Será que Quitosana é a Chave para o Emagrecimento? [Conheça]

A quitosana é um polissacarídeo, isto é, um carboidrato, que é extraído da estrutura de crustáceos, como camarões, caranguejos e lagostas por meio de um método de alcalinização que utiliza temperaturas bem altas.

Porém, antes de falar da quitosana, é necessário que você saiba que sempre aparecerão “pílulas mágicas” no mercado prometendo emagrecimento, portanto, não acredite e nem ingira qualquer medicamento que lhe oferecerem, sem consultar um profissional antes, pois podem ser altamente prejudiciais para a sua saúde.

Abaixo, você saberá um pouco mais sobre a quitosana, como ela funciona, os seus efeitos colaterais, para que ela serve, qual é a dose recomendada, suas contraindicações e algumas outras curiosidades sobre ela e o emagrecimento.

Como a Quitosana Funciona?

Para saber se a quitosana realmente funciona para o emagrecimento, é necessário que antes você entenda como é o funcionamento completo dessa fibra.

A quitosana trabalha por meio do seguinte processo: quando ela entra em contato com as substâncias líquidas do estômago, ela forma uma espécie de gel, juntando a gordura em um volume até 8x maior do que seu peso e, depois, eliminando tudo pelas fezes.

Desse modo, a gordura é extinta do corpo, evitando ser depositada nas células adiposas. O emagrecimento é uma consequência desse processo.

Para conseguir um efeito mais eficiente e rápido, é aconselhado que juntamente com a cápsula, seja consumida bastante água. O recomendado é que sejam ingeridos no mínimo 2 litros de água diariamente, isso auxilia bastante para que o intestino funcione melhor e também faz com que a gordura seja eliminada de forma mais rápida.

Quitosana
Quitosana

Além de ajudar no emagrecimento, a quitosana também age no regulamento do colesterol, pois é uma fibra natural. Seu consumo precisa estar sempre junto à ingestão de líquidos, para que ela consiga desempenhar o seu papel no organismo.

Efeitos Colaterais da Quitosana

Mesmo que esse produto seja natural, ele não pode ser usado por qualquer pessoa que queira emagrecer, principalmente por aquelas que são alérgicas a essa substância.

Um dos efeitos que a quitosana pode originar é a dificuldade na hora do organismo absorver alguns minerais e nutrientes para o funcionamento adequado do metabolismo.

Nem todas as gorduras fazem mal ao organismo, algumas são bem benéficas a saúde, como as monoinsaturadas, mas elas também podem deixar de serem absorvidas por causa da quitosana.

Caso você utilize essa medicação em excesso para emagrecer, pode ser que ocorra um desequilíbrio da flora intestinal, fazendo com que bactérias nocivas comecem a aparecer acarretando graves riscos para a sua saúde.

Dose Indicada

A maior parte dos suplementos é comercializada é forma de cápsulas, o que ajuda bastante no consumo e na absorção das substâncias.

Há outros modos que ela é vendida, mas todos funcionam do mesmo jeito. Se o seu objetivo é emagrecer, é preciso que você consuma a cápsula entre 10 e 20 minutos antes das alimentações principais.

O recomendado é que você ingira no máximo 3 gramas de quitosana diariamente, seja para diminuir o LDL ou perder peso.

Se você sentir algum sintoma diferente, como alguma reação alérgica, deixe imediatamente de utilizar a medicação e procure um médico. Nem sempre as substâncias desse remédio, só porque são naturais, faz bem para todos que utilizam.

Não se esqueça de beber água juntamente com a cápsula para que aconteça a formação do gel.

Contraindicações

A quitosana tem suas contra indicações como todos os remédios, com raras exceções.

Como quase todos os medicamentos, lactantes e gestantes não podem utilizar esse suplemento, porque a quitosana pode ter restos de substâncias com iodo que podem ser alérgicas para algumas pessoas.

Pessoas que já apresentaram histórico passado com algum tipo de reação alérgica a frutos do mar também precisam evitar o consumo, mesmo que não respondam negativamente à quitosana.

Essa medicação também pode interferir no funcionamento de alguns remédios, sabendo disso, pessoas com doenças crônicas que utilizam algum fármaco precisam evitar o consumo da quitosana do mesmo jeito.

Dicas para um Melhor Resultado no Emagrecimento

Algumas outras dicas precisam ser seguidas para que o emagrecimento aconteça mais rápido, como:

  • Diminua o consumo de carboidratos, mas não deixe de comer;
  • Se ainda não pratica, comece a praticar algum exercício físico ao menos 3 vezes na semana;
  • Consuma gorduras de boa qualidade;
  • Evite o consumo de comidas no estilo fast food.

Se você ingerir o quitosana com bastante água e colocar as dicas em prática, com certeza irá colher frutos inexplicáveis na balança, perdendo peso, ganhando disposição e maior qualidade de vida.

Perguntas Comuns

Muitas pessoas têm algumas dúvidas sobre o remédio e o emagrecimento em geral, então, as principais serão respondidas logo abaixo:

  • Quais são os benefícios das fibras dos crustáceos no nosso corpo? Essas fibras podem ajudar bastante no funcionamento do intestino, quando as combinadas com uma alimentação estratégica e também uma boa hidratação do tal.
  • Qual é a melhor maneira para não voltar ao peso de antes? O melhor jeito para que seu corpo não sofra o famoso efeito sanfona, é você adotar uma alimentação equilibrada, rica em proteínas, gorduras saudáveis e pobre em carboidratos refinados e também praticar exercícios físicos sempre que possível.
  • Qual tipo de alimentação auxilia no regulamento do intestino? Para que o seu intestino funcione de maneira correta, é necessário que você tenha uma alimentação rica em carboidratos fibrosos, como os vegetais e as hortaliças e as gorduras saudáveis também são essenciais, que se encontram no óleo de coco, abacate e em outros. Não se esqueça da hidratação, que é super importante para o regulamento do seu intestino.

Depois de ler esse artigo, com certeza agora você está ciente se a quitosana funciona ou não para o emagrecimento, não é mesmo? Então, o que está esperando?

Corra para adquirir essa medicação que pode sim emagrecer, mas se for utilizada de modo correto e juntamente com uma alimentação saudável e boas praticas de exercícios físicos.

Antes de sair, deixe logo abaixo o seu comentário nos dizendo se você gostou desse artigo e não se esqueça que nenhum remédio faz milagre sozinho, ele precisa da força desses dois itens essenciais citados acima para que a sua perda de peso realmente aconteça de forma saudável e duradoura.

Recomendados: