Reeducação Alimentar: o que Comer para Emagrecer com Saúde

Se você chegou até aqui, é porque você sente que há alguma coisa errada entre o seu corpo e a balança. Tá na hora de mudar, de sentir-se bem consigo mesma, de ser a pessoa magra, bonita e confiante que você sabe que pode ser!

Só que….você odeia dieta. Odeia odeia odeia odeia com todas as suas forças. Já pesquisou e viu aquele monte de dieta louca, daquelas onde você só toma chá, ou come de acordo com as fases da lua, ou come dia não, dia também não. E isso desanima, né? Óbvio, você gosta de comer. Comer é bom. Comer dá energia, disposição – e não tem nada tão ruim que uma boa comida não possa melhorar!

Não se desespere, essas dietas não são a única maneira de perder peso. É possível sim emagrecer comendo, e nada daquelas coisas sem graça que você leu por aí. Acompanha a gente nesse post que te daremos dicas simples de como mudar sua alimentação e emagrecer sem deixar seu estômago roncando o dia todo!

Comer Menos, Mais Vezes

frutas de 3 em 3 hA primeira dica é: abandone o prato de pedreiro. Caso você seja o tipo de pessoa que só come 3 vezes ao dia (café da manhã, almoço, janta), remodele esse hábito. Comer a cada 3 horas mantém seu metabolismo funcionando (sim, comer dispende energia, energia vem das calorias = comer exige queima de calorias), além de diminuir a fome e a vontade de fazer uma montanha de comida na hora do almoço.

Acontece que não é nada bom para seus planos comer um pacote de biscoito recheado a cada 3 horas (precisa dizer?). Leve frutas para o trabalho ou faculdade, ou biscoitos integrais (tipo Club Social ou Nesfit – ambos integrais), ou ainda barrinhas de cereais e iogurte light. Não deixe a fome aumentar dentro de você. Coma mesmo sem ter muita vontade – se precisar, coloque um alarme no seu celular para lembrar de comer algo.

Antes do almoço e da janta, bata um pratão de salada. Pode confiar e encher seu prato de verduras e legumes coloridos. Primeiro que você estará ingerindo nutrientes e fibras que te auxiliarão a emagrecer. Segundo que, na hora que você partir para o arroz e o feijão, você já não terá o mesmo apetite e as porções de carboidratos diminuirão. Evite temperar a salada com óleos, preferindo vinagre ou suco de limão. No máximo, um pouquinho de azeite não irá te matar.

Integrais: a Mesma Coisa, Só Que Melhor

Abandone o preconceito com coisas integrais. Macarrão, arroz e biscoitos integrais são tão gostosos quanto a versão “normal“ – diga-se de passagem, a versão recheada de farinha de trigo, condimentos e outras coisas que se converterão em pneuzinhos na sua barriga.

Experimente! Dê essa chance! Aposto que depois de uma ou duas semanas já não fará diferença qual dos dois você come – e aí os integrais entram na sua vida, na sua dieta e no seu processo de emagrecimento, já que são ricos em fibras, o que contribui para uma melhoria das funções intestinais.

Sucos, Vitaminas e Água: Seus Melhores Amigos

sucosExiste coisa melhor no calor do que uma água de côco bem gelada? Ou um suco da sua fruta preferida? Então, se você quer mesmo emagrecer, vamos colocar os refrigerantes, até os light e os zero, ali no cantinho, e vamos focar em bebidas que nos fazem bem.

Beba água! Água ajuda seu organismo a se mexer, a trabalhar mais e, consequentemente, queimar calorias. Não é balela aquela história de beber 2 litros de água por dia. Tudo bem se você não for do tipo que bebe água como um camelo, mas deixe sempre uma garrafinha por perto e se esforce para beber um pouquinho que seja pelo menos a cada meia hora. Depois de um tempo, seu corpo se acostumará com essa mudança de hábito e pedirá por hidratação mais vezes.

Na hora de beber alguma coisa diferente, faça um suco ou uma vitamina. Existem tantas – tantas – receitas diferentes que é impossível você dizer que enjoou de suco ou vitamina. Misture frutas, acrescente algumas ervas frescas, como hortelã ou erva-cidreira, deixe sua imaginação trabalhar! A natureza deu tantos ingredientes pra gente brincar, é até desperdício se ater a bananas, limões ou laranjas, né? Ingerir pelo menos 2 frutas por dia faz toda a diferença em uma alimentação saudável.

Chegou o happy hour, o fim do expediente na sexta feira, a festa de despedida de uma amiga? Evite as bebidas alcóolicas, por mais que um choppinho seja tudo o que você precisa naquela hora. Se não conseguir aguentar, tome moderadamente. Nada de beber até o bar fechar! Tente comer algo saudável antes de ir para o bar para não cair na tentação dos petiscos que podem surgir à sua frente.

E na hora de adoçar, adoçante! Esqueça o açúcar branco pra sempre, você não precisará mais dele.

Carnes e Queijos: o Que Fazer com Eles?

canes e queijosPara muitas pessoas, essa é uma das partes mais difíceis. Tem gente que simplesmente não consegue conceber uma vida sem um bom bife ou qualquer coisa com queijo.

Não queremos te colocar em depressão, então vamos por partes: evite as carnes vermelhas. Vai, não é uma coisa tão horrível assim, não é? Se você come carne todo dia, alterne: um dia carne de boi, outro dia um peixe ou frango. Diminua as porções e troque o filé por carnes menos calóricas, como contrafilé ou patinho.

Na hora de preparar a carne, tente remover o máximo de gordura possível. Senão, corte e separe esses pedaços – sabemos o quão delicioso é, mas, olha o nome! Ela nem tenta esconder que é a super vilã na hora que você pensa em emagrecer! Aquela pele que cobre as aves também são riquíssimas em gorduras, e deve ser evitada.

E já que estamos falando em maneiras de preparar sua carne, que tal deixar a frigideira na panela um pouquinho? Dê preferência aos alimentos grelhados ou cozido, SEMPRE. Frituras: JAMAIS. Ou isso ou pode continuar com seus quilinhos a mais, a escolha é sua.

Embutidos como presunto, salame e mortadela, assim como enlatados, devem ser evitados. Prefira os mais leves, como presunto de parme ou peito de peru.

Agora vamos aos queijos: a nata do leite, usada no preparo de vários tipos de queijo, é gordura pura e deve ser evitada (isso vale para o leite e iogurtes também, claro). Os queijos amarelos, como prato, parmesão, muzzarela e provolone devem ser substituídos por queijos brancos, como minas, ricota e cottage.

Sobremesa ou a Hora da Tortura

sobremesasPara as chocólatras de plantão, essa deve ser, sem dúvida, a hora mais difícil. Os chocolates, especialmente os brasileiros, são recheados de açúcar, gordura trans e gordura saturada. Não tem jeito, eles vão sair da sua boca por um tempo.

Mas se a vontade de comer um docinho depois das refeições for desesperadora (e a dica vale mesmo se não for esse seu caso), que tal grelhar (ou até colocar um pouco no microondas) sua fruta favorita e acrescentar mel e canela depois? É uma sobremesa ótima e super nutritiva!

Se você brigou com o namorado, com o chefe, pegou o maior trânsito da vida e está enlouquecida por chocolate, coma um tablete de chocolate meio amargo ou uma gelatina diet. E SÓ.

Emagrecer é ter força de vontade e encarar mudança de hábitos na vida. Entrar em uma dieta maluca te fará comer um caminhão de comida na hora que você sair dela. Então, mão na consciência e reeducação alimentar no estômago!

Recomendados: