve possuir a mesma quantidade de nutrientes encontrados em um prato saudável. Além disso, a quantidade desses nutrientes é muito importante.

Nesses nutrientes estão inclusos: vitaminas, minerais, fibras, carboidratos e gorduras. Uma vez que as necessidades nutricionais variam de pessoa para pessoa, para saber qual o melhor shake para emagrecer deve-se também conhecer as necessidades individuais de cada pessoa.

No entanto, para ser considerado um shake eficiente, ele deve conter:

  • Carboidratos de lenta absorção;
  • Fibras suficientes para a regulação da flora intestinal;
  • Gorduras saudáveis;
  • Vitaminas e minerais;
  • Proteínas;

Conhecendo os Componentes mais Comuns do Shake Emagrecedor

Ao comprarmos um shake emagrecedor, devemos observar muito bem o seu rótulo. Quer saber qual o melhor shake para emagrecer? É aquele que tiver os seguintes componentes em sua composição:

Proteínas

As proteínas auxiliam no trabalho de ganho muscular, além de fazer do shake uma bebida com baixo índice glicêmico. Por isso ele acaba contribuindo consideravelmente no processo de emagrecimento. O ideal é que essa proteína seja uma proteína completa. Ou seja, ela deve possuir todos os aminoácidos essenciais para a construção de massa muscular. Lembrando que a massa muscular contribui para o aumento do metabolismo.

Podemos encontrar as proteínas nos shakes que contenham o whey protein, albumina ou caseína em sua composição. Outra opção é a soja de proteína isolada.

Fibras

As fibras auxiliam na digestão mais lenta dos nutrientes. Além disso, ajuda a diminuir os picos de insulina, além de promover uma sensação de saciedade por tempo mais prolongado.

Carboidratos

Embora o shake deva possuir carboidratos, sua quantidade de açúcar deve ser a menor possível. Os carboidratos que podem ser encontrados nos shakes emagrecedores são a maltodextrina, farinha de aveia ou outro tipo de farinha (integral).

Gorduras

Para uma boa composição do shake, deve haver uma quantidade maior de gorduras insaturadas (mono e poli) do que as gorduras saturadas. Isso porque, as gorduras insaturadas promovem sensação saciedade, além de serem benéficas.

Vitaminas e Minerais

Procure buscar versões de shakes que ofereçam uma quantidade de vitaminas e minerais que possam suprir as suas necessidades diárias proporcionalmente àquela refeição. Existe uma grande variedade de shakes emagrecedores no mercado, e todos eles com variações diferentes nas quantidades de vitaminas e minerais.

Que Cuidados Devemos ter com as Calorias?

Obviamente ninguém vai querer substituir uma refeição por uma medida com a mesma quantidade de calorias. Seria trocar seis por meia dúzia.

No entanto, podemos esperar de um bom shake emagrecedor uma quantidade calórica que varie entre 150 a 250 calorias por porção. Com certeza essa quantidade é bem menor do que as calorias contidas em um prato de alimentos convencional.

Como Consumir o Shake para Emagrecer?

Shake Caseiro de Banana
Shake Caseiro de Banana

Se a sua intenção é o emagrecimento, então você deve evitar exageros. A ação emagrecedora desse tipo de bebida está na substituição de uma das refeições.  Ou seja, de nada adianta você almoçar e, sem seguida, bater um copo de shake emagrecedor. Se fizer isso, em vez de emagrecer você irá subir uns bons ponteiros na balança.

Portanto, a disciplina nesse processo é fundamental. Você pode substituir até duas refeições por dia. Se assim preferir, comece substituindo apenas o café da manhã. Quando estiver mais à vontade para outra substituição, substitua o jantar.

Mas não há problema se você continuar substituindo apenas uma refeição. O que vai contar, na verdade, é a sua disciplina no decorrer do dia. Além de fazer as substituições, você deve tomar especial atenção às suas outras refeições, que não devem ser exageradas.

Para obter resultados ainda mais satisfatórios, procure fazer atividades físicas diárias, pois elas irão potencializar o seu processo de emagrecimento.

Outro fator fundamental para o sucesso nos resultados do shake emagrecedor é o consumo de água. Devido às fibras contidas na composição do shake para emagrecer, faz-se necessário o consumo de, no mínimo, 8 copos de água por dia. A água é que vai fazer com que as fibras exerçam a sua função na flora intestinal, além de ajudar no aumento do volume das fibras para a promoção da saciedade.

Qual o Melhor Shake para Emagrecer: Industrializado ou Caseiro?

Até agora nós vimos tudo a respeito dos shakes industrializados. No entanto, há quem prefira fazer a sua receita caseira. E como esses shakes são feitos?

Os shakes emagrecedores caseiros são feitos à base de frutas, leite (desnatado) e enriquecedores como por exemplo, algumas sementes (chia, linhaça, etc). Você também pode acrescentar a proteína da soja ou farinhas emagrecedoras, como a farinha de maracujá, psillyum ou mesmo uma farinha de berinjela.

E para dar uma variada nos sabores, você fazer combinações deliciosas com as frutas de sua preferência, ou então optar por proteína de soja com sabor.

Onde Encontrar os Shakes Emagrecedores para Comprar?

Se você optar pela opção industrializada, eles podem ser encontrados na maioria das drogarias, casas de produtos naturais, farmácias de manipulação e até mesmo para venda online.

Mas não esqueça! Para saber qual o melhor shake para emagrecer, é preciso observar muito bem o seu rótulo. Dessa forma, com base no que você aprendeu nesse artigo, poderá escolher qual a melhor opção para você.

Gostou do nosso artigo? Clique aqui do lado e compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais.

Recomendados: