Os Nervos Estão a Flor da Pele? Conheça os Melhores Alimentos que Auxiliam na Redução de Stress do Dia a Dia

Stress: Todos nós temos, e como lidar com isso pode fazer toda a diferença. O gerenciamento de estresse pode ser uma ferramenta poderosa para o bem-estar, já que muito estresse é ruim para você. Existem muitas estratégias, e uma delas inclui o que você come. Leia mais do nosso artigo para aprender como uma dieta de gerenciamento de estresse pode ajudar.

Os alimentos podem ajudar a controlar o estresse de várias maneiras. Alguns alimentos, como uma tigela de mingau de aveia quente, aumentam os níveis de serotonina, um calmante químico do cérebro. Outros alimentos podem reduzir os níveis de cortisol e adrenalina, que são hormônios do estresse que agem sobre o corpo por um longo período de tempo. Uma dieta saudável pode ajudar a combater o impacto do estresse, aumentando o sistema imunológico e diminuindo a pressão arterial. Ficou interessada em saber quais alimentos podem reduzir o stress?

Carboidratos Complexos

Todos os carboidratos induzem o cérebro a produzir mais serotonina. Para um abastecimento constante deste produto químico, é indicado comer carboidratos complexos, que levam mais tempo para ser digeridos. Boas opções incluem pães integrais, massas e cereais matinais, incluindo farinha de aveia. Os carboidratos complexos também podem ajudá-la a se sentir equilibrada ao estabilizar os níveis de açúcar no sangue.

Laranjas

As laranjas trazem uma riqueza de vitamina C para a sua lista. Os estudos sugerem que essa vitamina pode conter bons níveis de hormônios que aumentam a imunidade. Em um estudo de pessoas com pressão arterial elevada, e altos níveis de cortisol (o hormônio do estresse), foi comprovado que houve uma diminuição nesses números quando essas pessoas tomaram vitamina C antes de uma tarefa estressante.

Carboidratos Simples

Os nutricionistas geralmente recomendam que você evite a todo o custo os carboidratos simples, que incluem doces e refrigerantes. Mas em uma pequena quantidade, estes alimentos podem ser ótimos para reduzir o estresse. Eles são digeridos rapidamente, levando a um pico de serotonina. Ainda assim, seu efeito não dura muito tempo, e há opções melhores. Portanto, não faça destes alimentos um hábito de alívio do estresse; Você pode comer um chocolatinho, mas seu consumo deve ser limitado.

Espinafre

Muito pouco magnésio pode desencadear dores de cabeça e fadiga, agravando os efeitos do estresse. Um copo de espinafre ajuda você a suprir seu estoque de magnésio. Não gosta de espinafre? Outros alimentos verdes como legumes e folhas são boas fontes de magnésio. Ou tente ainda alguns vegetais cozidos, soja cozida ou um filete de salmão, também com altas doses de magnésio.

Peixe Gordo

Para manter o estresse sob controle, faça amizade com peixes naturalmente gordurosos. Os ácidos graxos ômega-3, encontrados em peixes como salmão e atum, podem prevenir surtos em hormônios de estresse e podem ajudar a proteger contra doenças cardíacas, depressão e tensão pré-menstrual. Para um fornecimento constante de omega-3, procure comer 200 gramas de peixe gordo pelo menos duas vezes por semana.

Um lembrete: “peixe gordo”, não quer dizer que esses peixes são muito calóricos, pelo contrário, esses peixes como salmão e atum são muito saudáveis e são chamados “gordos” pela grande quantidade de gordura boa encontrada neles, incluindo o ômega-3.

Chá Preto

Chá Preto
Chá Preto

Beber chá preto pode ajudá-la a se recuperar de eventos estressantes mais rapidamente. Um estudo comparou pessoas que bebiam 4 xícaras de chá por dia durante 6 semanas com pessoas que bebiam alguma outra bebida. Os participantes que bebiam chá relataram um sentimento de maior tranquilidade e tinham níveis mais baixos do hormônio do estresse (cortisol) após situações estressantes.

Pistache

O pistache, bem como outras nozes e sementes, são boas fontes de gorduras saudáveis. Comer um punhado de pistaches, nozes ou amêndoas todos os dias pode ajudar a diminuir o colesterol, dificultar a inflamação em artérias do seu coração, e tornar o diabetes menos provável de acontecer, e é claro protegê-la contra os efeitos do estresse. No entanto, não exagere: nozes são ricas em calorias.

Abacate

Uma das melhores maneiras de reduzir a pressão arterial elevada é obter bastante potássio, e metade de um abacate tem mais potássio do que uma banana de tamanho médio. Um pouco de guacamole, feito de abacate, pode ser uma boa escolha quando o estresse vem com tudo. Porém, os abacates são ricos em gorduras e calorias, portanto, você deve tomar cuidado com eles.

Amêndoas

As amêndoas são cheias de vitaminas úteis: vitamina E para reforçar o sistema imunológico, além de vitaminas B, que pode tornar você mais resistente durante ataques de estresse ou depressão. Para obter esses benefícios, coma um quarto de uma xícara de amêndoas todos os dias.

Vegetais Crus

Vegetais crus podem ajudar a aliviar o estresse de uma forma puramente mecânica. O aipo ou cenoura, por exemplo, ajudam a liberar uma mandíbula apertada, o que pode afastar a tensão.

Lanches Leves na Hora de Dormir

Carboidratos complexos na hora de dormir podem acelerar a liberação de serotonina no cérebro e ajudar você a dormir melhor. Mas lembre-se: refeições pesadas antes de dormir podem provocar azia, causar pesadelos e aumentar bastante o ganho de peso.

Leite

Outro alimento muito bom para o stress e ótimo para a hora de dormir é o leite morno. Pesquisas mostram que o cálcio alivia a ansiedade e oscilações de humor ligadas a TPM. Quem quer perder peso deve optar por leite desnatado ou com baixo teor de gordura.

Suplementos de Ervas

Existem muitos suplementos de ervas que afirmam combater o estresse. Um dos mais bem estudados é a erva de São João, que mostrou benefícios para pessoas com depressão leve a moderada.

Embora mais pesquisa seja necessária, a erva também parece reduzir os sintomas de ansiedade e TPM. Há menos dados ainda sobre a raiz de valeriana, outra erva conhecida por ter um efeito calmante. Informe o seu médico sobre quaisquer suplementos que você decidir tomar.

Faça Exercícios e Acabe com o Stress

Além de mudar sua dieta, uma das melhores estratégias para acabar com o estresse é começar a se exercitar. Os exercícios aeróbios impulsionam a circulação de oxigênio e estimulam seu corpo a produzir substancias que relaxam, como as endorfinas. Com 30 minutos de exercício aeróbio de três a quatro vezes por semana você já consegue diminuir o stress.

Aposte nessas dicas e acabe com seu stress através de uma alimentação melhor e como bônus, ainda consiga emagrecer e ter o corpo que sempre quis. Comece hoje mesmo a levar uma vida mais equilibrada e saudável. E lembre-se de comentar ai embaixo dizendo o que achou, e se possível, compartilhe com seus amigos nosso artigo.

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