Passou por Uma Gravidez e Ainda Ficou com a Barriguinha? [Saiba] O Que Fazer Para Elimina-lá

Os músculos abdominais soltos, a pele extra, a gordura e uma cintura pélvica relaxada ajudam a criar a “barriga pendurada” após a gravidez. Porém, é possível obter seu corpo de antes da gravidez de volta – embora com algumas batalha, tempo e esforço. Logo no nascimento do bebê, é preciso lembrar que já perdemos cerca de cinco a dez quilos, mas dependendo do peso que você ganhou durante a gravidez, isso ainda pode ser pouco.

Muitas mulheres acabam ficando com uma barriga em excesso por causa da gravidez, e por mais que isso seja comum, o incomodo de tentar emagrecer após o parto pode ser muito grande, levando a mulher inclusive a quadros de depressão pós-parto, também por causa das drásticas mudanças em seu corpo.

Durante a gravidez os cuidados a serem tomados para que você não engorde em excesso estão relacionados a manter uma boa alimentação, tentando não exagerar nos desejos, e se a gravidez não for de risco e liberado pelo médico, fazer exercícios leves como caminhadas, com o fim de manter o corpo saudável durante esse período tão especial.

Apesar desse cuidado, o ganho de peso é muito comum durante a gravidez e muitas mulheres se perguntam o que fazer para eliminar a barriga pós-parto, principalmente porque agora elas têm que fazer isso e ainda cuidar de seus bebes recém-nascidos. Aqui você encontra dicas e exercícios voltados para eliminar a barriga pós-parto.

Envolva seu Bebê em seu Exercício Aeróbico

Comece a fazer exercícios lentamente – como uma caminhada de um a dois quilômetros que pode ajudá-la a queimar cerca de 100 calorias. Esse exercício pode ser feito com o seu bebê enquanto você o leva de carrinho para uma caminhada todos os dias.

Alimentação

Invista em legumes, frutas, produtos lácteos não gordurosos e proteínas magras, nunca ficando em jejum, passando fome, ou pulando refeições, especialmente se você está amamentando.

Além disso, nenhuma dieta funciona quando sentimos fome por muito tempo, uma vez que nosso metabolismo desacelera e passamos a emagrecer menos, ou seja, o segredo é se alimentar bem e preferir verduras e legumes.

Amamentação

A amamentação é muito importante para o bebê e pode ainda ajudar a mamãe a perder peso mais rápido, uma vez que seu útero irá se contrair e encolher para o seu tamanho original rapidamente devido à liberação do hormônio oxitocina. Outro fator importante é que você também irá começar a desfrutar de uma queima extra de 500 calorias por dia apenas por causa da produção de leite materno em seu corpo.

Beba Muita Água Durante Todo o Dia

Manter seu corpo hidratado pode ajudar com a elasticidade da sua pele, com a perda de peso e com a saúde geral após o nascimento do seu bebê. Tente beber ao menos 8 copos de água por dia, principalmente se você estiver amamentando. Caso você não goste de beber tanta água, acrescente algumas rodelas de limão ou algumas filhas de hortelã.

Inclinação Pélvica

A inclinação pélvica é um dos melhores exercícios para mulheres que acabaram de ter seus bebês, e aquelas que praticam pilates ou ioga já estão familiarizadas com o exercício.

Esse exercício pode ser feito logo uma semana após o nascimento de seu bebê em casos de parto normal, mas apenas após 8 ou 10 semanas em casos de cesarianas.

No exercício, deite de costas com os joelhos dobrados e um travesseiro debaixo dos quadris e outro entre os joelhos. Com os pés planos e seus braços de lado, inspire o ar e em seguida, expire de maneira a dobrar a barriga e sua pelve. Fique nessa posição por 5 segundos e solte. Faça 10 repetições.

Além de ajudar a perder barriga, esse exercício é capaz de aumentar a força e a resistência abdominal.

Exercicios na Gravidez
Exercícios na Gravidez

Ponte Pélvica:

Após seis semanas, adicione este exercício à sua rotina. Deite-se de costas, com os pés separados pela largura dos quadris, os joelhos dobrados. Inspire, em seguida, expire colocando o quadril para cima em direção a sua coluna vertebral. Incline a sua pelve para cima, levantando seus quadris do chão em uma ponte. Lentamente comece a abaixar e retorne à posição inicial. Repita 5 vezes, aumentando até 10.

Com esse exercício você consegue perder barriga e fortalecer o transverso, as nádegas e a parte inferior das costas.

Deslizamento de Calcanhar:

Nesse exercício, deite-se de costas com os joelhos dobrados, os pés com a largura dos quadris separados e o abdômen traçado. Flexione o pé esquerdo, pressionando o calcanhar no chão. Mantendo a pélvis imóvel, inspire e expire enquanto usa seus músculos abdominais profundos para empurrar seu calcanhar esquerdo para longe de seu corpo, mantendo o joelho levemente dobrado. Retorne à posição inicial. Alterne os lados, fazendo 5 movimentos em cada lado, trabalhando até 10.

Com esse exercício você consegue fortalecer a parte traseira transversal e inferior, além de trabalhar a região abdominal.

Impulsionamento com Toalha

Nesse exercício deite-se de costas, com os joelhos dobrados. Coloque uma toalha em toda a parte superior das canelas e agarre cada extremidade. Puxe as extremidades da toalha e esprema as coxas. Inspire, então expire enquanto levanta os ombros. Segure, contraia e libere seus músculos. Faça 3 repetições de 15 exercícios. Com esse exercício você consegue emagrecer e fortalecer o transversal.

Estiramento de uma Única Perna com Toalha

Adicione este movimento em 12 a 14 semanas pós-parto, fazendo movimentos. Deite-se de costas com os joelhos acima dos quadris e as canelas paralelas ao chão. Coloque uma toalha pequena em cima de suas coxas, segure nas extremidades e empurre contra suas coxas para criar resistência. Levante a cabeça e os ombros e estenda a sua perna esquerda enquanto você expira. Mude as pernas e repita, alternando pernas para em 5 repetições de 10.

Com esse exercício você fortalece o transversal e deixa seu tronco mais forte.

Cuidados

É claro que toda mulher deseja ter seu corpo de volta logo após a gravidez, porém, alguns cuidados devem ser tomados nesses casos.

O aumento do sangramento vaginal ou dor, por exemplo, pode significar que seu corpo ainda não está pronto para a atividade física. Fique tranquila e descansando por mais alguns dias e fale com seu médico antes de recomeçar os exercícios.

Em casos de cesariana apenas comece a se exercitar com o aval de seu médico.

Com essas dicas esperamos que você consiga eliminar a barriga pós-parto. Compartilhe essas dicas também com as outras mamães que você conhece.

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