Alimento Funcional – Toda Verdade Sobre a Semente de Chia

Ela está na boca do povo, é a queridinha dos nutricionistas e uma das campeãs de venda em lojas de produtos naturais. E não é para menos, afinal, a semente de chia para emagrecer tem a promessa de um emagrecimento saudável e duradouro.

Não há dúvidas de que você já deve ter ouvido falar muito a respeito da semente da chia para emagrecer. Mas será que você sabe como ela atua em favor do emagrecimento? O que faz com que essas simples sementes atuem em nosso organismo levando ao emagrecimento. Ou será que ela não emagrece? Afinal, a semente de chia para emagrecer é mito ou realidade?

O que é a Chia

A chia é o nome popular da Salvia Hispânica, uma planta herbácea  da família das lamiáceas. Ela tem origem nas regiões da Guatemala, do México e da Colômbia e é popularmente conhecida por causa da sua semente. Seu nome, chia, deriva da palavra nahuatl chian, que significa “oleoso”.

É a semente da chia que possui propriedades altamente nutritivas, tendo sido consumida por civilizações antigas, como a Asteca no México, por exemplo. Essa semente é bastante consumida pois sua composição nutricional, bem como os benefícios para a saúde, já eram conhecidos desde aquela época. Por isso ela é considerada um alimento funcional.

Uma das características da semente da chia é que ela tem um efeito mucilaginoso – de absorção e retenção de água – devido à sua alta concentração de fibras. Isso faz com que a semente de chia promova uma sensação de saciedade muito grande. Mas este é apenas um dos seus muitos benefícios.

O Segredo do Sucesso das Sementes da Chia para Emagrecer

Afinal, qual o motivo de tanto sucesso da semente de chia? Em primeiro lugar, ela é um alimento riquíssimo em fibras solúveis. Estas, quando em contato com a água, se transformam em uma espécie de gel que aumenta o seu volume em até 12 vezes de seu peso. Com esse volume no estômago, ela acaba promovendo uma grande sensação de saciedade.

Mas não para por aí. Essas fibras ainda retêm parte da gordura presente nos alimentos ingeridos, eliminando o excesso dessa gordura nas fezes. Além disso, tanto a gordura presente nas sementes quanto as fibras baixam o índice glicêmico dos alimentos, evitando picos de insulina.

Outro grande benefício da semente de chia é que cerca de 23% de sua composição é de ácidos graxos poli-insaturados. Por conta disso, a semente de chia é o alimento que possui o maior teor de ômega-3 no mundo.  Vale lembrar que o ômega-3, além de todos os seus benefícios, é também um poderoso anti-inflamatório que e ajuda o organismo a recuperar o controle sobre o apetite.

semente de chia

A semente da chia também  é rica em proteína e antioxidantes, que combatem os radicais livres.

Composição das Sementes de Chia

  • Fibras
  • Ômega-3
  • Proteínas
  • Substâncias antioxidantes
  • Vitaminas do complexo B
  • Minerais (cálcio, fósforo, potássio, zinco e cobre)

Você Sabia?

  • As sementes de chia têm 5 vezes mais cálcio do que o leite.
  • São mais ricas em antioxidantes do que os mirtilos
  • Possuem teor muito maior do que o encontrado na linhaça e no salmão
  • Têm 3 vezes mais ferro que o espinafre
  • Têm mais fibras do que a aveia.
  • A presença do flavonoide kaempferol e ácidos cafeico e clorogênico em sua composição fazem com que as sementes de chia tenham até 3 vezes mais antioxidantes do que as usas do monte, famosas pelo seu poder antioxidante.
  • As sementes de chia possuem uma quantidade elevada de proteínas, e por isso são um dos alimentos preferidos dos vegetarianos.
  • As sementes de chia promovem a saciedade por tempo prolongado e regulam o apetite.

Os Benefícios da Semente de Chia para Emagrecer

Vamos então aos muitos benefícios que essas milagrosas sementes proporcionam ao nosso corpo.

  • Favorece o Emagrecimento

Por conta de sua alta concentração de fibras, ela ajuda no controle da fome, aumentando a sensação de saciedade.

  • Regula o Intestino

Também por causa das suas fibras, a chia ajuda a regular o intestino preguiçoso.

  • Controle da Pressão Arterial

A chia é rica em ômega-3, a gordura boa que auxilia o corpo no combate a doenças cardíacas. Além disso, ela também contribui para a diminuição das taxas de colesterol e triglicérides.

  • Redução e Controle da Diabetes

As fibras contidas na semente contribuem para baixar o índice glicêmico dos alimentos, evitando os picos de insulina. Essa ação diminui a velocidade com que o açúcar é absorvido no organismo.

  • Revigora a Pele

O alto poder antioxidante e anti-inflamatório da chia fazem com que haja uma renovação celular, combatendo o envelhecimento precoce. Além disso, também atua contra as agressões dos raios UV.

Quando e Como Consumir as Sementes de Chia

A chia é praticamente insípida, por isso não altera o sabor dos pratos. Experimente adicioná-las aos sucos, vitaminas, iogurtes, mingaus, sobre as frutas, iogurte, saladas, sopas, arroz, misturada ao requeijão no pão ou mesmo sobre os pratos já montados.

Você deverá usar 1colher de chá para cada refeição. Evite exagerar na quantidade, pois as sementes de chia possuem um alto índice calórico – 1 colher de sopa contém cerca de 58 calorias.

Para auxiliar no emagrecimento, consuma as sementes meia hora antes do almoço e do jantar. Você pode também consumi-la quaisquer alimentos ao longo do dia. Apenas evite os exageros pois ela possui cerca de 58 calorias por colher de sopa.

Uma ótima opção é deixar o gel da chia preparado na geladeira, pronto para quando quiser consumir. O processo é muito simples. Basta misturar 1 colher (sopa) das sementes em 1/2 xícara de água, deixando hidratar por meia hora. Mexa de vez em quando para não empelotar. Depois disso, você perceberá que se formou uma espécie de gel, e então está pronto para ser consumido . Tome 1 colher (sopa) desse gel 30 minutos antes das principais refeições. O gel pode ser conservado em geladeira.

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