A Chave do Emagrecimento Está na Aceleração do Metabolismo? – Entenda

Boa parte das dietas e suplementos alimentares utiliza-se de um mesmo recurso para promover a perda de peso: a aceleração do metabolismo. Afinal, o que significa realmente acelerar o metabolismo?

Por trás de todas as dietas, alternativas e soluções em emagrecimento sempre está algum processo que irá interferir no seu metabolismo. Não existe milagre ou simplesmente o fato de “eliminar gordura”.

A gordura nunca some naturalmente ou espontaneamente. Ela precisará ser estimulada para que seja eliminada pelo organismo e é justamente a aceleração do metabolismo um dos fatores chaves para esse processo.

Como Funciona o Metabolismo?

Para entender melhor a aceleração do metabolismo é preciso buscar informações sobre o seu funcionamento natural, isto é, como ele age naturalmente sem qualquer estímulo complementar.

O nosso corpo precisa de uma série de atividades internas para o seu funcionamento diário. Dentro dele existem diversos “mini processos” sendo executados 24 horas por dia.

Para efeito de comparação, imagina uma grande empresa. Ela possui diversos setores internos como financeiro, marketing, administrativo e operacional. Cada um desses processos funciona de maneira independente, porém todos são importantes para a empresa seguir bem.

É exatamente assim que funciona o nosso metabolismo. Você tem o sistema respiratório, imunológico e o digestivo, por exemplo. Por vezes eles sequer se conversam, porém todos precisam funcionar para que você consiga realizar as atividades diárias.

Para que todos esses processos ocorram, porém, é preciso que ele tenha energia. Ela será obtida através dos alimentos ingeridos e quanto maior a necessidade de energia por parte do metabolismo, mais energia ele irá utilizar.

O que Significa Acelerar o Metabolismo?

Como você viu, o metabolismo tem algumas ações para realizar no dia-a-dia e sem qualquer estímulo elas serão realizadas no ritmo que ele julgar necessário, ou seja, com a quantidade normal de calorias.

Todavia, é possível estimular a sua ação interna, exigindo que com a sua aceleração ele gaste mais energia, isto é, consuma mais calorias para um mesmo período de tempo.

Ou seja, acelerar o metabolismo significa gastar mais energia – fato que ajuda no processo de emagrecimento. Ao exigir que atue mais rapidamente, acelerar o metabolismo torna-se sinônimo de mais gasto energético (auxiliando na perda de peso e na queima de gordura).

É por isso, portanto, que são altamente indicados para pessoas que estejam praticando dietas. Acelerar o metabolismo ajuda diretamente a queimar gorduras já que precisando de mais energia e sem ter mais alimentos sendo ingeridos, ele irá atuar justamente sobre o excesso de gordura do corpo.

Como Acelerar o Metabolismo?

Agora que você já entendeu o que significa acelerar o metabolismo e como isso impacta positivamente na perda de peso, a dúvida poderá ser no que fazer para obter esse resultado dentro do organismo.

A boa notícia é que são várias as alternativas que você poderá utilizar para atingir o objetivo de acelerar o metabolismo – e muitas delas são extremamente simples e acessíveis.

Veja a seguir como fazer para acelerar o metabolismo e obter bons resultados de emagrecimento.

  1. Atividades Físicas

Você já deve estar cansado de ouvir que para emagrecer é necessário realizar atividades físicas. Isso acontece porque não é apenas na maximização do gasto calórico que você encontra resultados. Ele também estimula a aceleração do metabolismo.

Atividades físicas
Atividades físicas

Uma das melhores maneiras de tornar o resultado ainda melhor é usar de atividades com alta intensidade, isto é, atividades em que você use quase seu máximo em termos de fôlego e disposição, aumentando ainda mais a ativação metabólica.

Os treinos de musculação são muito úteis também. O desenvolvimento de músculos ajuda a tornar o peso mais estável e ainda exigem grande esforço do praticante – o que garante aceleração metabólica.

  1. Consumo de Alimentos Termogênicos

Alguns alimentos são ótimos para acelerar o metabolismo. Eles são chamados de alimentos termogênicos e têm como grande característica a capacidade de provocar a aceleração do metabolismo, apresentando resultados na perda de peso.

Existem algumas opções bem simples e fáceis de encontrar em mercados e lojas de suplementos alimentares. Cafeína, chá verde, pimenta e canela são alguns exemplos desse tipo de alimento.

A adição do seu consumo à dieta pode trazer resultados surpreendentes desde que o restante da alimentação seja correta e aliada à pratica de exercícios físicos.

  1. Aumentar a Frequência das Refeições

Você certamente já ouviu que comer de três em três horas ajuda a inibir a fome e, consequentemente, a comer menos nas refeições principais. Só que a importância vai além disso.

Quando fica mais de três horas sem receber alimentos (e consequentemente energia e nutrientes importantes), o metabolismo entra em uma espécie de “modo de reserva”, ou seja, diminui sua velocidade.

Como é de se imaginar, se a aceleração do metabolismo ajuda a queimar gordura, o retardamento tem ação contrária, ou seja, irá dificultar a queima de gordura.

Portanto, para emagrecer e manter o metabolismo acelerado é recomendável que as refeições tenham o menor tempo possível de intervalo entre si.

  1. Beber Água Gelada

Tudo que for ingerido e causar alteração dentro do metabolismo fará algum efeito sobre a queima de gordura. É o que acontece com o consumo de pimenta (que você viu na lista de alimentos termogênicos) e, principalmente, água gelada.

Esses dois atuam de forma antagônica, mas alteram a temperatura corporal. A pimenta eleva a temperatura, enquanto que a água gelada diminui. O metabolismo então terá de agir para regular a temperatura corporal e voltar ao estado normal.

Essa ação de “correção” vai exigir maior gasto energético através da sua aceleração para que a temperatura volte ao normal o mais rápido possível.

  1. Dormir Bem

O sono é importante para diversas funções – entre elas manter o bom funcionamento metabólico e reduzir o estresse que poderá aumentar a dificuldade em queimar gordura.

Ao dormir bem, você reduz esses problemas e ainda gera disposição para realizar atividades físicas que, conforme citado anteriormente, são extremamente benéficas na queima de gordura.

Agora que você já sabe o que significa acelerar o metabolismo e como fazer para que isso ocorra já possui as ferramentas básicas para emagrecer com saúde. Compartilhe esse artigo com seus amigos e mantenha-os bem informados também.

Recomendados: