A Impressionante Verdade Revelada Sobre as Cintas Modeladoras [Saiba]

Os recursos na hora de perder peso são diversos. A cada dia surgem novos produtos revolucionários que prometem resultados imediatos e de maneira muita rápida e curta. Mesmo assim, alguns outros produtos mais tradicionais continuam com espaço nesse mercado. É o caso das cintas modeladoras.

Independente do tempo de vida de cada produto ou mercadoria, as dúvidas gerais sobre qualquer acessório é sobre sua real eficácia na obtenção de resultados na queima de gordura. Com muitas e muitas opções disponíveis, fica difícil saber o que é verdade e o que é mito em cada um deles.

Infelizmente, esse receio se justifica na medida em que muitos produtos não apresentam de fato a qualidade com que são vendidos. A fórmula mágica de “perca cinco quilos em um mês” certamente é um grande atrativo, porém muitas vezes não passa de merca tentativa de ludibriar o consumidor.

As cintas abdominais receberam por muitos anos esse rótulo milagroso também. Vendidas como soluções para emagrecimento e com a promessa de queimar gordura com facilidade, passaram a figurar entre os principais acessórios para emagrecimento corporal.

Todavia, as cintas modeladoras realmente emagrecem? O que é verdade e o que é mito nessa história toda? Veja a seguir.

O que são as Cintas Modeladoras?

Como o próprio nome já diz, a função desse acessório corporal está na modelagem do corpo. Eles servirão justamente para fazer com que as gorduras sejam manipuladas e fiquem dispostas no corpo de maneira diferente do que seria o habitual.

Esse procedimento tem ótimo efeito sobre a gordura localizada na região abdominal, justamente onde mais incomodam as pessoas que as possuem e que fazem com que busquem as cintas modeladoras como agentes que ajudarão no processo visual e estético.

Elas também são excelentes para o dia-a-dia, como no trabalho, garantindo uma posição visual muito mais bonita e encorpada, passando uma imagem firme e mais saudável de quem a utiliza.

Como Funcionam as Cintas Modeladoras?

Na prática, o seu resultado é diferente do que se pode imaginar inicialmente. A apresentação estética pode causar um efeito diferente do que realmente acontece dentro do organismo de quem as utiliza normalmente.

Cinta Modeladora
Cinta Modeladora

A função das cintas modeladoras, conforme descritas, será modelar o corpo. E isso se dá da mesma forma quando colocamos algo em um determinado recipiente.

Apenas para entendimento, imagine uma massa de bolo. Você poderá guardá-la em uma bacia pequena. Caso essa massa seja em maior volume do que a bacia suporta, você irá forçar para que ela caiba naquele espaço, correto?

Esse é justamente o mesmo efeito que a cinta modeladora produzirá no corpo humano. Ao ser aplicada, ela forçará as gorduras a se reorganizarem, apertando-as internamente e produzindo o efeito de emagrecimento da região abdominal.

A verdade, porém, é que essas gorduras não estão sendo queimadas. Elas apenas estão forçadas a ficar internamente e mais aglomeradas, produzindo um efeito estético agradável, mas sem necessariamente queimar as gorduras como se imagina.

A prova disso é que quando retiradas, as gorduras voltam a ter espaço para se reposicionar na região abdominal e a barriga incômoda poderá voltar a aparecer.

Então é Mentira que as Cintas Modeladoras Emagrecem?

Não exatamente. O uso desse tipo de acessório pode sim ter alguns efeitos práticos interessantes sobre o peso e as gorduras. Quando apertadas, elas estimulam o trabalho do metabolismo que pode vir a ter efeito prático sobre a queima de gordura.

O equívoco, porém, é atribuir às cintas modeladoras o efeito direto do emagrecimento como se fosse um produto termogênico ou de outro semelhante que estimula o metabolismo a acelerar seu funcionamento.

Outro ponto importante é que esse acessório não produzirá qualquer efeito em pessoas que mantiverem hábitos ruins, isto é, não respeitem regras importantes para a saúde como uma dieta regrada e saudável, além da prática de exercícios físicos regulares.

Assim como todo acessório, as cintas modeladoras poderão contribuir para uma melhora (especialmente moral e sobre a estima individual) e motivação, mas não suprem de maneira alguma as necessidades da dieta e do exercício físico para a queima de gordura.

Acreditar que as cintas modeladoras sozinhas irão resolver todos os problemas de saúde e gordura acumulada será um grande erro – e poderá frustrar o uso de quem não souber disso.

As Cintas Modeladoras Possuem Efeitos Colaterais ou Contraindicações?

Como você viu, o funcionamento desse acessório é um tanto quanto agressivo ao corpo humano. Ao invés de estimular naturalmente a aceleração do metabolismo e produzir a queima de gordura, esse produto irá comprimi-las contra o corpo.

O efeito natural disso é que elas precisarão se juntar e ficar em espaço reduzido. Ora, se existe gordura localizada é sinal de que elas estão presentes em excesso no organismo (do contrário a barriga seria reta e sem essas gordurinhas que tanto incomodam).

Ao realizar a compressão delas, elas precisarão se adequar ao novo espaço interno do corpo e, consequentemente, irão pressionar outros órgãos e elementos internos do metabolismo – coisa que evidentemente não faz bem ao organismo.

Por isso, a recomendação é de que não se use as cintas modeladoras por longos períodos de tempo. É proibido dormir com elas já que a postura é importante e ela pode causar efeitos indesejáveis à coluna se usadas por muito tempo deitado.

Evidentemente que as cintas modeladoras devem ser eliminadas por gestantes, afinal, elas poderão pressionar o próprio bebê, sendo muito perigoso para a sua saúde.

Quanto Custa para Ter uma Cinta Modeladora?

O preço irá variar bastante dependendo muito do objetivo de quem está procurando para comprar. Existem vários modelos, cores e materiais e cada característica individual irá determinar o custo.

Naturalmente que cintas modeladoras de maior qualidade são mais resistentes e, portanto, mais caras. Para quem não tiver um bom poder aquisitivo, entretanto, existem opções muito baratas e acessíveis para qualquer tipo de orçamento.

Vale também consultar um médico antes de iniciar seu uso para ter certeza de que não irão prejudicar a sua saúde.

Você já conhecia as cintas modeladoras? O que achou delas? Curta e compartilhe nosso artigo caso tenha sido útil e acrescentado informação para a sua vida.

Recomendados: