As Melhores Dietas Saudáveis para Perder Peso De Vez! – Confira Aqui

Emagrecimento relâmpago, quem não deseja?

Mas será que todas as dietas que temos visto por aí são realmente dietas saudáveis para perder peso?

Como considerar uma dieta saudável – ou não?

Quais os efeitos de uma dieta não saudável?

Através do nosso artigo, nós separamos algumas dietas saudáveis para emagrecer. Nós também vamos falar sobre os efeitos das dietas em nosso organismo, e o que devemos esperar de uma dieta saudável.

Fique com a gente até o final e escolha qual delas é melhor para você.

O Que São as Dietas Saudáveis para Emagrecer?

Para compreendermos melhor, vamos definir o que é emagrecer de fato. Muitas pessoas acabam confundindo diminuição de peso com emagrecimento. Na verdade, estas são duas coisas completamente diferentes.

Emagrecer significa eliminar gordura corporal. Simples assim. Quando queimamos gordura (e somente gordura) podemos dizer, verdadeiramente, que estamos emagrecendo.

Agora, perder peso significa que os ponteiros da balança estão mais baixos. Obviamente, se isso acontece, é porque o peso está menor. Mas nem sempre o peso menor significa diminuição de gordura corporal. Muitas vezes o que os ponteiros estão mostrando pode ser uma perda de líquidos ou mesmo uma perda de massa muscular – o que é terrível. Com isso, temos a impressão de um falso emagrecimento.

As dietas saudáveis para emagrecer são aquelas que irão levar o seu corpo à queima de gordura corporal. Obviamente ela vai contribuir para o desinchaço, mas não será apenas isso.

Outro ponto importante a ser considerado é que as dietas saudáveis para emagrecer irão manter a sua massa magra (massa muscular). Algumas até mesmo irão induzir ao aumento dessa massa. Isso é muito positivo, pois a massa muscular é um dos responsáveis por manter o metabolismo funcionando perfeitamente.

Ou seja, quanto mais massa muscular, mais o nosso metabolismo trabalha. Consequentemente, mais a queima de gordura acontece.

Por outro lado, quanto menos massa muscular, mais lento fica o metabolismo. Consequentemente, menor será a queima de gordura. (sugestão: criar um artigo que fale sobre “massa gorda x massa magra” ou “a importância da massa muscular no processo de emagrecimento”).

Portanto, devemos fugir de toda dieta relâmpago com promessas de emagrecimento milagroso, pois elas, na verdade, estão fazendo com que você perca muita massa muscular. Com isso, vai chegar um momento em que fatalmente seu processo de “emagrecimento” vai ser interrompido.

Você já viu aquelas pessoas que fazem dietas e, de repente, começam a parar de emagrecer? Pois bem, é o metabolismo que já não está trabalhando como deveria.

Portanto, as dietas saudáveis para perder peso irão induzir o seu corpo à queima de gordura corporal. Ou seja, essas dietas vão fazer com que o seu corpo utilize a gordura estocada nas células adiposas como forma de energia. Dessa forma, ocorre a queima de gordura.

Vamos conhecê-las?

As Melhores Dietas Saudáveis para Perder Peso

Dieta Cetônica

Também conhecida como dieta cetogênica. Criada pelo famoso Dr Atkins, essa dieta ficou famosa na década de 60 e tem como base a baixa ingestão de carboidratos.

Essa baixa em carboidratos dá lugar à ingestão liberada de proteínas, incluindo as mais gordurosas, como: bacon, carnes gordas, ovos, queijos gordurosos, creme de leite, etc. Nessa dieta as gorduras não são proibidas.

Após um período de 48-72 horas com baixa de carboidratos, o corpo entra em estado de cetose, um processo em que o metabolismo passa a trabalhar de uma maneira muito mais rápida. Para que isso aconteça, você não pode ultrapassar a quantidade de 20 gramas de carboidratos por dia. Por outro lado, a ingestão de alimentos não é controlada, ou seja, a pessoa pode comer à vontade os alimentos permitidos.

Além disso, a dieta cetônica mantém e estimula a formação de massa magra, devido à grande ingestão de proteínas. Você também encontra essa dieta com o nome de “Dieta keto”.

Dieta Low Carb

A dieta low carb tem um processo semelhante à dieta cetônica, apostando na baixa ingestão de carboidratos. A diferença é que na dieta low carb a restrição de carboidratos é um pouco menor. Ou seja, na dieta low carb a pessoa não precisa se restringir a apenas 20 gramas de carboidratos diários, pois o foco não é a cetose.

Ainda assim, o emagrecimento através das dietas low carb possui resultados igualmente positivos.  Esses resultados no emagrecimento acontecem porque, com a baixa de carboidratos, não existem picos de insulina, pois não há aumento de açúcar no sangue. E já está mais do que comprovado que os picos de insulina é que são responsáveis pela obesidade.

O conceito da dieta é que o processo de emagrecimento ocorre, basicamente, da seguinte forma: os carboidratos são a primeira fonte de energia que nosso corpo usa para gastar. Ao consumir menos carboidrato, o corpo se vê obrigado a buscar energia em outro lugar. E onde ele vai buscar? Nas células adiposas (células de gordura). Por isso a pessoa acaba emagrecendo.

Dieta Paleolítica

A dieta paleolítica, também conhecida como dieta paleo, tem como proposta uma alimentação totalmente natural. Aliás, o nome “paleolítica” tem origem justamente no estilo que propõe esse tipo de dieta, que é buscar uma alimentação semelhante à existente no período das cavernas.

Dieta Paleolítica
Dieta Paleolítica

Portanto, o foco da dieta paleo são os alimentos naturais, bem como: carne, peixe, vegetais, sendo proibida a ingestão de qualquer alimento processado e industrializado. Além disso, também são proibidos os cereais, produtos lácteos, açúcar refinado, amidos, alimentos excessivamente salgados, óleos vegetais refinados, etc.

Os adeptos da dieta paleolítica passam a ter essa dieta alimentar como um estilo de vida. Assim como os vegetarianos se privam de consumir carne animal, os adeptos da dieta paleo também possuem restrições alimentares. É o caso dos alimentos industrializados, por exemplo.

Dieta Detox

Trata-se de uma dieta de desintoxicação e não deve ser feita por longos períodos de tempo. É uma dieta de combinação de alimentos altamente desintoxicantes.

O propósito é a limpeza do organismo eliminando o excesso de toxinas que travam o metabolismo (dentre outros males). Com a limpeza das toxinas, o metabolismo volta a funcionar normalmente, proporcionando ainda outros benefícios, como: desinchaço, regulação da flora intestinal, recuperação de vitalidade, etc.

A dieta detox é perfeita para ser feita antes de dar início a qualquer outra dieta. Isso porque, com a limpeza das toxinas, o metabolismo volta a funcionar novamente, e o corpo fica livre de tudo o que estava travando e impedindo o emagrecimento.

Agora é com você! Nós já te mostramos algumas das melhores dietas saudáveis para emagrecer. Escolha a que mais se adapta ao seu estilo de vida e comece a emagrecer agora mesmo!

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Recomendados: