Entenda Como Rosuvastatina Cálcica Age em seu Corpo para Reduzir seu Colesterol

Rosuvastatina cálcica é o nome genérico do remédio referência comercializado como Crestor. Esse medicamento é utilizado para reduzir a quantidade de colesterol e triglicerídeos no sangue e quando usado corretamente juntamente com uma alimentação equilibrada e com a prática de exercícios físicos, pode emagrecer.

A Rosuvastatina cálcica é comercializada por vários laboratórios, como: Medley, Ache, Sandoz, EMS, Libbs, Germed, entre outros. Ela é encontrada na forma de comprimido revestido nas concentrações de 10 mg, 20 mg e 40 mg.

Além de agir no colesterol e nos triglicerídeos, o Crestor também atua na redução de riscos de ataque cardíaco, derrame, entre outras doenças.

A Rosuvastatina cálcica age dificultando o funcionamento de uma enzima nomeada HMG-CoA, que é essencial para a síntese de colesterol. Os efeitos do remédio começam a aparecer depois de 4 semanas e os níveis de gorduras diminuem se o tratamento for feito da maneira correta.

Atualmente, os medicamentos para o colesterol são bem eficientes. Quando eles se juntam com uma alimentação pobre em gordura animal, que é uma das principais fontes de colesterol, seus níveis abaixam de modo significativo.

O fígado é o principal produtor de colesterol, mas o Crestor atua na diminuição dessa gordura e também retirando seu excesso do sangue, fazendo que haja consequentemente, uma perda de peso.

Mas você não pode esquecer que o emagrecimento é somente um efeito colateral do remédio, desse modo, ele não pode ser utilizado apenas para essa finalidade.

Se você tiver o colesterol alto e também desejar emagrecer, fazendo o uso desse medicamento você terá uma perda de peso evidente, podendo observar que esse remédio emagrece sim, mas não foi feito para esse intuito.

Modo de Uso Dessa Medicação

Antes de começar a utilizar esse remédio, você precisa passar por um médico para que ele te avalie e indique o melhor modo de uso para você.

A dose recomendada depende da sua avaliação, mas não pode ultrapassar 40 mg, administrados oralmente em dose única diariamente. A dose de Crestor precisa ser individual segundo o diagnóstico do paciente e a sua resposta a medicação.

A maioria dos usuários obtém resultado na dose inicial. Mas, se caso for necessário, o ajuste da dose pode ser realizado em intervalos de 2 a 4 semanas.

Você pode ingerir o medicamento qualquer momento do dia, pode ser na hora das refeições ou não, você que sabe.

Contraindicações e Riscos que esse Medicamento Pode Causar

Você não pode fazer uso dessa medicação se apresentar reação alérgica a algum composto do medicamento ou tiver insuficiência renal ou hepática.

A Rosuvastatina cálcica também não pode ser ingerida por grávidas ou lactantes e nem quem pretende engravidar ou que não está utilizando os contraceptivos adequados.

Reações Adversas de Rosuvastatina Cálcica

Quando você começa a fazer uso de qualquer medicação, com certeza seu médico lhe alerta que pode haver algumas reações adversas e com o Crestor não é diferente.

Rosuvastatina cálcica

Abaixo você ficará ciente de algumas reações que essa medicação pode causar baseadas nas ocorrências mais frequentes até as mais raras. Veja:

Reações Comuns:

  • Dores de cabeça, musculares e abdominais;
  • Sensação de fraqueza;
  • Vertigem;
  • Prisão de ventre;
  • Náuseas.

Reações Incomuns:

  • Coceira no corpo e reações alérgicas na pele.

Reações Raras, mas que Podem Ocorrer:

  • Inflamação muscular;
  • Inchaço na pele devido a reações alérgicas;
  • Inflamação do pâncreas;
  • Aumento das enzimas do fígado no sangue.

Reações Muito Raras:

  • Dor nas articulações;
  • Icterícia (uma coloração amarela nos olhos e na pele);
  • Hepatite;
  • Perda de memória.

Frequência Desconhecida:

  • Depressão;
  • Distúrbios do sono, com insônia e pesadelos;
  • Degeneração muscular;
  • Ginecomastia, que se trata do desenvolvimento de mamas em pessoas do sexo masculino;
  • Perda da sensibilidade.

Se caso você manifestar alguma dessas reações adversas, procure imediatamente o seu médico e informe a ele sobre o que está acontecendo. Não deixe para depois para que não se desenvolva algo pior.

Veja Abaixo Algumas Dicas Sobre Saúde para que Você Viva Bem!

Abaixo você verá algumas dicas para que você não sofra por falta de aviso.

  1. Não faça uso de medicamentos que você não conhece. Não é só porque você ouviu que os remédios para colesterol emagrecem que você deve consumi-lo sem uma recomendação médica e sem realmente ter problemas que levam a utilizar essa medicação. Converse com um profissional, com certeza ele vai te indicar o remédio correto que sirva para o seu objetivo;
  2. A utilização indevida de algumas medicações pode originar diversos efeitos desagradáveis, como: náuseas e vômitos, tonturas, diarréia, câimbras, reações alérgicas, erupções cutâneas e pancreatites. Portanto, fique atento as recomendações da bula e do seu médico, para que desse modo você viva bem e não sofra nenhum desses efeitos;
  3. Como já foi dito anteriormente e você já deve saber, mulheres grávidas, lactantes e aquelas que estão tentando engravidar não podem fazer uso de qualquer remédio. Leia a bula atentamente e consulte um médico, ele saberá exatamente quais são os tipos de remédio que você deve tomar. Muitas grávidas desejam não engordar na gravidez, por isso, ficam atrás de medicamentos para emagrecer, o que é uma atitude bastante errônea. O aconselhado é que elas procurem um profissional na área nutricional para que ele possa ajudá-las nesse processo;
  4. Para conseguir melhorar do colesterol e emagrecer, é necessário que você evite o consumo de alimentos gordurosos de origem vegetal e também os açúcares que são transformados em gordura depois de serem processados pelo organismo;
  5. Outros alimentos que você precisa evitar ao máximo são os industrializados. Eles contêm muito sódio, que é um grande inimigo do organismo e da perda de peso.

Você agora já deve está por dentro se a Rosuvastatina cálcica emagrece e quais são os seus maléficos e benefícios, então só falta você deixar o seu comentário logo abaixo nos dizendo o que você achou desse artigo!

Não se esqueça que sempre a melhor maneira de emagrecer é com uma alimentação equilibrada e com a prática de exercícios físicos, tudo isso com a ajuda de um profissional.

Recomendados: