Será Que Remédio Para Diabetes Realmente Podem Ser a Solução Para Emagrecer?

Alguém já ouviu falar que remédio para diabetes emagrece? É claro que a pressa de emagrecer acaba fazendo com que as pessoas recorram a todo tipo de ajuda para essa finalidade. Muitas delas acabam recorrendo aos remédios para o tratamento da diabetes, gerando muita polêmica.

Afinal, será mesmo que tomar remédio para diabetes emagrece? Mito ou verdade? Qual a atuação desse tipo de medicamento em nosso organismo? Até que ponto é saudável fazer uso do medicamento para tratamento de diabetes para emagrecer? Será que existem efeitos colaterais?

E você, já fez ou conhece alguém que tenha feito uso de remédio para diabetes com essa finalidade?

Se você tem dúvidas como essas, não deixe de acompanhar o nosso artigo até o final.

Nós vamos falar a respeito desse assunto tão polêmico que é o uso do remédio para diabetes para emagrecer. Ah, e nós também vamos dar uma super dica de um remédio natural para diabetes que emagrece de verdade.

Quer saber mais? Acompanhe-nos até o final.

Qual Ação do Remédio para Diabetes no Organismo?

A principal função dos remédios para diabetes é controlar os níveis de glicose no sangue. Dessa forma, ele acaba ajudando o fígado a reduzir os níveis de açúcar no sangue através da insulina.  Por isso, usuários utilizam remédios para diabetes a fim de fazer com que a ação da insulina funcione melhor, a partir do momento em que torna as células mais sensíveis a ela.

Outra ação dos remédios para diabetes é que eles colaboram para que a quantidade de glicose absorvida no trato gastrointestinal seja menor. Como consequência dessa ação, existe uma redução da glicose na corrente sanguínea.

Por causa desses efeitos, há quem diga que alguns remédios usados para tratamento da diabetes podem promover o emagrecimento.

Remédio para Diabetes Emagrece de Verdade?

O que acontece com as pessoas portadoras de diabetes tipo 2 é que esta doença está diretamente associada à obesidade. Ou seja, devido ao excesso de açúcar e carboidratos ingeridos, a pessoa acaba desenvolvendo resistência à insulina, e com isso a obesidade acaba ocorrendo como consequência.

A partir do momento que esta mesma pessoa passa a tratar a diabetes e, consequentemente, obtêm resultados positivos quanto ao quadro de resistência à insulina, elas acabam emagrecendo.

Ou seja, a pessoa engorda porque passa a desenvolver resistência à insulina. Com esse problema sendo tratado, ela volta a emagrecer.

Portanto, é errôneo afirmarmos que algum remédio para diabetes emagrece, pois, na verdade, ele acaba auxiliando no tratamento da resistência à insulina. O emagrecimento é uma consequência.

Os Riscos para Quem Não é Diabético

Médicos especialistas alertam as pessoas quanto ao uso indiscriminado dos remédios para diabetes para emagrecer. Segundo eles, a ação desses remédios, embora promovam a diminuição da resistência à insulina, não devem ser consumidos para fins de emagrecimento.

Um dos efeitos colaterais desse tipo de medicamento para quem não sofre de diabetes é a acidose lática, que pode levar à morte em casos extremos.

Outras contra indicações consistem em ser evitado o uso desses medicamentos por pessoas com diminuição da função renal, insuficiência cardíaca e qualquer infecção ou quadro de desidratação.

Victoza, o Remédio para Diabetes que Promete Emagrecimento

Victoza
Victoza

A liraglutida, também conhecido como Victoza (nome comercial), tem sido muito falada a respeito de sua ação emagrecedora. Na verdade, a liraglutida é um remédio para diabetes e tem promovido um efeito emagrecedor em seus usuários.

Trata-se de um medicamento injetável, cuja substância injetada simula a liberação da insulina. Essa ação é indicada quando os níveis de glicose ficam muito altos no sangue. Um dos efeitos colaterais da Victoza é a diminuição do apetite, por isso ela acaba auxiliando no processo de emagrecimento.

Portanto, além de provoca uma reação natural no organismo com sensação de saciedade é prolongada ela auxilia no controle dos níveis de glicose no sangue. Dessa forma, faz com que o pâncreas trabalhe de maneira inteligente, liberando insulina somente quando necessário, evitando seus picos.

No entanto, é necessário muito cuidado, pois esse medicamento não é indicado para pessoas que não tenham problemas com diabetes. A liraglutida pode promover uma série de efeitos colaterais, como a hipoglicemia, por exemplo. Além disso, ela também pode provocar dores de cabeça, enjoos, diarreia, desidratação, além de nódulos na tireoide.

Outro fator não muito favorável a quem pensa em fazer uso da Victoza para emagrecer é o preço, que é um tanto salgado.

Vale lembrar que a Victoza é vendida somente sob prescrição médica. Por conta disso, é necessário realizar consultas com especialistas e exames específicos antes de fazer uso desse medicamento.

Remédio Natural para Diabetes que Emagrece de Verdade

Para quem não sabe, existe um “remedinho” natural que, além de baixar os níveis de glicemia, é um ótimo emagrecedor. Estamos falando da farinha de maracujá.  Isso mesmo, é a farinha feita da casca do maracujá.

Essa farinha promete muito em favor do emagrecimento, pois, além de ser uma excelente fonte de fibras, ela ainda colabora para o processo de emagrecimento, atuando diretamente no controle dos níveis de açúcar no sangue.

A farinha de maracujá é um alimento tão eficaz no combate à diabetes tipo 2, que seu consumo regular pode promover a diminuição do risco dessa doença. Seu poder emagrecedor consiste no controle da glicose sanguínea, atuando no metabolismo das gorduras e no processo de saciedade.

Outro benefício da farinha de maracujá é que contém uma alta concentração de pectina, um tipo de fibra solúvel que, ao entrar em contato com líquidos no estômago, forma uma espécie de gel. Esse gel é responsável por retardar o esvaziamento gástrico, promovendo uma maior sensação de saciedade.

O ponto principal da ação da farinha de maracujá no combate à diabetes e obesidade é que essa farinha, ao chegar no intestino, dificulta a absorção de carboidratos e gorduras. Com isso, a eliminação tanto dos carboidratos quanto da gordura acontece de uma forma mais rápida.

Mas não para por aí. A farinha de maracujá, ao controlar a glicose sanguínea, promove uma ação que impede a liberação excessiva de insulina. Por conta disso, a pessoa acaba emagrecendo naturalmente, pois a insulina é justamente o hormônio que provoca a redução do metabolismo, promovendo um elevado acúmulo de gordura.

Na Dúvida se Remédio para Diabetes Emagrece, Considere:

  • Se você não sofre de diabetes, procure formas de emagrecimento mais saudáveis, sem ter que recorrer a nenhum tipo de medicação. Através de uma boa alimentação e atividades físicas, é possível você chegar ao seu peso tão desejado;
  • Para auxiliar no seu processo de emagrecimento, você pode até fazer uso de remédios naturais. No entanto, evite soluções drásticas que possam comprometer a sua saúde;
  • Uma mudança alimentar e no estilo de vida podem fornecer resultados muito maiores do que com o uso de soluções medicamentosas.
  • Antes de tomar qualquer medicação farmacológica, consulte um médico especialista;

Gostou do nosso artigo? Clique aqui do lado e compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais.

Recomendados: