Quer Reduzir o Seu Apetite para Emagrecer? Conheça a Sibutramina e O que Ela Pode Fazer por Você

Saiba se vale a pena tomar este remédio para emagrecer

A Sibutramina é considerada um dos mais populares medicamentos para emagrecer da atualidade. Muito conhecida e procurada por ser a solução de quem deseja emagrecer rápido, sem preocupações com efeitos colaterais ou com a saúde em si.

A Sibutramina é utilizada para auxiliar no combate à obesidade, pois seus efeitos são rápidos. Ela está classificada no grupo dos medicamentos que são inibidores de recaptação de serotonina e norepinefrina.

Traduzindo, a Sibutramina trabalha como um moderador de apetite que faz com seus usuários não sintam fome e nem necessidade de comer, fazendo com que consumam menos calorias, ajudando no processo de emagrecimento.

A Sibutramina é Permitida pela ANVISA

A ANVISA classificou a Sibutramina como um medicamento que só pode ser vendido com receituário especial, apenas um médico pode prescreve- la. O órgão ainda dificultou um pouco mais a venda da Sibutramina implementando regras mais rígidas para quem deseja utilizar o emagrecedor, pois além da receita é necessário apresentar um termo de responsabilidade assinado pelo médico e pelo paciente. Este termo dever ficar retido na farmácia juntamente com o receituário.

Na Europa, a Sibutramina também chegou a ser proibida, pois causou, em diversos pacientes, aceleramento cardíaco, ou seja, taquicardia. Isso aumenta consideravelmente o risco de acidentes cardiovasculares. Logo depois o medicamento foi liberado para comercialização.

Tanto no Brasil quanto na Europa a Sibutramina só pode ser vendida com receita e com o termo de risco, fora disso, sua venda é proibida. O Brasil chegou a cogitar a proibição da Sibutramina devido aos efeitos colaterais que são extremamente agressivos para a saúde. Só não o fez porque ela produz resultados reais, ajudando os pacientes que realmente necessitam dela e estão dispostos a assumir o risco.

Conhecendo a Sibutramina um Pouco Melhor

Inicialmente, a Sibutramina foi desenvolvida como antidepressivo. Após diversos relatos de pacientes que estavam perdendo peso fazendo tratamento para depressão, os seus efeitos emagrecedores foram estudados mais a fundo e ela passou a ser reconhecida e comercializada como um remédio para emagrecer.

Apenas pacientes que são considerados obesos – com IMC acima de 30 ou IMC acima de 27 e com doenças como: diabetes ou hipertensão arterial – têm o uso da Sibutramina indicado, mesmo com todos os riscos para a saúde.

A Sibutramina só deve ser utilizada em pacientes que estejam fazendo parte de um programa de emagrecimento e gerenciamento de peso de forma contínua, aliado a uma dieta com baixa caloria e praticando exercícios físicos de forma regular.

A atuação da Sibutramina se dá diretamente no sistema nervoso central, inibindo principalmente o apetite. Ela pode ser encontrada nas farmácias como Reductil, Pienty, Saciette, Vazy, Sibutral, Biomag Meridia.

Resultados Reais da Sibutramina

Apesar do emagrecimento proporcionado pelo uso da Sibutramina, a perda de peso também depende do funcionamento do organismo de cada paciente. Alguns reagem mais rápido à droga, outros demoram um pouco mais.

Existem relatos de que, em apenas 1 mês de uso , pacientes chegaram a perder 11kg, outros relatam que perderam entre 2 e 4kg. Especialistas afirmam que é possível eliminar entre 5 a 10kg independente do funcionamento do organismo.

Uma verdade precisa ser dita, de nada adianta tomar a Sibutramina se o usuário continuar com uma alimentação rica em gorduras e mantiver o sedentarismo.

Contraindicações para o Uso de Sibutramina

  • Pessoas com histórico de anorexia ou bulimia;
  • Mulheres grávidas ou lactantes;
  • Pessoas que fazem uso de medicamentos antidepressivos;
  • Pessoas hipertensas (arterial ou pulmonar);
  • Pessoas com doenças cardiovasculares;
  • Pessoas com hipertiroidismo;
  • Pessoas com síndrome de Tourette;
  • Idosos.

Benefícios da Sibutramina

Os benefícios relatados pelo uso da Sibutramina são inúmeros. Foi comprovado seu efeito emagrecedor, ajudando os pacientes que sofrem de obesidade. Conheça os principais benefícios da Sibutramina:

  • Efeito termogênico: Os agentes termogênicos fazem com o que o organismo trabalhe de forma acelerada, ou seja, aumentam o gasto calórico no exercício das atividades cotidianas;
  • Inibidor de apetite: A Sibutramina trabalha diretamente no cérebro aumentando os níveis do hormônio da felicidade, a serotonina e também da noradrenalina, que são neurotransmissores que regulam o apetite e as emoções, reduzindo consideravelmente a vontade de comer;
  • Rápido emagrecimento: Com ação comprovada, seus efeitos de emagrecimento promovem a perda de peso rápida;
  • Redução da glicemia: Foi comprovado que se o uso da Sibutramina for realizado de forma constante ele pode reduzir os níveis de glicemia na corrente sanguínea.
Sibutramina emagrece rápido
Sibutramina emagrece rápido

Efeitos Colaterais Associados ao Uso de Sibutramina

Não é a toa que existem tantas restrições e cuidados ao sugerir o uso da Sibutramina, pois os efeitos colaterais e reações adversas são maiores que seus reais benefícios, conheça os principais deles:

  • Secura na boca;
  • Irritabilidade;
  • Insônia;
  • Taquicardia;
  • Aumento da pressão arterial;
  • Prisão do ventre;
  • Dificuldade de concentração;
  • Dificuldade de raciocínio;
  • Tonturas;
  • Depressão;
  • Dores de cabeça;
  • Alterações psíquicas.

Um efeito muito comum relatado pelas pessoas que fizeram uso da Sibutramina por um determinado período e depois desistiram da sua utilização, é o efeito rebote.

O efeito rebote consiste em emagrecer por um determinando período, enquanto a medicação estiver sendo utilizada. Ao suspender seu uso, todo o peso perdido retornará para você, na mesma proporção ou até mais do que foi perdido. Isso sem contar na velocidade da recuperação.

Esse efeito acarreta outro efeito, que é o efeito sanfona, que a perda de peso acontece na mesma velocidade em que é recuperado. Se isso acontece diversas vezes, faz com o que o corpo fique flácido.

Perigos de Combinar a Sibutramina com Outras Substâncias

Existem relatos de que o uso de Sibutramina juntamente com uma droga conhecida como finasterida ( utilizada no tratamebto de calvície e câncer de próstata) causa surtos psicóticos em seus usuários. Isso pode ser extremamente perigoso, elevando os riscos do uso da substância. Dependendo do nível do ataque, pode haver risco de morte.

Não é aconselhável o consumo de bebidas alcoólicas juntamente com a Sibutramina. A substância eleva os níveis de serotonina aumentando consideravelmente a pressão arterial e a frequência cardíaca. o Para cardíacos ou hipertensos isso pode ser muito perigoso.

O álcool, por sua vez, causa aumento da pressão arterial potencializando os riscos da medicação. Essa combinação aumenta em 50 % a probabilidade de ataque cardíaco ou aumento súbito da pressão arterial, levando a uma parada cardiorrespiratória.

Como Utilizar a Sibutramina?

A dosagem recomendada de Sibutramina é de 10mg ou 15mg dependendo da recomendação médica. O início da utilização deve ser realizado com 10mg e ir aumentando gradativamente até o limite de 15mg, caso ultrapasse seu médico precisará se responsabilizar pelos danos ao seu organismo.

Qualquer alteração que for percebida no seu corpo deve ser informada imediatamente ao seu médico e se necessário seu uso deverá ser interrompido.

A superdosagem pode potencializar todos os efeitos acima citados, proporcionando diversos riscos para sua saúde. Respeite a dose recomendada para o uso, para não danificar ainda mais seu organismo,os efeitos podem ser irreversíveis, deixando marcas por toda sua vida.

O que Ainda Não Sei Sobre a Sibutramina

Diversos pacientes informam que perderam pouco peso, em torno de 2kg por mês e os efeitos que já eram poucos, desapareceram, tornando a droga ineficaz. Porém, os efeitos colaterais continuaram, como poucas horas de sono e oscilações de humor constantes.

Porém, nem tudo são trevas. A Sibutramina deu mais energia para realização das atividades diárias, isso graças ao seu efeito termogênico. Depois de dois meses de uso, o apetite começava a voltar com força total e a vontade de aumentar a dose também aumentava na mesma proporção, pois que ocorre o efeito rebote.

Sibutramina Não Faz milagres

Do que adianta tomar Sibutramina, se seus hábitos alimentares continuaram os mesmos, se não haverá a prática de atividades físicas regulares? O sacrifício a que estará submetendo seu organismo será em vão, pois é preciso haver comprometimento com o real resultado.

A droga por si só não faz milagre, não fará com que você fique e se mantenha magra (o) por muito tempo sem se preocupar com a manutenção do peso perdido.

Mais uma vez, eu digo e repito, só faça uso da Sibutramina com acompanhamento médico apropriado e só se for necessário, se realmente houver indicação para tratamento contra obesidade.

Caso opte por tomar a Sibutramina, siga uma dieta com baixa caloria e procure sempre consumir alimentos saudáveis para que não corra o risco de sofrer com o efeito rebote, muito comum entre os usuários de Sibutramina. Além disso, não deixe de praticar exercícios físicos. Não arrisque sua saúde sem realmente valer a pena.

A Sibutramina Vale o Risco?

Existe quem concorde que não há limites para alcançar seus sonhos, outros, um pouco mais sensatos, pensam na sua saúde e nos riscos que ele estará colocando sua vida.

Muitos só pensam nos benefícios que a droga lhe causará, outros já pensam em todos os riscos que ela oferece. Agora que lhe pergunto, será que vale a pena?

Se realmente for de sua vontade perder peso a qualquer custo estando dentro das condições pré-estabelecidas (obesidade), a Sibutramina vale o risco, pois ela trará resultados reais e rápidos.

Porém, se estiver querendo emagrecer apenas por estética, para conseguir ter o corpo do verão sem ter que frequentar academias ou praticar exercícios físicos, a Sibutramina não é melhor opção.

Os riscos são claros e grandes, sua saúde não vale este risco. Coloque sua saúde tanto física quanto mental em primeiro lugar, não deixe que a vaidade fale mais alto.

Recomendados: