Confira 6 Erros Mais Comuns que Cometemos que Podem Deixar o Metabolismo Mais Lento

Manter seu metabolismo elevado é crucial para perder peso. Infelizmente, existem vários erros comuns que podem estar deixando o seu metabolismo mais lento, e por isso, é bom ficar atenta a todos eles.

Um metabolismo ruim pode dificultar a perda de peso e tornar você mais propensa ao ganho de peso no futuro.

6 Erros Comuns que Deixam Seu Metabolismo Mais Lento

  1. Comer Poucas Calorias

Comer poucas calorias pode causar uma grande diminuição do metabolismo. Embora um déficit calórico seja necessário para a perda de peso, pode ser ruim para o seu metabolismo essa redução calórica bruta.

Quando você reduz drasticamente a sua ingestão de calorias, seu corpo sente que o alimento é escasso e diminui a taxa em que ele queima calorias. Estudos controlados feitos com pessoas magras e pessoas com sobrepeso confirmaram que consumir menos de 1.000 calorias por dia pode ter um impacto significativo na sua taxa metabólica.

A maioria dos estudos mede a taxa metabólica de repouso, que é o número de calorias queimadas durante o repouso. No entanto, alguns também medem calorias queimadas durante a atividade de 24 horas, o que é referido como gasto energético total diário.

Em um estudo recente, quando as mulheres obesas comiam 420 calorias por dia durante quatro a seis meses, suas taxas metabólicas de repouso diminuíram significativamente. Além disso, mesmo depois de terem aumentado a sua ingestão de calorias durante as cinco semanas seguintes, as suas taxas metabólicas de repouso permaneceram muito mais baixas do que antes da dieta.

Em outro estudo, pessoas com sobrepeso foram convidadas a consumir 890 calorias por dia. Após três meses, o número total de calorias que queimaram por dia caiu para 633 calorias, registrando a redução do metabolismo.

Se você está começando uma dieta para perder peso por restrição calórica, então tome cuidados extras para não restringir sua ingestão de calorias demais ou por muito tempo.

  1. Dietas com Baixo Teor de Proteínas

Comer proteína suficiente é extremamente importante para alcançar e manter seu peso ideal. Estudos têm demonstrado que, além de ajudar você a se sentir saciado, uma alta ingestão de proteínas pode aumentar significativamente a taxa metabólica do seu corpo, queimando mais calorias.

O aumento do metabolismo que ocorre após a digestão é chamado de efeito térmico do alimento. O efeito térmico da proteína é muito maior do que os efeitos térmicos de carboidratos ou gordura. De fato, observou-se que a proteína de consumo aumentou temporariamente o metabolismo em cerca de 20-30%, contra 5-10% para os carboidratos e 3% para a gordura.

Embora a taxa metabólica inevitavelmente diminua durante a perda de peso e continue a ser mais lenta durante a manutenção do peso, há evidências de que uma maior ingestão de proteínas pode minimizar este efeito.

  1. Estilo de Vida Sedentário

Ser sedentário pode levar a uma diminuição significativa no número de calorias que você queima todos os dias. Infelizmente, muitas pessoas têm estilos de vida que envolvem principalmente ficar sentado no trabalho, o que pode ter efeitos negativos sobre a taxa metabólica e saúde geral.

Apesar da dicotomia entre trabalhar ou praticar esportes tenha um grande impacto sobre o número de calorias que você queima, até mesmo uma atividade física básica, como ficar em pé, limpar a casa, ou subir escadas pode ajudá-lo a queimar calorias.

Um estudo descobriu que a realização de uma grande quantidade de exercícios comuns como limpar a casa regularmente poderia queimar até 2.000 calorias adicionais por dia. No entanto, tal aumento não é realista para a maioria das pessoas que continuam levando uma vida sedentária.

  1. Não Dormir o Suficiente

O sono é extremamente importante para uma boa saúde. Dormir menos horas do que você precisa pode aumentar o risco de uma série de doenças, incluindo doenças cardíacas, diabetes e depressão.

Noite mal dormida
Noite mal dormida

Vários estudos descobriram que o sono inadequado também pode diminuir sua taxa metabólica e aumentar sua probabilidade de ganho de peso.

Um estudo descobriu que adultos saudáveis ​​que dormiam quatro horas por noite durante cinco noites seguidas tiveram uma diminuição de 2,6% na taxa metabólica de repouso, em média, e a taxa metabólica de repouso dos participantes voltou ao normal após 12 horas de sono ininterrupto.

Trocar o dia pela noite também é prejudicial para o seu metabolismo, uma vez que este padrão de sono perturba ritmos circadianos do seu corpo, e as mudanças biológicas que ocorrem em resposta à luz e escuridão ao longo de um ciclo de 24 horas.

  1. Beber Bebidas Ricas em Açúcar

Bebidas açucaradas são péssimas para a sua saúde. Um alto consumo de refrigerantes e outras bebidas açucaradas tem sido associado a todos os tipos de problemas de saúde, incluindo resistência à insulina, diabetes e obesidade.

A maioria dos efeitos negativos das bebidas açucaradas pode ser atribuída à frutose. O açúcar de mesa contém 50% de frutose, enquanto o xarope de milho rico em frutose contém 55% de frutose.

Os resultados de um estudo de 2012 sugerem que consumir com frequência bebidas açucaradas pode retardar seu metabolismo. Neste estudo controlado de 12 semanas, pessoas com sobrepeso e obesas que consumiram 25% de suas calorias como bebidas adoçadas com frutose em uma dieta de manutenção de peso experimentaram uma queda significativa na taxa metabólica.

  1. Não Praticar Exercícios de Musculação

Trabalhar com pesos é uma ótima estratégia para manter seu metabolismo funcionando bem.

O treinamento da resistência aumenta a massa muscular, que compõe boa parte do nosso corpo. Ter uma quantidade maior de massa sem gordura aumenta significativamente o número de calorias que você queima em repouso.

Felizmente, fazer quantidades mínimas de treinamento de força parece aumentar o gasto de energia, então você não precisa ficar horas levantando pesos na academia.

Em um estudo de seis meses, as pessoas que realizaram treinamento de resistência por 11 minutos por dia durante três dias por semana experimentaram um aumento de 7,4% na taxa metabólica de repouso e queimaram 125 calorias extras por dia, em média.

Em contraste, não fazer qualquer treinamento de força pode fazer a sua taxa metabólica declinar, especialmente durante a perda de peso e a medida em que você envelhece.

Use essas dicas a seu favor, pare e cometer erros e faça seu metabolismo funcionar melhor do que nunca. Se gostou compartilhe o artigo com seus amigos.

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