Uma Briga de Gigantes – [Entenda] Qual Melhor Entre Óleo de Cártamo e Termogênicos

Um dos maiores questionamentos de quem tem dúvidas entre tomar o óleo de cártamo ou termogênico é saber qual desses dois possui um efeito emagrecedor mais potente. Também há quem se pergunte se é possível fazer a associação desses dois suplementos, dada a ansiedade para um emagrecimento mais rápido.

Através desse artigo, você saberá quais são as diferenças entre esses dois poderosos suplementos e o que cada um poderá proporcionar de benefícios para seu corpo. A partir daí, seja óleo de cártamo ou termogênico, a escolha é sua, de acordo com os resultados que você quer alcançar.

Em Busca do Aliado Mais Forte

Quando subimos na balança e os ponteiros nos fazem entrar em desespero, entendemos que é o momento de tomar uma providência para, finalmente, conseguir emagrecer. É então que a luta contra a balança dá início, e tudo o que mais queremos é ter armas poderosas para vencer essa batalha. Partimos, então, em uma busca frenética por suplementos alimentares que podem dar um empurrãozinho nessa empreitada. Quem seria esse poderoso aliado?

Para ter essa resposta, antes de tudo é necessário conhecer quem é o seu verdadeiro adversário. Para alguns, a compulsão alimentar é o grande inimigo; nesse caso, é preciso trabalhar a dificuldade de equilíbrio alimentar. Para outros, a lentidão no emagrecimento é o maior problema; nesse caso, é preciso trabalhar em favor da aceleração do metabolismo.

Com isso, entendemos que é preciso saber qual a maior dificuldade que você está enfrentando nessa luta travada contra a balança. A partir daí, se torna muito mais fácil a escolha pelo melhor aliado nessa batalha.

O Que é o Óleo de Cártamo? 

 O óleo é feito das sementes do cártamo, uma planta medicinal com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Ele pode ser encontrado em cápsulas ou mesmo in natura, para uso culinário sobre saladas e outros alimentos.  O poderoso óleo de cártamo é rico em:

  • Ácido oleico (ômega 9) e ácido linoleico (ômega 6), que são ácidos graxos importantes para a diminuição do colesterol e triglicérides no sangue. Por ser uma gordura poli-insaturada, ela também contém propriedades essenciais para reduzir a resistência à insulina, processo associado à gordura abdominal;
  • Vitamina E, com poderosa ação antioxidante, capaz de combater os radicais livres que proporcionam o envelhecimento celular;
  • Fitosteróis reduzem o risco de doenças cardiovasculares, diminuindo significantemente a quantidade de colesterol ruim.

Como o Óleo de Cártamo Trabalha em Seu Organismo

Agora que já conhecemos a composição do óleo de cártamo, fica mais fácil compreender o porquê de ele ser considerado um aliado tão forte nos processos de emagrecimento, proporcionando muitos benefícios ao nosso corpo. Veja quais são eles.

  • Favorece a saciedade: O óleo de cártamo auxilia no aumento da leptina, um hormônio responsável pela sensação de saciedade. Ele promove um esvaziamento mais lento do estômago, fazendo com que os receptores presentes nesse órgão enviem sinais saciedade ao nosso cérebro. Também regula a grelina, um hormônio estimulante da fome;
  • Age na gordura localizada: A área localizada que mais se beneficia dos efeitos do óleo de cártamo é a região do abdômen. Ele contribui para que o organismo utilize as reservas de gordura localizada como fonte de energia, o que provoca a redução natural de peso;
  • Diminuição do processo anti-inflamatório: Por causa de suas substâncias antioxidantes, ele aumenta significantemente a produção substâncias anti-inflamatórias. Com isso, vale lembrar que a celulite nada mais é do que o resultado de um processo inflamatório celular.

O Que São os Termogênicos

Os termogênicos são substâncias que aceleram o metabolismo ajudando o corpo a consumir energia de forma mais rápida. Isso acontece porque essas substâncias, ao serem ingeridas, provocam um aumento de temperatura corporal. Para normalizar a temperatura, o organismo então começa a trabalhar de uma forma muito mais acelerada, aumentando assim o processo metabólico.

Termogênicos

Os termogênicos podem ser encontrados em alimentos e também em cápsulas.

Um dos termogênicos muito utilizados para quem faz atividades físicas é a cafeína, pois ela induz o aumento da disposição, fazendo com que a pessoa se exercite com muito mais facilidade.

Como os Termogênicos Agem no Nosso Organismo

 Por causa da aceleração do metabolismo, o corpo começa a ter um gasto calórico muito maior devido ao processo chamado de termogênese (aumento da temperatura corporal). A consequência disso é o tão sonhado emagrecimento.

Além disso, por causa do aumento da disposição que os termogênicos proporcionam, o gasto calórico se torna muito mais intenso.

Escolhendo Entre o Óleo de Cártamo ou Termogênico

 Como já vimos, precisamos compreender qual o maior problema que estamos enfrentando no emagrecimento, para sabermos qual a melhor forma de combatê-lo. Portanto, através desse artigo, pudemos conhecer os benefícios de cada um desses suplementos, e percebemos a forma como cada um deles age em nosso organismo.

Se por um lado o óleo de cártamo vai trabalhar diretamente no sangue, reduzindo os níveis de gordura e aumentando a sensação de saciedade, por outro lado os termogênicos irão proporcionar uma aceleração no metabolismo, induzindo maior gasto calórico.

No entanto, vale lembrar que os suplementos sozinhos não fazem milagre. Os efeitos emagrecedores, seja do óleo de cártamo ou termogênico, estão diretamente ligados a uma alimentação saudável e à prática de atividades físicas.

Portanto, entre o óleo de cártamo ou termogênico, ambos configuram fortes aliados na luta contra a balança. Você pode optar por um deles ou até mesmo fazer a associação de ambos. Vale lembrar que este artigo é informativo e que um profissional da saúde poderá fazer a melhor indicação de acordo com suas necessidades.

Onde Encontrar o Óleo de Cártamo ou Termogênico

É possível encontrarmos qualquer um desses suplementos em casas de produtos naturais, farmácias de manipulação, vendas online ou mesmo em drogarias comuns. A popularidade desses suplementos é tão grande que podemos encontrá-los sem qualquer dificuldade.

Gostou? Comenta aí, e não esquece de compartilhar esse artigo com os amigos.

Recomendados: