Quais Os Melhores Exercícios Para Afinar a Cintura Definitivamente?

A cintura é uma das principais referências para a boa forma. Uma cintura fina e sem gorduras localizadas é sinônimo de estética e, claro, de saúde. Para chegar nela, porém, é preciso esforço e dedicação, especialmente com a prática de exercícios para afinar a cintura.

É sempre bom lembrar que os exercícios não serão capazes de produzir grandes efeitos individualmente se outros aspectos igualmente importantes não forem respeitados.

O principal é seguir um plano alimentar saudável e completo que também forneça os nutrientes necessários para que o corpo tenha energia para as atividades físicas.

Outros aspectos também são essenciais como uma boa regularidade no sono (o impacto disso sobre a forma física é impressionante, acredite) e o bem-estar consigo mesmo. Por exemplo, o estresse é um dos maiores inimigos para quem buscar afinar a cintura.

Veja a seguir os melhores exercícios para afinar a cintura.

  1. Corrida

O método mais tradicional para perder peso é usar da corrida. O principal fator para ela estar no topo da lista dos exercícios para afinar a cintura é justamente a sua facilidade e simplicidade: ela pode ser enquadrada em qualquer tipo de rotina sem maiores dificuldades.

O que não pode acontecer é deixar a rotina em segundo plano e não executar a corrida como se deve. Se a proposta é de correr duas ou três vezes na semana, ela deve ser executada.

Quando algo diferente acontecer (como uma chuva torrencial), não é preciso evidentemente arriscar-se a ela, porém a corrida daquele dia deverá ser transferida para o dia seguinte. Um erro comum é não fazer a reposição e, com o tempo, não correr direito – fato que irá certamente atrapalhar os resultados.

Para que a corrida seja eficaz como exercício para afinar a cintura, o ideal é que ela siga algumas regras. Não é nada como correr maratonas todos os dias, mas sim sobre a dificuldade do exercício. A intensidade geralmente é mais importante do que a quantidade.

O primeiro objetivo deve ser sempre sobre a frequência cardíaca. É melhor correr ligeiramente em ritmo mais lento alternando subidas e descidas do que ficar sempre no mesmo ritmo em linha reta (ainda que em velocidade superior). Os aclives, aliás, são excelentes para estimular a alteração de frequência cardíaca.

É justamente esse esforço cardíaco que vai maximizar os resultados. Mesmo que faça a corrida em uma esteira de academia, foque em utilizar os aclives em alguns momentos, forçando o aumento do esforço.

Outra maneira muito eficiente de trabalhar a frequência cardíaca está em alternar o ritmo. O método HIIT trabalha muito bem isso através de intervalos curtos em alta intensidade alternados com outros de recuperação. Esse processo pode ser feitos através de tiros (corridas curtas em velocidade máxima) e caminhas rápidas de recuperação.

A queima de gordura é muito maior em casos em que a frequência cardíaca é bem trabalhada e possibilita que sejam ótimos exercícios para afinar a cintura.

  1. Exercícios Abdominais

A cintura chama ainda mais atenção quando se apresenta definida. E um dos melhores métodos para chegar nesse nível está em fazer exercícios abdominais.

Exercícios Abdominais
Exercícios Abdominais

Alguns são especialmente eficazes quando o assunto é afinar a cintura. A preferência deve ser para abdominais oblíquos que trabalhem as entradinhas – ainda que os demais não devam ser esquecidos ou desprezados também.

Para trabalhar melhor essa região lateral do abdome, os melhores exercícios são as pontes laterais e o abdominal oblíquo, levando o tronco em direção à perna cruzada. A ponte frontal e outros abdominais também poderão ajudar bastante nesse assunto.

Não se deve esquecer sobre o funcionamento da estrutura corporal quando o assunto é a região abdominal. O abdômen fica debaixo da camada de gordura da barriga e, portanto, só poderá ser visto quando essa gordura localizada for exterminada.

Isso deve ficar claro para que você entenda que não adiantará ficar horas se matando em abdominais para vê-los surgir na barriga. O que realmente fará a diferença será eliminar a gordura através da dieta e de outros exercícios físicos. Os abdominais ajudarão a tornar a região mais firme e bonita.

  1. Natação

Indubitavelmente um dos melhores exercícios físicos existentes é a natação. E ela não é boa apenas para perda de peso: a correção postural sofre grande influência positiva desse esporte.

Do mesmo modo, a natação surge como excelente exercício para afinar a cintura. O corpo estará sempre em constante movimentação e isso exige muita energia (quem já praticou esse esporte sabe a fome que dá após uma aula), o que evidentemente gasta muito energia e, consequentemente, queima gordura de todo corpo.

  1. Pular Corda

Pode parecer loucura, mas pular corda é um dos exercícios físicos que mais queimam calorias por minuto. A intensidade mais uma vez deve ser o foco para garantir bons resultados – quanto mais acelerado o ritmo, melhor.

Assim como a natação, a corda obriga o corpo e muita movimentação para sua execução. Os braços precisam girar a corda, as pernas realizar os impulso e o tronco manter o corpo estável e coordenado.

Com tanta necessidade física, o impacto sobre as gorduras é sempre interessante e ajuda a emagrecer. Pular corda é, portanto, outra ótima alternativa para exercícios para afinar a cintura – além de nem precisar sair de casa para executar.

  1. Lutas Marciais

Calma, você não precisa se envolver em nada realmente violento ou se tornar o novo lutador do UFC brasileiro. A verdade, porém, é que lutas marciais são ótimos exercícios para afinar a cintura.

As aulas são dinâmicas e exigem muito gasto energético para realizar os exercícios e atividades, além de permitir uma atividade em grupo que pode ser muito importante para garantir a motivação de quem não curte atividades isoladas – como é o caso das opções anteriores.

Se esse for o seu perfil, considere iniciar em uma academia de luta. Existem muitos alunos que praticam muito mais pelo gasto energético do que propriamente pela luta em si.

Gostou das opções de exercícios para afinar a cintura? Com eles é possível melhorar consideravelmente a forma física. Compartilhe com seus amigos! Quem sabe você não consegue um parceiro para ajudar nos exercícios?

Recomendados: