Alimentar da Forma Correta – Entenda como Ter Ótimos Resultados com a Reeducação Alimentar

Perder medidas é o maior desejo da maioria das pessoas que está bem acima do peso ou com alguns quilinhos a mais. Para alcançar esse objetivo, muitos investem em dietas extremamente restritivas e pensam que deixar de comer vai ser o bastante, contudo, esses métodos podem até dar algum resultado, mas trazem prejuízos incalculáveis à saúde. Mas, como perder peso sem afetar o bem-estar? Neste artigo, você vai aprender como se alimentar para emagrecer, seguindo algumas dicas. Continue lendo.

Por que Fazer Reeducação Alimentar?

Se você está buscando alternativas para perder medidas, com certeza já deve ter ouvido falar sobre reeducação alimentar, que nada mais é do que mudar maus hábitos alimentares, substituindo alimentos que fazem mal à saúde e engordam por aqueles que ajudam no emagrecimento.

De todos os métodos utilizados para a perda de peso, esse é o que traz melhores resultados, pois a pessoa aprende a se alimentar de forma saudável, impedindo que o corpo volte a ter gordurinhas indesejadas.

Ao contrário de jejuns, dietas rígidas e receitas que prometem milagres, a reeducação alimentar te permite comer de tudo, mas de forma correta, evitando o uso de remédios, impedindo que você precise recorrer a cirurgias, e o melhor: diminuindo os riscos de engordar novamente. Por isso, é a forma mais eficaz de emagrecer com saúde e definitivamente.

Como Começar a Mudança de Hábitos Alimentares

Antes de tudo, o primeiro passo para perder peso é tomar a atitude de querer emagrecer. Quando você torna isso um objetivo de vida, mudar a alimentação, se preocupar com a saúde e praticar exercícios se tornam atividades naturais na sua vida. Portanto, tenha iniciativa e força pra decidir mudar.

Com essa decisão tomada, aí podemos iniciar as práticas saudáveis que vão te ajudar a perder peso mudando a forma de comer:

  1. Tomar Muita Água

Beber água vai te ajudar a eliminar as toxinas, facilitando a perda de peso. Se você tem dificuldades para consumir pelo menos um litro e meio ou dois litros de água por dia, uma dica interessante é adicionar um pouquinho de limão ou gengibre, ou então tomar chás sem açúcar. Só não é possível trocar por opções calóricas como refrigerantes, sucos industrializados ou até naturais com açúcar, porque eles causam o efeito contrário: dão energia, mas ao mesmo tempo, desidratam.

  1. Fazer Acompanhamento com um Nutricionista

Embora existam milhões de dietas prontas na internet, é importante se consultar com um profissional nutricional para personalizar uma dieta exclusiva pra você. Assim, você vai perder peso com mais facilidade e manterá a saúde em dia, dificultando o ganho de peso após alcançar seus objetivos.

  1. Comer de 3 em 3 Horas

Algumas pessoas acreditam que comer várias vezes por dia engorda, contudo, ao se alimentar de forma correta, isso vai te ajudar a emagrecer. Quando comemos de 3 em 3 horas em pequenas quantidades, sentimos menos fome e não exageramos nas principais refeições. O ideal é ter, diariamente, café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.

  1. Inserir Saladas, Frutas e Legumes na Alimentação Diária

Eliminar alimentos industrializados e inserir opções saudáveis como legumes, saladas e frutas na dieta, além de ajudar a emagrecer, vai deixar seu organismo mais saudável devido ao alto teor de vitaminas e nutrientes desses alimentos, além de regular o intestino, o que também auxilia no emagrecimento.

Saladas, frutas e legumes
Saladas, frutas e legumes
  1. Praticar Exercícios Físicos

A prática de exercícios vai te ajudar a ter mais foco e disposição para continuar na dieta e manter sua alimentação saudável. Com os resultados rápidos da combinação de exercícios e uma alimentação balanceada, você vai ter mais ânimo para continuar a reeducação, além de correr menos riscos de sofrer com efeito sanfona.

Dicas Práticas para Mudar a Alimentação Hoje Mesmo

  1. Se alimente de 3 em 3 horas;
  2. Diminua a quantidade de comida por refeição;
  3. Deixe seu prato sempre bem colorido;
  4. Reduza a quantidade de sal;
  5. Consuma o mínimo possível de gorduras e açúcares;
  6. Prefira alimentos com alto teor de fibras;
  7. Comece a ingerir vitaminas E e C;
  8. Se for comer carboidratos, opte por aqueles preparados com farinha integral;
  9. Troque refrigerantes e sucos industrializados por sucos naturais sem açúcar;
  10. Evite: frituras em imersão (onde o alimento fica imerso no óleo), biscoitos recheados e amanteigados, balas, bebidas alcoólicas, carnes e queijos embutidos e defumados, e alimentos gordurosos.

Como Perder Peso Rápido e não Voltar a Engordar

Para quem quer emagrecer com saúde e ficar em forma definitivamente, sem riscos de engordar de novo, fazer dietas que prometem resultados rápidos e milagrosos não adianta.

Esses regimes podem causar diversos problemas de saúde, muitas vezes irreversíveis, além de trazer resultados que vão embora tão rápido quanto foram alcançados, gerando tristeza e frustração.

Muitas pessoas desistem que lutar pela perda de peso quando imaginam que terão que passar fome e fazer grandes sacrifícios, mas a reeducação alimentar prova que isso não é verdade. Para emagrecer, basta ter disposição para mudar, força para não desistir e paciência para que os resultados venham efetivamente.

O Segredo é Lembrar que a Razão de Emagrecer é Consumir Menos Calorias do que o Corpo Gasta Diariamente

O que as dietas restritivas fazem é reduzir a quantidade de calorias em uma proporção drasticamente menor, causando um emagrecimento rápido, mas que acaba quando a pessoa volta a se alimentar normalmente, com a quantidade de energia com a qual estava habituada.

Por isso, a reeducação alimentar é tão importante. Embora os resultados não sejam mágicos, eles são rápidos quando se investe numa mudança de hábitos, ingerindo os alimentos certos, combinada com a prática de exercícios.

Ao praticar exercícios, você vai gastar mais calorias do que o normal e, ao mudar a alimentação, você estará ingerindo o que precisa para ter energia para o dia a dia, mas sem acúmulos. Ou seja, em muitos momentos, seu corpo vai precisar utilizar a gordura que está acumulada para ter energia, o que vai resultar em seu emagrecimento.

Muito interessante, né? Isso significa que quanto mais você comer de forma saudável e praticar exercícios, mais rápido você vai emagrecer e, ao perder peso, você já vai ter se habituado com a nova alimentação, o que vai impedir que volte ao peso excessivo de antes.

Embora muitos tenham a ideia de que ter uma alimentação mais leve e ser adepto da prática de exercícios deixa a pessoa fraca e cansada, o que acontece é totalmente diferente: você ganha mais energia e disposição para as atividades do dia a dia e fica cada vez mais animado para continuar, pois vai vendo resultados diários do seu esforço e dedicação.

Por isso, comece hoje mesmo. Elimine da dispensa os alimentos que fazem mal e substitua por opções menos calóricas e mais saudáveis. Lembre-se sempre de passar mais tempo na seção de frutas e verduras quando for ao mercado e o mínimo possível perto de alimentos gordurosos e cheios de açúcar, que só te atrapalham no processo de emagrecimento.

A mudança só depende de você e, seguindo as dicas que demos neste post será muito mais fácil se alimentar para emagrecer de forma rápida, sem riscos de ter efeito sanfona e voltar ao corpo inicial.

 

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