O que é Melhor: Remédios Naturais ou Fármacos para Emagrecer? Descubra Tudo Aqui

O número de pessoas que sofrem com a obesidade aumentou, e diante disso, muitas pessoas estão correndo atrás do prejuízo, em uma busca por maneiras de perder peso e as terríveis gordurinhas localizadas.

Para ver os números da balança diminuindo, é essencial ter uma rotina de exercícios físicos e uma dieta saudável, onde você consiga ter todos os alimentos em quantidades necessárias.

Sem contar, que tendo hábitos saudáveis assim, você melhora todos os sistemas do seu corpo.

Na luta contra a balança, vale de tudo, não é? Existem diversas dietas, suplementos, termogênicos e remédios que prometem te ajudar a alcançar o seu objetivo de maneira mais rápida.

Mas, sabemos que esse é um assunto muito delicado. Por isso, fica a pergunta do que é melhor, quando o assunto é emagrecer: remédios naturais ou fármacos?

O que são Considerados Remédios Naturais para Emagrecer?

Na categoria de remédios naturais para emagrecer, são encontrados também os fitoterápicos. Eles são, geralmente, desenvolvidos por meio de plantas naturais, como, por exemplo:

  • Extrato;
  • Óleo;
  • Cera.

Além disso, também podem ser feitos de origem animal, prevenindo e tratando muitas doenças, gerando também efeitos terapêuticos nos processos metabólicos.

Quais São os Remédios Naturais para Emagrecer?

A lista de remédios naturais é bem longa, mas aqui citaremos os mais conhecidos.

Cafeína

A cafeína já é uma substância muito famosa e é encontrada de forma natural em vários alimentos, como:

  • Chá verde;
  • Chá mate;
  • Guaraná;
  • Chá branco;
  • Chá vermelho;
  • E, claro, o próprio café.

Você ainda pode encontrar a cafeína em outros alimentos e ela tem uma alta potência termogênica, fazendo com o que o metabolismo fica acelerado e gerando uma maior queima de gordura corporal.

Mesmo que a cafeína seja encontrada em plantas, ela também pode ser achada em forma de suplemento e em alguns medicamentos. O uso dessa substância é aprovado pela Anvisa em analgésicos, bebidas energéticas e até em alguns produtos usados antes dos treinos, porém, em uma quantidade modesta.

É importante ressaltar que fazer uso da cafeína de maneira excessiva, pode causar:

  • Insônia;
  • Perda de apetite;
  • Taquicardia;
  • Irritabilidade;
  • Ansiedade;
  • Aumento da pressão arterial.

Dessa forma, procure usar essa substância com cuidado.

Goma Guar ou Guar Gum

Graças ao seu poder espessante, está goma é muito usada na indústria de alimentos. Ela é uma fibra alimentar com poderes suaves de laxantes, pode reduzir seu apetite e ainda aumenta a sua saciedade.

Além disso, ela reduz os níveis de colesterol ruim (LDL), ajuda no metabolismo das gorduras e diminui os tecidos adiposos, servindo como uma ótima aliada para o processo de emagrecimento.

Agar-Agar

Sendo extremamente capaz de absorver a água do corpo, essa substância provém de algas marinhas.

Ela faz com que você se sinta mais saciado, fazendo assim, com que haja uma diminuição da ingestão de calorias. A Agar-agar ainda possui um efeito laxativo.

Goji Berry

A Goji Berry é uma frutinha vermelha de origem chinesa e está na lista das muitas substâncias para emagrecer que surgiram recentemente e estão sendo estudadas com o intuito de serem utilizadas no tratamento da obesidade, sem contar com sua eficácia no tratamento de diversas doenças.

Essa frutinha está repleta de vitaminas, minerais e proteínas. Tem uma forte ação antioxidante, estimulando a atuação de radicais livres nas células do corpo.

Além de todos esses benefícios, ainda existem estudos onde foi demonstrada a sua capacidade de ativar o metabolismo.

Gymnema Sylvestre

Extremamente poderosa no controle da insulina e da glicemia, está planta está ganhando muitos usuários e sendo usada em diversos produtos para emagrecer.

Como ela controla a glicemia e a insulina, aumenta a sensação de saciedade e reduz a ansiedade, fazendo com que a pessoa coma menos doces e carboidratos de rápida liberação.

Em pesquisas, foi demonstrado que esta planta realiza a oxidação de gorduras e ainda atua no metabolismo.

Spirulina

Contendo níveis bem altos de proteína em sua composição, está é mais uma substância retirada de algas marinhas. Graças a isso, ela deixa a pessoa mais saciada por muito mais tempo e ainda aumenta a produção de uma enzima chamada de lipase, que é responsável por realizar a quebra das moléculas de gordura.

Como se não bastasse tudo isso, ela ainda é rica em minerais e em vitaminas do complexo B e vitamina E.

Fármacos que Emagrecem

Fármacos que Emagrecem

Agora, vamos falar dos remédios para emagrecer que são vendidos em várias farmácias e possuem algumas contraindicações.

  • Sibutramina

A sibutramina vai agir diminuindo a sua fome, te fazendo sentir mais saciado, obviamente, reduzindo a quantidade de calorias ingeridas no dia.

Mulheres gestantes ou em período de amamentação, não devem fazer uso deste medicamento. Também é contraindicado para quem tem doença cardíaca, anorexia, bulimia e utiliza antidepressivos e descongestionantes.

  • Orlistat

Pode ser que você conheça este aqui como Xenical. O Orlistat é um remédio que reduz a quantidade de calorias devido a sua ação de impedir que o intestino absorva gorduras, auxiliando no controle do colesterol e da perda de peso.

Quem tem diarréias, sofre com uma má absorção intestinal e mulheres grávidas ou amamentando, não pode fazer uso deste medicamento.

  • Saxenda

Este medicamento te faz ter um apetite bem menor, porque atua no centro da fome, gerando uma grande sensação de saciedade.

Um dos efeitos dele de Saxenda, é fazer com os alimentos sejam menos apetitosos, gerando uma mudança no paladar.

Mas, atenção, pessoas com obesidade, mulheres no período de gestação e adolescentes, não devem fazer uso deste medicamento.

  • Cloridrato de  lorcaserina – Belviq

Belviq é um medicamento criado contra a obesidade que age no controle dos níveis de serotonina, fazendo com que você sinta menos fome e fique mais saciado.

Mesmo depois de conhecer todos esses remédios, é importante que você lembre que seus efeitos não servem de grande ajuda, se não existe hábitos saudáveis em sua vida.

Por isso, antes de escolher fazer uso de um remédio natural ou fármaco para emagrecer, converse com seu médico e procure melhorar seus hábitos.

Qualquer dúvida é só entrar em contato conosco! É ótimo poder falar com você!

Recomendados: