Musculação para Emagrecer Trás Resultados Positivos – Saiba Porque Investir!

Muita gente quando decide emagrecer foca todos os seus esforços na realização de uma dieta regrada e equilibrada, mas acaba deixando os exercícios físicos para segundo plano. Você sabia que musculação para emagrecer também é muito útil?

Essa informação costuma causar certo espanto. Vista como uma atividade quase que exclusivamente de quem deseja ficar mais forte e musculoso, a musculação acaba sendo preterida por esteiras e corridas.

O que poucos sabem é que ela, quando bem feita, pode trazer resultados surpreendentes também na queima de gordura corporal. Ela deveria estar inclusive mais presente nas rotinas de quem busca melhorar a forma física.

Musculação Realmente Emagrece?

Se você ainda tem qualquer dúvida sobre esse assunto, saiba de uma vez por todas que musculação emagrece sim.

Apesar de ser uma atividade que por muito tempo ficou como baixa queima calórica, os resultados práticos são completamente diferentes, provocando estímulos corporais até mais efetivos do que alguns exercícios aeróbicos sem grande intensidade ou alteração da frequência cardíaca.

A grande vantagem da musculação para emagrecer é que ela acelera o metabolismo mesmo por algum período além do treino em si, fazendo com que a queima de gordura prossiga por algum tempo além do que foi usado para a execução do treinamento.

Essa aceleração do metabolismo é excelente para a queima de gordura já que obriga o corpo a usar uma maior quantidade de energia e, consequentemente, ele precisará usar as gorduras para encontrar essa energia.

Importante esclarecer que para os bons resultados é necessário que a musculação seja feita em boa intensidade e ritmo. Pessoas que fazem o treinamento sem foco ou ficam fazendo grandes intervalos entre as séries de exercícios certamente não terão grandes efeitos sobre o corpo.

Emagrecer é Diferente de Perder Peso

Outro ponto que não pode ser ignorado é a confusão que se faz entre emagrecer e perder peso. Para muitos esses termos são sinônimos, porém não são diretamente proporcionais como se imagina.

Para entender esse conceito deve-se saber como funciona o músculo. Dentro do nosso corpo, eles ocupam menos espaço do que as gorduras e pesam mais, o que significa que uma pessoa muito musculosa pode pesar mais do que outra com aparência magra.

Uma vez que isso esteja claro fica mais fácil compreender que é possível emagrecer sem perder peso – ou até ganhar peso. O emagrecimento tem a ver com a eliminação do excesso de gorduras do organismo.

Criar Músculos Ajuda a Queimar Gordura

Ao praticar exercícios de musculação, a tendência é queimar gordura e, ao mesmo tempo, ganhar massa magra. O corpo passa a ser mais musculoso, com melhor aparência e, por vezes, mais pesado – coisa que não significa que não esteja produzindo resultados de maneira alguma.

O foco deverá ser reduzir a quantidade de gordura e converter o seu peso corporal em músculos. Ao fazer musculação para emagrecer essa será a tendência e os músculos aumentam a aceleração do metabolismo.

Isso significa que ter músculos aumenta o gasto de energia corporal diário. O metabolismo gasta mais energia para manter os seus músculos do que a sua gordura, o que também vai estimular o emagrecimento corporal.

Musculação para Emagrecer Funciona Mais do que Aeróbicos

O assunto ainda é polêmico, mas já é comprovado que a musculação pode ser melhor do que muitos exercícios aeróbicos para emagrecer. E a razão está justamente no que você viu anteriormente sobre a aceleração do metabolismo após o final do treinamento.

Musculação para Emagrecer
Musculação para Emagrecer

O que acontece é que a musculação para emagrecer estimula também a aceleração do metabolismo após o treinamento e o exercício deve ser analisado sobre o seu gasto total (isto é, a energia para sua realização somada à energia para sua recuperação).

Quando a análise é feita dessa forma, os resultados da musculação conseguem ser ainda melhores do que os exercícios aeróbicos. Lembrando que para isso os exercícios devem ser feito com intensidade, do contrário não há razão para acreditar no emagrecimento.

Estímulo para Outras Atividades

Se você é fã de exercícios aeróbicos, saiba que a musculação também pode produzir efeitos sobre a sua performance nessas atividades também, promovendo uma melhora de desempenho que deverá se converter em resultados ainda melhores para o emagrecimento.

A razão para isso é a tonificação muscular, tornando-os mais resistentes e evitando lesões. Além disso, podem melhorar a execução de diversos movimentos como a força do chute para quem joga futebol ou o arranque de quem pratica corrida de rua.

Musculação Estimula a Vida Saudável

Se você já frequentou alguma academia sabe o quanto pessoas que praticam musculação ativamente estão sempre com alimentos saudáveis. Frutas, sanduíches integrais ou mesmo suplementos alimentares são alguns dos principais itens consumidos.

A verdade é que praticar musculação é um prato cheio para manter a vida saudável. Claro que de nada adianta fazer um treinamento impecável na sala de treinamento e comer um lanche no Mc Donald’s na sequência.

O estímulo à alimentação saudável é mais um dos efeitos positivos que a prática da musculação gera aos seus praticantes, sendo muito interessante para quem busca perder peso e emagrecer.

Você verá como a prática dessas atividades faz você ter mais vontade de trocar o salgadinho e o refrigerante por uma salada e um suco natural. Os efeitos, claro, acabam sendo sobre o corpo.

A Musculação para Emagrecer se Encaixa no Seu Objetivo

Um medo muito comum que faz com que a musculação fique em segundo plano é sobre o objetivo. O medo de ficar “muito musculoso” afasta muita gente dos aparelhos de musculação, o que é uma grande bobagem.

Para ficar realmente forte, há muito mais do que alguns exercícios em intensidade moderada. Além disso, é possível adaptar qualquer treinamento aos objetivos pessoais de cada um.

Por exemplo, o treino pode ser focado em queima de gordura com uma série e exercícios específicos, assim como pode ser voltado para definição muscular. Tudo dependerá do seu objetivo e de como o seu treinador ou personal trainer irá organizar o treinamento.

Por todas essas razões, seria bom que você tentasse incluir a musculação para emagrecer com saúde. Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e, por que não, aproveitem para começar um treino junto.

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